quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

FELIZ ANO DE 2016


OBA! 2014 terminando, expectativa de Ano Novo feliz, confraternizações  familiares, amigos.

Minha esposa  chega e avisa que a campainha do apê não funciona. Bico, resolvo fácil agora já quase totalmente recuperado da cirurgia no quadril. 
Vou à loja vizinha, compro uma ding-dong nova. Escada, ferramentas etc.. e lá vou eu, pensando que bom é estar bem de cabeça e de ... corpo? 
Instalo a nova bichinha tocadora. Vamos provar:  nada. Subo e desço a escada umas dez vezes para saber onde errei. Após boa luta, encontro o cabo quebrado. Troco. Experimento e... tudo funcionando bem. Desço da escada pela última vez..
Dias depois, não consigo andar. Fui levado pela cara metade ao hospital, também nosso vizinho. Injeção, remédios, cadeira de rodas na volta ao lar.  Diagnostico: pinçamento  do maldito nervo ciático. Resultado, 30 dias de molho, E...  como  dói.
Meus filhos e uma bengala, herança de meu pai, me carregaram para as festas familiares.
Fim de 2014.   

Ainda de molho  por sorte recebi, como acontece mensalmente, a revista Hobby News.
Que bom! Distração garantida. 

Já fui editor de uma revista, a Sport Modelismo, e conheço os problemas que são enfrentados para se poder produzir, a cada mês, matéria sobre algo tão difícil como é o modelismo.,
Aproveito para aqui felicitar o querido amigo José Luiz Affonso por sua luta e competência com a Hobby News. Ele a edita, escreve bons artigos, fotografa, traz publicidade de boas lojas e importadoras especializadas.
Recomendo sua leitura. Ela fala do modelismo em geral: aero, auto, ferreo, nauti e plasti com boas reportagens e belas fotos sobre a atividade de clubes ou grupos de várias localidades, pode-se apreciar quanto o modelismo vem crescendo.

Esse último número que recebi  (a revista está cada vez melhor)  é uma beleza. Notei e lamento, apenas, a falta de notícias do nautimodelismo.

Anotei abaixo algumas reportagens e artigos nele publicados para que aqueles que ainda não conhecem a revista percebam o valor de seu conteúdo e sua importância no mundo do nosso hobby. Através dela toma-se conhecimento  de muitos clubes ou grupos de modelismo, em especial do aero, e a promoção de tantas provas, shows e demonstrações acontecendo por este nosso Brasil afora, como:


GASPAR, Florianópolis, Clube Asas do Vale: Encontro de Jatos e Helicópteros e, no final,                 churrasco e chopp

12  O'Clock High: evento realizado nos EUA para modelos Escala, disputado com a  presença de       vários brasileiros


                              

De Havilland D-2, um dos belos Giant voando  . Estou  construindo um desses, e espero que fique tão bom.  É o modelo que abre nosso Blog


Santa Barbara D'Oeste: 1º Encontro Escala Giant no  Clube CBM. Locução do grande Vadico.

São José dos Campos: 16º Competição SAE - Brasil. Em artigo anterior, falei a respeito. Beleza

Asas do Vale: 1º Encontro de Voo Circular - O resgate de uma arte
                         Reportagem do Sancler e  Michelle

 Jundiaí - SP. Encontro Naftalina: Um grupo de aeromodelistas se reuniu para uma confraternização, com  modelos antigos de R/C, VCC  ou Vôo Livre. Fui homenageado pelo grupo e não pude  comparecer (coisa feia). Edson de Blumenau, Joca de Jundiaí, Celso De Santi,  Castrucci, Conrado e Avalone de SP fizeram a festa. Espero que o encontro se repita  todos os anos,

Três Lagoas - MS: 6º Festival de modelos Escala, com reportagem de Douglas Borges

Clube Barbarense -MG: 2º Encontro de Planadores RC.

Pouso Alegre - MG: Sabadão Voador: Modelos RC Escala

6º Encontro de Ferreomodelismo em Baurú - uma reportagem de Luciano Marcassa

11º Encontro de Ferreomodelismo em Bebedouro  com exposição de maquetes

Santana  do Livramento - RS: 21º Festival AERLIV. Muita festa com modelos RC

Belo Horizonte - //MG: Prova de Planadores de Encosta, Bela reportagem de Sancler e Michelle

Alvares Machado - SP: 2º Encontro de Aero e Heli. com reportagem de Ronaldo Herrera


Alguns bons artigos que me chamaram a atenção:

DEPRON, O material mágico. Artigo escrito pelo José Luiz, bem esclarecedor.

DICAS E TRUQUES, interessante artigo sobre pequenas idéias e boas soluções.

