terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Libélula

 



      Santos-Dumont, um sábio, notou lá no início do século 20 que leveza era sinônimo de eficiência. Aquelas asas quase transparentes, de ampla envergadura, eram responsáveis por manter uma libélula no ar, se movendo rapidamente em direção ao calor e à luz.
Foi assim que em 1907 o primeiro Demoiselle foi criado por Dumont, com hélices de seda. Era o primeiro monoplano da época: barato, leve, simples, pronto pra cair no gosto popular. Dois anos depois, em 1909, o Demoiselle ganhou de Dumont uma incrível adição: um motor 18 cavalos, que faria sua "libélula gigante" chegar mais rápido, e alto, aos seus destinos. E ele conseguiu; no dia 8 de Abril, Dumont voou 2,500 metros, a 20 de altura. E ele queria mais, então instalou em seu Demoseille IV um motor de 30 cavalos e simplificou ainda mais sua estrutura, para dar origem ao Demoiselle V. Esse sim, considerado por muitos a melhor aeronave criada por Santos-Dumont, quebrou com ele o recorde de velocidade para a época, chegando a 96 km/hr.
 Em 1910, apos conquistar com seu Demoiselle V centenas de fãs ao redor do mundo, Santos-Dumont decidiu que o modelo precisava de melhorias, e então criou as versões VI e VII. A última capotou ao tentar decolar, deixando o piloto triste e propenso a se aposentar, pouco tempo depois. 




Walter Nutini, o autor desse blog, era fã de Santos-Dumont, do Demoiselle, e das boas histórias da vida. Foi artista não só em sua maneira de replicar aeronaves, mas também em dar vida aos heróis que nelas voaram, e mais recentemente em dar voz a tantos outros aeromodelistas que, como ele, eram apaixonados "pelo cheiro de óleo e fumaça que emana desses pequenos aviões"...

Assim como um Demoiselle, Walter Nutini era uma criatura simples, sempre disposto a alçar vôo. Adorava olhar para o céu, analisar o vento, contemplar a "belezura" (como ele dizia) ao redor. Tal como um Demoiselle, apos uma série de extraodinárias histórias, Walter fez seu último vôo em Dezembro de 2020. A todos que acompanharam o Aero Nutini, o mais sincero agradecimento em nome do autor. 

Walter deixa sua esposa, Daisy, seus dois filhos, Marco Antonio e Fabio, as noras Anete e Ana Maria, seus três netos, Rafaella, Fabiana, e Dante, e uma linda bisneta, Manuela. 

E ele virá visitá-los, regularmente, em forma de libélula.





8 comentários:

  1. Deixo aqui meu abraço para Da.Daisy e os filhos. Figura das mais queridas do aeromodelismo brasileiro, que, certamente fará muita falta. Estivemos juntos em Brasileiros e Sulamericano, e sua recordação será para sempre, inesquecível. Meus sentimentos. Xavier - BRA 887

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  2. Meus sentimentos Dna. Daysi, Marco Antônio, Fábio e família. Descanse em Paz Nutini. Vitor Garuti BRA 139 e família.

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  3. Parabéns pela sua história no Aeromodelismo e vida. Fará falta, com certeza.
    Creio que chegamos a conversar durante uma apresentação, em Rio Claro. Eu tinha 16 ou 17 anos (faz tempo) mas nunca esquecerei aquela conversa.
    Me ensinou muito, com poucas palavras, e me incentivou a continuar e melhorar.
    Meus sentimentos a família.

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  4. Uma perda gigantesca para o aeromodelismo nacional e mundial. Minha recente visita à residência de Walter e Daisy comprovou a lisura, a honestidade e o amor ao esporte desta lenda. Muito obrigado, Mestre Nutini! CAVOK!

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  5. Conheci o colega na época do Ginásio do Ibirapuera quando vi tb o entusiasmo pelas aeronaves do Stos Dumont. Uma grande perda se tratando de um ser humano mas uma conquista para o céu. Vamos voar Walter!!!!!! Longe do chão pertinho de Deus.

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  6. Conheci o colega na época do Ginásio do Ibirapuera quando vi tb o entusiasmo pelas aeronaves do Stos Dumont. Uma grande perda se tratando de um ser humano mas uma conquista para o céu. Vamos voar Walter!!!!!! Longe do chão pertinho de Deus.

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  7. Com tristeza nos despedimos de Walter Nutini.
    Quando ouvi falar do seu nome eu era um adolescente iniciando no aeromodelismo.
    Passados muitos anos, pude então conhecê-lo pessoalmente, bem como a digníssima senhora Deisy, quando pude visitá-lo em sua residência e até mesmo combater um princípio de incêndio começado por um abajur que deu um curto circuito durante nossa conversa, foi só um susto mas marcou a visita.
    Vai-se um cabedal de conhecimento de tecnologia em aeromodelismo e a sua história, mas fica a lembrança de um grande homem.

    Gilberto Branco

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  8. Meus sentimentos Dayse, Marco Antonio e Fabinho.
    Walter foi uma pessoa que aprendi adimirar, pois ensinou muito sobre aeromodelismo e para a vida também.Fique em paz meu amigo e mestre. Antonio Helio S. Perez

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