O Aero Nutini é o blog do Walter Nutini, um dos pioneiros do Aeromodelismo no Brasil. Aqui vamos postar suas criações, apresentar novos aeromodelos, contar histórias e compartilhar com os leitores essa paixão pelo cheiro de óleo e fumaça que emana destes pequenos aviões..
Uma figura fala mais do que l.000 palavras. É um dito popular. Grande verdade.
Os artigos que escrevemos no blog, poderiam ser interessantes se acompanhados de fotos e videos.
Nos ensinaram como fazer mas... infelizmente não me dou bem com o computador. Ele não me obedece. Somos "burros" mas ele não. Tento, entra a figura, mas falta algo para que seja aproveitado pelos que leem o artigo. Percebemos a dificuldade nos artigos da Ministra Ângela Merklim, do Campeonato Mundial na França - 2013, e foto do Brasileiro de VCC no Ibirapuera.
Por exemplo: temos um vídeo (DVD) da "Prova dos Caixotes" - de 2013. Um presente do Fernando (Fernandão da Aero-Brás). Uma graça. 8 minutos bem filmados e narrados. Vão conhecer o VCC, antigo U-Control. Aproveitar e ver o Clube Santana. Vale a pena ser visto por todos.
E daí? como transplantar para o Blog?
Se alguém puder nos ensinar, agradeço em nome de todos. Precisa ser bem didático, nunca esquecendo que já passamos dos 80 e a cabeça está um caos total. Desculpem
Se puderem e acharem melhor enviar via e-mail, anotem: wnutini@globo.com
Ficamos felizes em saber que o blog é também lido na Argentina e Chile. Já passamos de 6.000? Pedem que transcrevêssemos em espanhol. Tão brincando.
Antecipadamente agrademos.
IBIRAPUERA
Recebemos um telefonema do snr. Mauro, novo administrador do Centro de Modelismo. Demonstrou grande interesse em conversar sobre o uso do Modelodromo?
Ficou de marcar uma breve data para uma entrevista..
Estamos aguardando...
Hoje dia 21/12 soubemos que a Prefeitura está com problema de documentação sobre a propriedade do local. Está dividido entre a Secretaria de Esportes e a Sub-Prefeitura de Vila Mariana,.
Fez uma reunião com dirigentes do local para ver se faturam algum tutu com os usurários?
Vão discutir o assunto em breve.
Continuamos aguardando o convite do administrador snr. Mauro para uma entrevista.
Nosso Blog é em especial para amigos do aeromodelismo embora sabemos que muitos companheiros
gostam de saber das noticias relacionadas á família.
Hoje, sexta-feira, acaba de falecer o grande aeromodelista Paulo Solon Ribeiro. Mais informações serão dadas assim que soubermos através do Guilherminho, que acompanhou o desenrolar de seus últimos dias.
Agora nos chega a informação que o velório será no cemitério Cachoeirinha, onde será sepultado as 14 horas.
Recebemos também através de Mario de Lucca, que ontem faleceu outro aeromodelista, bem conhecido em campo, praticante de RC - Ciborgue.
Certamente se encontrarão lá no alto, com tantos outros que nos abandonaram tão prematuramente.
Bela foto de meu amigo e irmão - Paulo Solon Ribeiro
CAMPEONATO MUNDIAL DE MODELOS R/C ESCALA - 2013 NA SUISSA
Um belo vídeo (coisa profissional) do maior campeonato de Escala R/C
Para visualizar o vídeo é só ir com o mouse em cima do vídeo e clicar no triangulo branco/vermelho.
Anotei os melhores momentos que me chamaram a atenção:
* Começa com uma bela vista panorâmica do local do evento.
* Uma senhora recepção aos participantes, com bandas e muita festa
* Desfile com as equipes das nações e seus representantes.
* Antes do inicio do Campeonato, houve demonstração de caças da Força Aérea Suissa
* Atenção ao desfile dos modelos que estavam presentes para a competição.
* Notem a oficina em local apropriado para reparos e montagem de modelos
* Boas cenas do publico apreciando, munidos de filmadores etc...
* Aproveitamos para aprender como fazer a checagem dos modelos, com os juízes na comprovação dos dados oficiais de cada modelo em escala, medidas, peso e etc...
* Os juízes reúnem os competidores para esclarecer com as planilhas como deverão ser o voos.
* Muitos modelos vieram com bombas destacáveis, fumaça, e pilotinhos que se movimentam em seus acentos. Uma preciosidade de detalhes construtivos.