BATERIAS LIFE: um lição técnica eletrônica sobre este novo produto cuja curiosidade já sai pelo nome: LIFE ( para ler como se escreve e não LAIFE). Vale a pena ler

TUCANO: comentário do Sancler sobre 1º Tucano Phoenix Model Turbo

HELIMODELISMO: Dúvidas sobre o Helimodelismo e sua técnica. Artigo do Braulio Lorenzo

ANSALDO: artigo do Mário Antônio Soldatelli.
Não perco seus artigos.Construo modelos a 70 anos e sempre aprendo alguma coisa  com ele. Escreve uma  página todos os meses com um modelo construído com pequenas sobras de mais variados materiais, como palitos de sorvete. Tem mais de 50 construídos com motor glow,  todos voando muito bem. Parabéns Soldatelli.

AUTOMODELISMO: uma prova chamada  DESTRUCTION DERBY. O nome já diz tudo -" vamos destruir tudo que estiver na frente". Os automodelos  custam pouco para esses aficionados?
   
                                  

                                           Já  pensaram como acaba a brincadeira?


NOVIDADES: a revista sempre recebe das lojas especializadas, as novidades recentemente chegadas ao Brasil.  Ficamos bem informados com esta página.


COBRA : Muito oportuna a reportagem com perguntas aos dois candidatos que já se apresentaram para presidir a Confederação Brasileira de Aeromodelismo (Cobra) no próximo quadriênio.
Como tenho conhecimento, porém, de que outros dirigentes de clubes, como p ex. Celso De Santi e Rudse Carvalho, poderiam ser tb possíveis candidatos, seria ótimo se fôssem convidados a entrevistas. Quanto maior o número de candidatos, melhor a escolha.
Seja quem for, porém, o eleito, seria muito bom que pensasse num estatuto que facilitasse a filiação dos clubes e/ou de grupos de aeromodelistas brasileiros, prevendo até que mesmo um aeromodelista solitário, de uma pequena cidade, possa fazer parte do contexto geral da Confederação.
Que procurem soluções. A cabeça foi feita para pensar, concordam?

Mas, será que vai haver eleição em 2015?


PLASTIMODELISMO: Javelin Gloster - Todos os meses o Guilherme Perdomo de Castro com sua Margareth, um lutador pela sua modalidade, escreve sobre um modelo. Nesse número ele descreve o Javelin e, como de costume, conta toda a história do avião, suas lutas aéreas, e ensina com maestria a construir o kit. Uma lição de história da aviação que acompanho a cada edição da revista.

 Finalizo, sobre a  Hobby News, mais uma vez  parabenizando  seu editor.



CASA  - Aproveito esse ensejo, para contar que o Hernani, presidente do CASA, clube paulistano de aeromodelismo especializado em VCC, pretende. construir, com o amigo Guilherme Steger, uma réplica de avião comercial para ser colocada à frente da sede do clube. O modelo será uma fuselagem cortada ao meio,  com bancos e painel de pilotagem e seu instrumental.
A finalidade é convidar escolas para que estudantes tenham oportunidade de conhecer o avião por dentro e assistir filmes sobre Santos Dumont e o 14-Bis.
Excelente projeto! Espero que possam enfrentar os problemas que certamente encontrarão no caminho a percorrer para sua execução.



Um avião cortado ao meio



.
E, como falei acima sobre exposições e Plastimodelismo,  fui convidado pelo Navarro - e  compareci - à exposição realizada no hangar do Parque da Aeronáutica, em Santana/SP com modelos de plasti  de todos os tipos. Carros, antigos e atuais, aviões de todas versões e figuras impressionantes com montagens de cenários imaginados de guerras, heróis de tv e cinemas,  uma beleza de detalhes e criatividade. Tirei algumas fotos mas infelizmente sou um perna de pau e elas não são boas, Mas mesmo assim, abaixo estou anexando algumas, para dar uma pálida ideia do que foi aquela exposição, aliás, bem organizada pelo Perdomo.


 Olha o Batman lá em cima


                         






                                       
Além destas fotos tenho outras de aviões, automóveis, veículos militares, mas infelizmente este espaço é pequeno  para tanto. 


                                    

Grupo de oficiais  que trabalham no Parque da Aeronáutica,  local da feira de Plastimodelismo, homenageados por Perdomo.   Gentilmente fui também homenageado.





