domingo, 28 de abril de 2019

MODELISTAS BANIDOS

NÃO ADIANTOU AVISAR -

LEIAM  TEXTO ANTERIOR: "AEROMODELISMO - SÓ BRONCAS"

Este Blog infelizmente deve ser totalmente desconhecido.
Não tenho pretensão de ficar conhecido por milhares de pessoas. Não sou ator e nem cantor. Me falta vocação para tal. Apenas fui convidado a escrever algo sobre aeromodelismo e modelismo em geral, aceitando por acreditar que poderia contribuir para  unir mais nosso hobby-esporte-ciência.
Resolvi escrever artigos informativos, o que tenho feito dentro das mais de 50 postagens já realizadas neste blog.
Devo ter cometido, porém, muitos erros, pois não consegui convencer, principalmente as autoridades civis e militares, da importância na formação de vocações (especialmente entre os jovens) para o trabalho, estudo e colaboração junto a Aeronáutica, Marinha e Exercito.
Conforme já publiquei numa de minhas postagens, quando presidi a ABA (hoje CoBra),  fui convidado para uma entrevista com o então Diretor Geral do DAC (hoje Anac), Ten. Brigadeiro Deoclécio Lima de Siqueira, que posteriormente foi Chefe do Estado Maior da Aeronáutica. 
Naquele dia, a primeira pergunta da entrevista foi: "Sr. Nutini, o que o aeromodelismo pode fazer por nós da Aeronáutica? Estamos com um contingente de rapazes para se alistarem no serviço militar, mas em nossa armada há pouca adesão. 
Nós  pesquisamos e soubemos que a maioria dos alistandos tem medo de morrer voando."
Minha resposta  veio da solução que a Alemanha apresentou na II Guerra Mundial: "Convocou os clubes de aeromodelismo a se apresentarem. Todos aeromodelistas querem voar".
Mas infelizmente acho que isto talvez não seja tão importante para as nossas autoridades atuais.
Dentro de minhas poucas possibilidades de mudar a concepção da visão dos que hoje regem esta nação, sejam eles como disse anteriormente, civis ou militares, só me resta LAMENTAR  a foto enviada por um aeromodelista apaixonado, exposta abaixo; na qual se vê o CENTRO DE MODELISMO DO IBIRAPUERA, local único na America do Sul, administrado hoje  pela Prefeitura de São Paulo, um espaço que foi construído para a prática do aeromodelismo (projeto apresentado por nós e aprovado na época pelo então Prefeito de São Paulo, Brigadeiro Faria Lima),  sendo alugado para Churrascos e Eventos à  estranhos ao local.


         Vejam na foto que automóveis e caminhões estacionam livremente sobre as pistas

O administrador do local alega que os modelistas não têm se apresentado para utilizar o Modelodromo.
Entendo porque os modelistas estão perdendo o interesse.
Reclamam que não conseguem adentrar ao estacionamento apropriado,  com seus veículos,  levando equipamentos e modelos,  alguns  com envergadura com mais de metro e os nautimodelistas com barcos com mais de 2 metros de comprimento, e tendo ainda que pagar cerca de R$8.000,00 na ocasião de eventos !!!
A administração diz que é para cobrir o valor da manutenção. Um espaço público?  Incrível.
Existe ainda uma passagem lateral para pedestres, utilizada por pessoas dos prédios vizinhos, a fim de encurtar o travessia do quarteirão. Foi fechada pela Prefeitura, alegando que não é uma passagem oficial, esquecendo que é a unica via de acesso à praça construída em homenagem a Ayrton Senna. Nem para tirar uma foto. Dá para acreditar?

Não falei? Somos   MODELISTAS  BANIDOS

Vou pegar o meu chapéu e vou embora

Walter Nutini
wnutini@globo.com

Este texto será enviado às autoridades competentes