* No inicio houve um show com voo do modelo russo para esquentar o publico
* Vejam uma visão geral do grande publico presente
* Cenas da premiação que deu a logica com o grande campeão, o incrível Russo
Acredito que boa parte dos aeromodelistas aficionados pelo R/C Escala já tenham visto este vídeo, mas deve ficar neste blog como uma reportagem a ser guardada com carinho por todos nós
Tentamos falar com o Secretário de Esportes do Município de SP e, como informamos anteriormente,
a secretária do ilustre informou que o mesmo estava viajando e que o Modelódromo havia apenas substituído o administrador. Aliás, trocaram também o nome do local que passou a chamar Centro Esportivo e de Lazer Modelódromo do Ibirapuera. Mas a troca de nome parece coisa rotineira, pois acontece sempre com a mudança de Prefeito em SP.
Esta semana recebi um convite para o Campeonato Brasileiro de VCC a ser realizado justamente no Ibirapuera, no feriado de 15 de Novembro.
Acreditamos, então, que tudo esteja correndo normalmente, o que espanta a ameaça do fechamento do Modelódromo. Seria um final feliz para nós aeromodelistas.
PROVA DO CAIXOTE
O CLUBE CASA, especializado em VCC, muito gentilmente e através do amigo Fernando da Aero Braz, nos enviou um DVD com a gravação da Prova do Caixote 2013.
Já comentamos aqui no blog sobre esta competição, sem dúvida uma das mais importantes do aeromodelismo, tanto para iniciantes como para veteranos.
Da mesma forma, a revista Hobby News numa bela reportagem comentou a prova, elogiando também a sede do Casa, bem cuidada e cada vez mais bonita.
A idéia da prova é genial:
Realizada na pista principal da sede do Casa em Santana, zona norte de SP, a prova sempre acontece em dois dias subsequentes, geralmente iniciada num sábado, com término no domingo.
São convidados a participar praticantes do VCC (antigo U-Control) formando equipes, as quais geralmente se apresentam com nomes muito engraçados. A cada ano aumenta o número de grupos participantes.
A finalidade da prova é cada equipe montar com caixotes de madeira fornecidos pelo Clube, um aeromodelo de sua livre escolha, com prazo de apresentação do mesmo no final do primeiro dia, em horário pré-determinado, usando tão somente a madeira fornecida. Nada de isopor ou outros, embora podendo usar rodas, trens de pouso, colas, tintas, papéis para cobertura, um motor Diesel ou Glow pequeno, cabos e manetes próprias.
Para a montagem dos modelos, o Casa, que é bem organizado, deixa disponível um salão com bancadas, ferramentas e máquinas para uso dos participantes.
No dia da prova, a esforçada diretoria do Clube prepara no centro da pista um monte de caixotes de madeira, daqueles usados para acondicionar cebolas ou alhos.
Dado o sinal de início de prova, todos participantes saem correndo para o centro da pista escolhendo a melhor caixa que encontrar e, rapidamente, "voam" para a montagem.
Pode-se imaginar, então, as cenas incríveis que são vistas a partir desse momento. Um espetáculo! São como formigas correndo por toda parte, vendo o tempo se esgotar.
Depois de prontos, os modelos ficam expostos e reclusos no salão durante a noite do primeiro dia.
Aproveitando esse repouso (?), a diretoria do Clube julga o desenho, o acabamento e a montagem dos modelos, dando notas de 0 a 10.
No domingo, são realizados os voos (isso, quando alguns conseguem voar ) e os juízes dão notas pela qualidade do voo.
A melhor ilustração dessa alegre competição é através do DVD que recebemos. Porém, infelizmente,
nem sempre conseguimos passar vídeos para o PC, por pura incompetência nossa. Vamos tentar. Se alguém puder nos ajudar a encontrar o melhor caminho para esta transposição, por gentileza nos informe. wnutini@globo.com. Mesmo assim vamos publicar este artigo para que não fique superada a notícia. Quanto as fotos e vídeo, se não saírem, certamente alguém nos ajudará e enviar no próximo artigo. Por enquanto pedimos desculpas.
Finalizando, cumprimentamos os companheiros que prestigiam a prova com a organização e a participação. É sem dúvida uma bela maneira de se conquistar novos adeptos e pôr os veteranos a correr. A prova poderia ser imitada em todas as cidades, onde existam aeromodelistas do VCC, e nem precisa de pista apropriada. É simples e divertida.
Parece que difícil mesmo é ter bons e dispostos diretores.
