quinta-feira, 27 de junho de 2013

Para quem gosta ou quer conhecer modelos RC - escala

 

 

ANIVERSARIO


Neste mês de Agosto, completamos um ano da existência de nosso Blog. Nasceu de uma ideia da minha neta Rafaella.  Achou que tínhamos algumas coisas interessantes a contar  aos aeromodelistas.

O  ano passou  rapidamente,  infelizmente tive que me submeter a uma cirurgia nos quadris que me deixou quase seis meses inoperante. Sorte dos amigos que nos distinguem com suas costumeiras leituras. Acredito ter coisas bem melhores para se ler.
Mesmo assim, temos acompanhado as estatísticas do Blogger e até esta data, 4.450 vezes a página foi visitada?   Deve ser gozação! não acredito.

É difícil saber se o que escrevo é de interesse dos aeromodelistas em especial ou  curiosidade de meus  amigos.
Agora fico na frente do computador olhando feito idiota sem saber como devo prosseguir?  Querer ensinar o "padre nosso para o vigário" seria lamentável,  talvez seja melhor  contar curiosidades ocorridas entre nossos malucos.

Seria tão bom receber opiniões de meus amigos!

Aproveitei a oportunidade para rever os artigos já publicados e achei por bem fazer uma revisão.
Que bom! quanta coisa errada e omissões. Tirei muita coisa boba e acrescentei novas inclusive com fotos.  Se tiverem curiosidade em saber,  peço que me perdoem pelos erros e dos muitos nomes esquecidos. Aqui fica o meu  agradecimento e  desculpas.

REVISÃO

Cometi  uma falha e injustiça quando falei sobre a Equipe Senta Pua.
Ela foi formada quando presidia a  ABA e  seu objetivo, fazer exibições de aeromodelismo nas aberturas dos campeonatos mais importantes. E foram muitas.
Anexo a foto abaixo que guardo com carinho especial onde esses  amigos  que se propuseram a treinar, participar com seus modelos, obedecer rigorosamente os horários estabelecidos, "nunca mais que 30 minutos".
Infelizmente alguns já não estão entre nós.
Imaginem que voavam VCC de todos os tipos, RC e Voo-livre! Em 30 minutos?
E porque as exibições?
Após analisar a frequência de espectadores com que são apreciadas as competições de aeromodelismo em geral,  não comparece muito publico. Convenhamos que é muito "chato" ficar um dia inteiro vendo os aviõezinhos roncando em seus ouvidos, sem saber o que esta acontecendo (regras)?  Para quem pratica é um prato cheio. Pergunte a sua querida meia-metade se ela o acompanha  ao campo por prazer ou vai só muito empurrada?
Quando há publico,  principalmente se  a imprensa se dispõe a noticiar o evento,  tudo vai bem mas pouco depois fica um grande vazio. O objetivo era segurar esse pessoal, fazendo uma demonstração explicada através de rádio,  com todas as modalidades que disputarão as provas. Nasceu assim a  "Senta Pua".
Bem treinados começavam com VCC acrobacia, Team Racing,  Velocidade as vezes próximo dos 200 quilometros p/ hora, RC escala, Voo-livre (quando tinha espaço) e para finalizar um Combate a 4!
Um show verdadeiro. Tudo ao mesmo tempo e dentro do horário previsto pelos organizadores.
Sabem qual era o cachê que recebiam? ZERO. Recebiam uniformes, combustível e só.

                                                                 Estes são os heróis.  


Um exemplo: no palanque armado em Boa Vista - Roraima, fizemos a demonstração da Senta Pua antes de iniciar as competições. Presentes, o Governador do Estado (camisa rosa) , Oficiais da Aeronáutica de outros países convidados, e o grande patrono do aeromodelismo brasileiro, Ten. Brig. Deoclécio Lima da Siqueira , então Diretor do DAC.




Também presente com grande entusiasmo ao Campeonato de Brasília, o então Ministro da Aeronáutica, Ten. Brig. Macedo, vibrou com as manobras dos "aloprados" na apresentação da Equipe. Encantado filmou tudo.



NA REVISÃO ACHEI POR BEM NOVAMENTE COLOCAR O DECRETO DO MINISTERIO DA EDUCAÇÃO EM 1987 - CONFIRMANDO O AEROMODELISMO COMO ESPORTE


NOTAS DO MÊS


Neste mês de Agosto tivemos uma das melhores competições de voo-livre -FAI MUNDIAL- na França-Moncontour. Para os que apreciam a modalidade e também para os que nunca viram uma dessas competições sugiro entrar no site da FAI =  www.fai.org/aeromodelling. Nossos irmãos argentinos tiraram o 1º lugar em Planadores Nordic A/2

É só ir clicando na foto e na legenda e terão todas as informações. A competição deste mês chama-se
Free Flight Model - FAI.

Explorando o site pode-se conhecer todas as competições oficializadas pela FAI, todos os tipos de aeromodelos  em Agosto.

Acredito que grande  maioria de aeromodelistas gostem de praticar o hobby como distração e  não se  interessam em competir. Respeito e admiro. Mas vale a pena  verificar quais os tipos de aeromodelismo que existem e são praticados no Mundo afora. Com competições regulares como tínhamos em passado recente nos sul-americanos, adquiríamos mais amigos, se aprimorava a técnica e o estudo do voo observando a evolução de cada nação na disputa.
Particularmente eu tive o orgulho e  a oportunidade de participar representando o Brasil em muitos desses campeonatos,   cinco mundiais.
A classificação nos resultados é o menos importante, mas vale assinalar que em termos de qualidade o nosso país já obteve um 4º e um 6º lugar entre 95 nações participantes, em VCC e Voo Livre.












Nenhum comentário:

Postar um comentário