:       

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

VOLTO AO BLOG


Estamos em Agosto,  meio ano de 2015 já se passou.
Vamos às noticias que achei interessantes para se falar a respeito:


Em março tivemos as esperadas eleições para a nova diretoria da Cobra

Foi eleita a chapa de:
Rogerio Lorizola
Rua Maestro Henrique Marques, 158 - CEP 13484-326
LIMEIRA - SP 

Li, na Revista Hobby News, as  propostas  do Sr. Rogerio  para realizações na sua próxima gestão.
Ótima sua afirmação de que irá incrementar as competições em todos os níveis, inclusive os Campeonatos Nacionais e Internacionais como os Sul-Americanos. Desejo boa sorte e que cumpra seu mandato em paz entre os aeromodelistas (sempre haverá os que reclamam). 
Tenho alguma experiência no assunto e fico à disposição do novo dirigente para qualquer tipo de colaboração a respeito. 
Tenho estado com presidentes de clubes em eventos e parece haver uma preocupação geral: a informação de  como ficou a passagem  do patrimônio da Cobra?  haverá balancetes mensais? sempre dúvidas com o "tutú"$.

Críticas houveram a respeito da antiga presidência da Cobra, o que é normal, mas poucos foram os elogios. Gostaria então de registrar um elogio pelo trabalho que os ex-dirigentes da Confederação tiveram em resolver e que foi o problema de representação do aeromodelismo nacional junto à FAI - Federação Internacional de Aviação - que fica em Paris, França, e que sempre nos causou grandes transtornos, pois, quando foi fundada a ex-ABA a FAI  deu a outorga da representação  para o Aero Clube do Rio de Janeiro. Não é incrível?
Os ex-dirigentes da Confederação enviaram um representante para a sede da FAI. em Paris, França. Após apresentar muitos documentos necessários, convenceram-na a designar definitivamente que a COBRA seria a real representante do aeromodelismo no Brasil. Fim do problema.

Infelizmente  o sr. Neuly,  ex-presidente  da COBRA, faleceu no início deste ano. 
Aos que não tiveram a oportunidade de conhecê-lo, logo abaixo neste blog encontrarão,  sob o titulo de "Algo sobre a ABA atual Cobra"  (clicar no triângulo), um vídeo realizado pelo presidente do CASA, Sr. Hernani Ramos. Esse vídeo muito bonito e elucidativo sobre o aeromodelismo foi encomendado pelo Sr. Neuly. Vale a pena revê-lo.


CAMPEONATO  MUNDIAL  DE  PLANADORES  RC - CROÁCIA

Pedi ao amigo de longa data, Mario de Lucca, que por gentileza me enviasse um relato do que foi este campeonato, visto saber que o mesmo teria chefiado  a delegação brasileira ao evento. Dito e feito.
Aí vai a reportagem:

"Em primeiro lugar gostaria de agradecer o convite do  Sr. Walter Nutini para fazer um relato do Mundial de F3K 2015 - Croácia.
Bom tem gente que não gosta de falar do passado mas quando é com boas memórias não tem como não falar do grande apoio que o Sr. Nutini me deu no passado...eu ainda com meus l6 para l7 anos começando no planador RC ia ajudar nas competições de voo livre no banhado em S.J.dos Campos e posso dizer que aprendi muito com os grandes "professores" da época, Paulo Solon, André Gomide, Fabio Nutini, Celso de Santi e outros. Vale frisar que este aprendizado não foi somente em técnicas de voo e/ou construção mas principalmente sim como ser um aeromodelista !!!!
Portanto se chegamos hoje aonde chegamos é graças em grande parte ao senhor... muito obrigado Sr.Nutini !!!!  Com relação ao mundial de  planadores F3K realizado na Croácia  entre os dias 20 e 26 de Julho na cidade de Ludberg a 180Km de Zagbred,  podemos dizer que este foi uma das melhores participações do Brasil em Mundiais de planadores RC.
Há  l5 anos praticamente iniciei a categoria aqui no Brasil e com a ajuda do Norberto Cagnacci iniciamos o desenvolvimento e fabricação dos primeiros modelos, ainda poliedros, com 2 canais somente... eu parecia um louco lançando aqueles planadores no clube... todo mundo olhando meio torto... mas devagarinho e com muita luta consegui desenvolver a categoria aqui.
Hoje já chegamos ao ponto de ter pilotos patrocinados por fabricantes de rádios e de planadores...sabemos que isso não é fácil mas conseguimos pelo nosso trabalho e dedicação.
Voltando ao mundial, tivemos os 7 dias com condições boas para se voar, com muitas térmicas e pouco vento o  que fez a prova ser muitíssimo disputada, cada erro era muito difícil de ser recuperado, pois a maioria dos pilotos faziam as pontuações máximas nas rodadas. Mesmo assim começamos em 11º lugar e até as duas últimas rodadas, das 18 totais, estávamos em 3º lugar e por cerca de alguns segundos de voo caímos para o 4º lugar, veja as pontuações  abaixo:

Resultados - Até o 5º lugar


Paras continuar, clicar em "mais informações"