Conforme informamos em artigo anterior, dentro de nossas poucas possibilidades de contato com autoridades, tentamos um encontro com o Secretario de Esportes do Município de SP. É difícil, somente fomos atendidos pela secretária. Sempre ele está viajando!
Nos parece que houve apenas uma troca de administrador do local, ou seja:
Benedito Rodrigues Filho foi substituído por Mauro Bernardes.
Através de um companheiro do Panathlon, Edson Francisco Lapolla, enviamos um relatório para o Snr. Mauro Bernardes a fim de que conhecesse a historia de como foi construído aquele local, suas finalidades e uso. Tem leis que regem o funcionamento.
Achamos conveniente ele saber. Esse relatório, se por ventura alguém quiser conhecer é só nos pedir cópia.
Esperamos que tudo continue a funcionar normalmente e assim que tivermos algum retorno á nosso relatório, estaremos aqui contando para os amigos modelistas.
MÁ NOTICIA
Nos informa o prezado auto-modelista Luciano, que Oswaldo Pace veio a falecer, vitimado por um fulminante enfarte.
Fizemos um comentário em um de nossos artigos "REVISTA SPORT MODELISMO" contando uma breve historia desse que chamei na ocasião de "maluco de pedra".
Esse admirador da Revista, um dia nos visitou para nos conhecer e convidar a apreciar sua coleção de modelos de fenda - "antigos Autorama".
Instalado em seu sítio perto de Embu, encontramos uma indescritível coleção, com mais de 3.000 mil modelos, todos intatos, completos, motorizados, pintados e em suas embalagens originais! Alojados numa construção especial, com controle de temperatura e umidade, prateleiras ricamente confeccionadas em madeira. Além dessa belíssima coleção, também guarda em local apropriado, coleções de revistas do gênero, de todo mundo, inclusive a nossa SM - completa.
Importou e instalou uma pista de corridas com 8 pistas com programação eletrônica para classificações, iluminação para corridas noturnas, só para ele e seus amigos.
Carinhosamente o apelidei de "maluco de pedra". Não vi nada igual até hoje.
Meses após nossa visita, nos avisou que estava inaugurando uma loja especializada no ramo de modelos em geral, na Zona Norte de SP bem perto de nossa residência. Deu o nome de "SEBRING".
Muito bonita, com pistas para competições, vitrines especiais para cada tipo de modelismo e oficina para reparos. Tem até posters da SM. Teve como parceira sua esposa.
Lá está ela até hoje, cumprindo a função de administradora com todos seus problemas, conservando um sonho de seu esposo, meu querido amigo OSWALDO PACE.
Anexo um vídeo enviado pelo Luciano feito em Outubro pp. para TV numa ótima reportagem . Vale a pena conferir, apesar de ser um pouco longo para computador.
O problema da vida, é ter que enfrentar noticias como esta, um jovem idealista do modelismo com pouco mais de 60 anos, nos abandona prematuramente. Uma perda irreparável.
Como sabem, somos um perna de pau em PC e se não entrar o vídeo anexo, procurar a reportagem no: Gloogle ou: YouTube - "Auto Esporte - Oswaldo Pace"
Para quem aprecia automodelismo é um prato cheio. ACESSE CLICANDO NO TRIANGULO CENTRAL
UMA BOA NOTICIA ENVIADA POR MARCOS MOLLO DA ARGENTINA
Mais um vez nosso estimado amigo Marcos Mollo, vence o Campeonato Argentino de 2013 - Peanuts. Parabéns pela vitória e o mais importante para nós brasileiros, provar ao Mundo com seu modelo escala, que Santos Dumont construiu em 1906 o primeiro mais pesado que o ar, que decolou com seus próprios meios e sem ajuda de catapulta. Foram mais de 200 metros de puro voo. Tivemos em 2006 a oportunidade de ver uma replica em tamanho original, voando na Esplanada dos Ministérios em Brasília no aniversário dos 100 anos desse primeiro voo.
Foto do modelo ganhador do Campeonato Argentino de 2013 - Peanuts - 14 BIS de Santos Dumont
Construído e voado por Marcos Mollo
VAMOS AS "MÁS" NOTICIAS
Finalmente me ensinaram como anexar vídeos para o nosso blog. Assim sendo informamos que o tal do voo por sobre a cabeça da Chanceler alemã Ângela Merkel, poderá ser avaliado do perigo que representam os DONERS.
O vídeo está nos dois artigos que falamos a respeito anteriormente. Vale a pena conferir e refletir. "O que podemos fazer?"
