segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Helicópteros - Quadricópteros - Drones - Ângela Merklin

Gosto de ler semanalmente as noticias da boa revista "VEJA".
A edição do dia 4 de Setembro pp. chamou-me  a atenção em seu complemento  "Vejinha SP".  A capa  trazia - ESPIÕES VOADORES.
 Como normalmente ocorre, é um bom artigo, esclarecedor onde os não aficionados aeromodelistas puderam conhecer o que é um DRONE. Nós já mencionamos em um de nossos artigos, e o chamamos de  quadricóptero.
Até sugerimos na ocasião que a nova modalidade de aeromodelismo seria talvez a novidade mais promissora dentro as varias que conhecemos, pois reúne tudo o que um novado pode querer sem fazer muito esforço. É só voar!
Vamos lá: 1 - não da trabalho  para construir - em geral já vem construído. 2 - apesar de ser necessário saber pilotar um Radio Controle,   nada o impede que se inicie sozinho. Seguindo as instruções dos fabricantes é fácil o aprendizado. 3 - Voa em qualquer espaço por menores que sejam.
Em função de sua imediata aceitação, o volume de industrias que se interessaram em fabrica-los aumentou extraordinariamente em todo mundo.  Prato cheio para os "china" que entre nós os apelidamos como "shilim-shilim". 4 - o valor para a compra caiu vertiginosamente sendo que em alguns locais ( lojas de eletrônicos) estes são encontrados por pouco mais de R$300,00. Já vem com câmaras para filmagem. Custa menos que uma bola de futebol. Evidentemente que modelos mais sofisticados podem  chegar a valores altos,  mas valem a pena  por serem utilizados principalmente em publicidade.



Este é um atual DRONE com 8 motores, e câmaras instaladas 

Os aeromodelistas que praticam o helimodelismo, ou seja uma miniatura de helicóptero, fazem na pratica tudo o que um dos grandões normalmente fazem e muito mais. 
Acredito que engenheiros da aeronáutica ou mesmo aeromodelistas experientes, resolveram construir algo novo como um helicóptero que não necessitasse  da  hélice na vertical na traseira dos modelos. Essa hélice é que produz o efeito de anti-rotação ocasionada pelo movimento da hélice grande na horizontal da parte de cima   que todos conhecemos. Nos helicópteros foi resolvido o problema com a construção de duas hélices horizontais, mas o bicho ficou muito grande e custoso. É  utilizado pelas forças armadas, ou para transportes que necessitem carregar muito peso.
Um belo dia vi no Ibirapuera  meu amigo Marco Antônio Medeiros, muito competente, pilotando o que era uma novidade para mim. Um quadricóptero. Subia, descia, voava para esquerda ou direita com muita facilidade. Uma maquina esquisita,  RC,  com quatro motores elétricos horizontais,  movidos a bateria.
Em seguida vieram  com 6 motores e atualmente até com 8 como os da foto acima. Certamente já estão sendo construídos pela indústria aeronáutica em  tamanho grande,  lógico  com piloto dentro. No artigo da revista VEJA, são utilizados nas maneiras mais incríveis que se possam imaginar. Nas forças armadas para a luta nos ares, nas publicidades, reportagens, enfim são  vistos em toda parte. O  importante para o publico em geral é que saibam serem  pilotados por radio-controlistas. Ninguém morre em lutas aéreas ou ataques terrestres convencionais. Beleza.
São chamados de DRONE. O nome surgiu pelo ruído igual de uma abelha zangão, que os 8 motores produzem. Bom para afastar os inimigos, principalmente aves.
Drones - coisinha feia mas eficiente
                                               
Uma das milhares de utilidades. Um medico recebe um desfibrilador para atender um caso de enfarte em campo de golfe. Desceu de paraquedas. Bom piloto. Já vi publicidade com pizzas serem entregues na mão, roupas já lavadas por tinturaria,  policiais correndo atrás de criminosos orientados por eles, , etc... 

