segunda-feira, 10 de agosto de 2015

VOLTO AO BLOG


Estamos em Agosto,  meio ano de 2015 já se passou.
Vamos às noticias que achei interessantes para se falar a respeito:


Em março tivemos as esperadas eleições para a nova diretoria da Cobra

Foi eleita a chapa de:
Rogerio Lorizola
Rua Maestro Henrique Marques, 158 - CEP 13484-326
LIMEIRA - SP 

Li, na Revista Hobby News, as  propostas  do Sr. Rogerio  para realizações na sua próxima gestão.
Ótima sua afirmação de que irá incrementar as competições em todos os níveis, inclusive os Campeonatos Nacionais e Internacionais como os Sul-Americanos. Desejo boa sorte e que cumpra seu mandato em paz entre os aeromodelistas (sempre haverá os que reclamam). 
Tenho alguma experiência no assunto e fico à disposição do novo dirigente para qualquer tipo de colaboração a respeito. 
Tenho estado com presidentes de clubes em eventos e parece haver uma preocupação geral: a informação de  como ficou a passagem  do patrimônio da Cobra?  haverá balancetes mensais? sempre dúvidas com o "tutú"$.

Críticas houveram a respeito da antiga presidência da Cobra, o que é normal, mas poucos foram os elogios. Gostaria então de registrar um elogio pelo trabalho que os ex-dirigentes da Confederação tiveram em resolver e que foi o problema de representação do aeromodelismo nacional junto à FAI - Federação Internacional de Aviação - que fica em Paris, França, e que sempre nos causou grandes transtornos, pois, quando foi fundada a ex-ABA a FAI  deu a outorga da representação  para o Aero Clube do Rio de Janeiro. Não é incrível?
Os ex-dirigentes da Confederação enviaram um representante para a sede da FAI. em Paris, França. Após apresentar muitos documentos necessários, convenceram-na a designar definitivamente que a COBRA seria a real representante do aeromodelismo no Brasil. Fim do problema.

Infelizmente  o sr. Neuly,  ex-presidente  da COBRA, faleceu no início deste ano. 
Aos que não tiveram a oportunidade de conhecê-lo, logo abaixo neste blog encontrarão,  sob o titulo de "Algo sobre a ABA atual Cobra"  (clicar no triângulo), um vídeo realizado pelo presidente do CASA, Sr. Hernani Ramos. Esse vídeo muito bonito e elucidativo sobre o aeromodelismo foi encomendado pelo Sr. Neuly. Vale a pena revê-lo.


CAMPEONATO  MUNDIAL  DE  PLANADORES  RC - CROÁCIA

Pedi ao amigo de longa data, Mario de Lucca, que por gentileza me enviasse um relato do que foi este campeonato, visto saber que o mesmo teria chefiado  a delegação brasileira ao evento. Dito e feito.
Aí vai a reportagem:

"Em primeiro lugar gostaria de agradecer o convite do  Sr. Walter Nutini para fazer um relato do Mundial de F3K 2015 - Croácia.
Bom tem gente que não gosta de falar do passado mas quando é com boas memórias não tem como não falar do grande apoio que o Sr. Nutini me deu no passado...eu ainda com meus l6 para l7 anos começando no planador RC ia ajudar nas competições de voo livre no banhado em S.J.dos Campos e posso dizer que aprendi muito com os grandes "professores" da época, Paulo Solon, André Gomide, Fabio Nutini, Celso de Santi e outros. Vale frisar que este aprendizado não foi somente em técnicas de voo e/ou construção mas principalmente sim como ser um aeromodelista !!!!
Portanto se chegamos hoje aonde chegamos é graças em grande parte ao senhor... muito obrigado Sr.Nutini !!!!  Com relação ao mundial de  planadores F3K realizado na Croácia  entre os dias 20 e 26 de Julho na cidade de Ludberg a 180Km de Zagbred,  podemos dizer que este foi uma das melhores participações do Brasil em Mundiais de planadores RC.
Há  l5 anos praticamente iniciei a categoria aqui no Brasil e com a ajuda do Norberto Cagnacci iniciamos o desenvolvimento e fabricação dos primeiros modelos, ainda poliedros, com 2 canais somente... eu parecia um louco lançando aqueles planadores no clube... todo mundo olhando meio torto... mas devagarinho e com muita luta consegui desenvolver a categoria aqui.
Hoje já chegamos ao ponto de ter pilotos patrocinados por fabricantes de rádios e de planadores...sabemos que isso não é fácil mas conseguimos pelo nosso trabalho e dedicação.
Voltando ao mundial, tivemos os 7 dias com condições boas para se voar, com muitas térmicas e pouco vento o  que fez a prova ser muitíssimo disputada, cada erro era muito difícil de ser recuperado, pois a maioria dos pilotos faziam as pontuações máximas nas rodadas. Mesmo assim começamos em 11º lugar e até as duas últimas rodadas, das 18 totais, estávamos em 3º lugar e por cerca de alguns segundos de voo caímos para o 4º lugar, veja as pontuações  abaixo:

Resultados - Até o 5º lugar


Paras continuar, clicar em "mais informações"





equipe brasileira 


Foi uma  competição exemplar, nossos pilotos deram seu máximo, ainda temos muito a aprender mas ficar a frente de uma Alemanha, Estados Unidos, Itália, Ucrânia... não tem preço.
Para mim foi uma experiência incrível pois tinha ido para os Mundiais anteriores acumulando as funções de piloto e chefe de equipe, mas nesse mundial só como chefe de equipe foi muito diferente!!! Foram mais de 80 voos tomando decisões cruciais junto com os pilotos onde cada segundo era importantíssimo, o sincronismo e confiança foi praticamente perfeito. Saber o que cada piloto estava pensando, passar calma, extrair o máximo dos lançamentos, dar dicas, passar as informações no momento certo e da maneira correta sem atrapalhar a concentração... vou dizer...não é fácil não !!!!
Apesar do esgotamento físico e mental foi super!!! só tenho a agradecer os nossos pilotos, o Robson que se superou como helper, nossos patrocinadores e a todos  que torceram por nós.
Bom agora já começamos os trabalhos para 2017 !!!!
Quem quer conhecer mais sobre a categoria pode entrar em contato direto comigo e aproveito para convidar todos para reservarem os dias 20, 21 e 22 de Novembro onde teremos a World Cup F3K pela segunda vez aqui no  Brasil na cidade de Pirassununga com a provável presença de pilotos da Alemanha, China, EUA !!!!  "

Mais informações consultar o Site do Mundial:   http://www.f3k2015.com/index.php

Mario S. de Lucca
TM F3K Brazilian Team 2015
(11) 99614 5476



Campeonato Mundial de Voo Livre - MONGÓLIA - Fevereiro de 2015


Já imaginaram um Campeonato Mundial de Voo Livre onde se necessita de um campo enorme e plano, para não se perder os modelos que voam muito longe? Muito bem, conseguiram realizar um na Mongólia, neste inicio de ano de 2015, naquelas planícies onde cavalgou o lendário Gengis Khan. Imaginaram? Uma beleza. Gostaria de ter participado.
Não tenho os resultados oficiais, mas estou incluindo algumas belas fotos que foram enviadas via Facebook. Futuramente  conseguirei esses resultados via FAI.



BELA SEQUENCIA DE FOTOS
PLANADOR NORDIC A/2


MOTOR FAI - ASAS QUE NA SUBIDA COM MOTOR
ENCOLHEM E ABREM PARA PLANEIO COM TIMERS


FILA PARA INICIO DE PROVA



CERIMONIA DE ENCERRAMENTO



Quero também no próximo capítulo deste Blog falar um pouco de Voo Livre e suas curiosidades, e porque não dizer, gozações. Afinal, depois de mais de 40 anos praticando as várias modalidades deste tipo de voo,  tenho muita bobagem a contar.
                

                                  

Temos bons aeromodelistas em voo livre e acho que devem pensar seriamente em participar dos campeonatos mundiais. A procura de patrocinadores  pode ajudar, e muito,  se houver dificuldade financeira para enfrentar a viagem.
A participação é uma experiência inesquecível !

"Ah que saudades!




PROVAS    DIVERTIDAS    E    INTERESSANTES




PROVA   DO   CAIXOTE   - 15 - 16 de Agosto

Como todos os anos,  neste mês de Agosto,  nos dias 15 e 16  será  realizada  uma  das  deliciosas
"Prova do Caixote"
Malucos são os organizadores do CASA, Clube de VCC de Santana - SP, e principalmente os que se inscrevem para participar. São grupos que se formam alegremente em dois dias, e constroem modelos de qualquer tipo com madeira de caixote de alho, oferecidas obrigatoriamente pela organização.
 E têm que voar!

Recebi o  convite e agradeço a esses incentivadores do  Voo circular.

   
                      




"NAFTALINA" - 1º de Novembro

CONGRAÇAMENTO ENTRE AEROMODELISTAS DE TODAS AS MODALIDADES


A AJA - Associação Jundiaiense de Aeromodelismo - promove pela segunda vez a interessante reunião de aeromodelistas  denominada "NAFTALINA". O  nome é bem apropriado pois eles  são convidados a trazer seus modelos para o campo, sejam eles quais forem e de qualquer tamanho. Se estiverem voando, ainda melhor. È o puro prazer de passar um dia inteiro com os velhos e novos amigos, seus modelos, suas histórias. É muito gostoso. Parabéns aos organizadores que  pensam em encontros desse tipo. Nada de competição.



                                                 






Até breve.  (espero)