COMO PREVIMOS EM ARTIGO ANTERIOR SOBRE O MODELODROMO - VCC IBIRAPUERA
Recebemos uma mensagem do grande aeromodelista de VCC- e Corrida em Conjunto, Nelson Mary. Conhecido entre nós como um grande incentivador da pratica do esporte, sempre se interessou também pelo bom ambiente e organização do aeromodelismo. Anexo abaixo o teor total da mensagem. Dentro de nossas poucas condições atuais entre autoridades, faremos o possível para contatar o Snr. Secretário de Esportes do Município e verificar o que realmente está acontecendo. Se for pura rotina troca de dirigentes, tudo bem. Se o Modelodromo estiver em risco, vamos nos unir ou rezar em conjunto.
Em resumo, este decreto, determina que o Modelodromo - SP, trocará sua administração, exonerando o atual administrador e ficando diretamente para a Prefeitura a incumbência de cuidar do local. O que isto significa? Saberemos no transcorrer desses dias. Vamos aguardar.
Hoje dia 24/10 tentei falar com o Secretario de Esportes e fui informado que está viajando. A Secretária informou que já há um encarregado de administrar o Modelodromo. Ela provavelmente irá agendar com ele uma reunião nesta próxima sexta-feira dia 25 para esclarecer o assunto a fim de que possamos dar uma satisfação aos modelistas que utilizam o local.
Gosto de ler semanalmente as noticias da boa revista "VEJA".
A edição do dia 4 de Setembro pp. chamou-me a atenção em seu complemento "Vejinha SP". A capa trazia - ESPIÕES VOADORES.
Como normalmente ocorre, é um bom artigo, esclarecedor onde os não aficionados aeromodelistas puderam conhecer o que é um DRONE. Nós já mencionamos em um de nossos artigos, e o chamamos de quadricóptero.
Até sugerimos na ocasião que a nova modalidade de aeromodelismo seria talvez a novidade mais promissora dentro as varias que conhecemos, pois reúne tudo o que um novado pode querer sem fazer muito esforço. É só voar!
Vamos lá: 1 - não da trabalho para construir - em geral já vem construído. 2 - apesar de ser necessário saber pilotar um Radio Controle, nada o impede que se inicie sozinho. Seguindo as instruções dos fabricantes é fácil o aprendizado. 3 - Voa em qualquer espaço por menores que sejam.
Em função de sua imediata aceitação, o volume de industrias que se interessaram em fabrica-los aumentou extraordinariamente em todo mundo. Prato cheio para os "china" que entre nós os apelidamos como "shilim-shilim". 4 - o valor para a compra caiu vertiginosamente sendo que em alguns locais ( lojas de eletrônicos) estes são encontrados por pouco mais de R$300,00. Já vem com câmaras para filmagem. Custa menos que uma bola de futebol. Evidentemente que modelos mais sofisticados podem chegar a valores altos, mas valem a pena por serem utilizados principalmente em publicidade.
Este é um atual DRONE com 8 motores, e câmaras instaladas
Os aeromodelistas que praticam o helimodelismo, ou seja uma miniatura de helicóptero, fazem na pratica tudo o que um dos grandões normalmente fazem e muito mais.
Acredito que engenheiros da aeronáutica ou mesmo aeromodelistas experientes, resolveram construir algo novo como um helicóptero que não necessitasse da hélice na vertical na traseira dos modelos. Essa hélice é que produz o efeito de anti-rotação ocasionada pelo movimento da hélice grande na horizontal da parte de cima que todos conhecemos. Nos helicópteros foi resolvido o problema com a construção de duas hélices horizontais, mas o bicho ficou muito grande e custoso. É utilizado pelas forças armadas, ou para transportes que necessitem carregar muito peso.
Um belo dia vi no Ibirapuera meu amigo Marco Antônio Medeiros, muito competente, pilotando o que era uma novidade para mim. Um quadricóptero. Subia, descia, voava para esquerda ou direita com muita facilidade. Uma maquina esquisita, RC, com quatro motores elétricos horizontais, movidos a bateria.
Em seguida vieram com 6 motores e atualmente até com 8 como os da foto acima. Certamente já estão sendo construídos pela indústria aeronáutica em tamanho grande, lógico com piloto dentro. No artigo da revista VEJA, são utilizados nas maneiras mais incríveis que se possam imaginar. Nas forças armadas para a luta nos ares, nas publicidades, reportagens, enfim são vistos em toda parte. O importante para o publico em geral é que saibam serem pilotados por radio-controlistas. Ninguém morre em lutas aéreas ou ataques terrestres convencionais. Beleza.