E aí vem a pergunta: porque escrever sobre um ZANGÃO num blog que deveria ser só sobre aeromodelismo? 
PERIGO: Não vamos nos deixar levar pelo pessimismo mas advirto, temos lutado durante todos estes anos, para que o aeromodelismo fosse reconhecido  como esporte. Sabemos que é esporte, hobby e ciência.  Prova existe por toda parte. Mas me preocupou no artigo mencionado,  ler sobre alguns acidentes que os mesmos tem ocasionado pelo seu mau uso. Na China, na Inglaterra, nos EUA, no Brasil,  alguns fatos foram fatais.
Relembro em passado recente quando o Radio Controle funcionava com frequência modulada (FM). Com aeromodelos voando com frequências iguais, voavam sem serem avisados, e haviam centenas delas, os acidentes ocorriam com regularidade.  A mídia sempre se interessou por acidentes diferentes e os nossos sempre foram  especiais. Principalmente com ferimentos. Na ocasião o  órgão da aeronáutica DAC emitiu resoluções disciplinando o uso em voos  de aeromodelos  RC.
Sem pretender ser didático, para os que não estão por dentro do nosso esporte, com a tecnologia avançando surgiu a frequência de 2,4g.  É uma frequência especial que o transmissor e o receptor colocado no modelo, estes escolhem entre centenas de frequências a que está sendo utilizada somente naquele modelo. Acabou o problema  de voar modelos com frequências iguais e acabaram-se as colisões e brigas em campo. Quanta lenha! Também foi muito utilizada para desculpar as barbeiragens de pilotagem. Certamente também  evitar  perder algum amigo de campo.
Quanto a preocupação com o PERIGO, chamo a atenção para os clubes e radio controlistas em geral para ficarem atentos com os novatos que eventualmente querem voar em pequenos locais de fácil acesso, ruas principalmente, sem pratica de RC e entusiasmados,  esquecem terem nas mãos um instrumento que pode ocasionar ferimentos graves em si próprio ou a incautos apreciadores dos voos bonitinhos, desconhecedores da arma que está bem próxima do alvo (sua cabeça).  Vi recentemente infelizmente, fotos de acidentes ocasionados pelas hélices,  com cortes profundos,  uma imagem feia de se ver.
No artigo da VEJA, DRONE constantemente é mencionado como um brinquedo de aeromodelista. Sinaliza  que  a atual ANAC o órgão governamental que regula toda atividade aeronáutica,   já  está providenciando normas para utilização dos DRONES e certamente sobrará dificuldades para os aeromodelistas.
Lutamos anos a fio para proteger nosso esporte-hobby de proibições absurdas que existiram entre outras  como proibir a importação de qualquer tipo de  aeromodelo e seus componentes, (atenção importadores) sob a alegação que não era esporte e sim um BRINQUEDO DE GENTE RICA. Juntos não podemos permitir perder essa guerra. Existe  Lei nos protegendo e afirmando que somos esporte, mas leis podem ser revogadas.  Como meus pais diziam: ATENTI.
Vamos ficar atentos, passem estas informações a seus colegas e atenção aos ZANGÕES. Eles são uma bela aquisição de novos aeromodelistas, temos o dever de orienta-los,  precisamos de novos adeptos,  mas não vamos nos deixar  confundir:  "alhos com bugalhos" como dizia o poeta.

Hoje dia 16/09/2013, recebo informação que a premier Ângela Merkel, da  Alemanha, discursava em praça publica para seu eleitorado, quando surgiu nos ares um Drone RC 4 motores, pousando praticamente aos seus pés. Correria com policiais para retirada imediata do objeto. Vi o vídeo. Saberemos em breve se haverá retaliações contra aeromodelistas ou fanáticos. Quem avisa amigo é... 


Um bom video é da chanceler Agela Merkel. Entrem no YouTube, e coloquem o titulo a procurar:
GERMAN CHANCELER ANGELA MERKEL AT CAMPAIGN EVENT

Apreciem o perigo que ela correu!