São chamados de DRONE. O nome surgiu pelo ruído igual de uma abelha zangão, que os 8 motores produzem. Bom para afastar os inimigos, principalmente aves.
Drones - coisinha feia mas eficiente
Uma das milhares de utilidades. Um medico recebe um desfibrilador para atender um caso de enfarte em campo de golfe. Desceu de paraquedas. Bom piloto. Já vi publicidade com pizzas serem entregues na mão, roupas já lavadas por tinturaria, policiais correndo atrás de criminosos orientados por eles, , etc...
E aí vem a pergunta: porque escrever sobre um ZANGÃO num blog que deveria ser só sobre aeromodelismo?
PERIGO: Não vamos nos deixar levar pelo pessimismo mas advirto, temos lutado durante todos estes anos, para que o aeromodelismo fosse reconhecido como esporte. Sabemos que é esporte, hobby e ciência. Prova existe por toda parte. Mas me preocupou no artigo mencionado, ler sobre alguns acidentes que os mesmos tem ocasionado pelo seu mau uso. Na China, na Inglaterra, nos EUA, no Brasil, alguns fatos foram fatais.
Relembro em passado recente quando o Radio Controle funcionava com frequência modulada (FM). Com aeromodelos voando com frequências iguais, voavam sem serem avisados, e haviam centenas delas, os acidentes ocorriam com regularidade. A mídia sempre se interessou por acidentes diferentes e os nossos sempre foram especiais. Principalmente com ferimentos. Na ocasião o órgão da aeronáutica DAC emitiu resoluções disciplinando o uso em voos de aeromodelos RC.
Sem pretender ser didático, para os que não estão por dentro do nosso esporte, com a tecnologia avançando surgiu a frequência de 2,4g. É uma frequência especial que o transmissor e o receptor colocado no modelo, estes escolhem entre centenas de frequências a que está sendo utilizada somente naquele modelo. Acabou o problema de voar modelos com frequências iguais e acabaram-se as colisões e brigas em campo. Quanta lenha! Também foi muito utilizada para desculpar as barbeiragens de pilotagem. Certamente também evitar perder algum amigo de campo.
Quanto a preocupação com o PERIGO, chamo a atenção para os clubes e radio controlistas em geral para ficarem atentos com os novatos que eventualmente querem voar em pequenos locais de fácil acesso, ruas principalmente, sem pratica de RC e entusiasmados, esquecem terem nas mãos um instrumento que pode ocasionar ferimentos graves em si próprio ou a incautos apreciadores dos voos bonitinhos, desconhecedores da arma que está bem próxima do alvo (sua cabeça). Vi recentemente infelizmente, fotos de acidentes ocasionados pelas hélices, com cortes profundos, uma imagem feia de se ver.
No artigo da VEJA, DRONE constantemente é mencionado como um brinquedo de aeromodelista. Sinaliza que a atual ANAC o órgão governamental que regula toda atividade aeronáutica, já está providenciando normas para utilização dos DRONES e certamente sobrará dificuldades para os aeromodelistas.
Lutamos anos a fio para proteger nosso esporte-hobby de proibições absurdas que existiram entre outras como proibir a importação de qualquer tipo de aeromodelo e seus componentes, (atençãoimportadores) sob a alegação que não era esporte e sim um BRINQUEDO DE GENTE RICA. Juntos não podemos permitir perder essa guerra. Existe Lei nos protegendo e afirmando que somos esporte, mas leis podem ser revogadas. Como meus pais diziam: ATENTI.
Vamos ficar atentos, passem estas informações a seus colegas e atenção aos ZANGÕES. Eles são uma bela aquisição de novos aeromodelistas, temos o dever de orienta-los, precisamos de novos adeptos, mas não vamos nos deixar confundir: "alhos com bugalhos" como dizia o poeta.
Hoje dia 16/09/2013, recebo informação que a premier Ângela Merkel, da Alemanha, discursava em praça publica para seu eleitorado, quando surgiu nos ares um Drone RC 4 motores, pousando praticamente aos seus pés. Correria com policiais para retirada imediata do objeto. Vi o vídeo. Saberemos em breve se haverá retaliações contra aeromodelistas ou fanáticos. Quem avisa amigo é...
Um bom video é da chanceler Agela Merkel. Entrem no YouTube, e coloquem o titulo a procurar:
GERMAN CHANCELER ANGELA MERKEL AT CAMPAIGN EVENT