quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

ANO NOVO - HISTÓRIAS ANTIGAS

8



Vieram as Festas de Fim de Ano, bons encontros, abraços, beijinhos, família reunida, e principalmente revendo amigos de longa data. 

Como alguns sabem, dediquei muitos  anos felizes de minha vida ao aeromodelismo. Neste Blog que dedico ao Modelismo, versa em geral  sobre os assuntos pertinentes.  Neste artigo, peço desculpas aos demais mas vou ficar   com o aeromodelismo que é onde tenho mais recordações.

A vida mudou muito nestes últimos 50 anos, principalmente os avanços eletrônicos. E como mudou. Veio a TV a cabo, Internet com noticiários imediatos, celulares de todo tipo, e já são mais de 20 milhões de brasileiros que se comunicam, e como falam! tabletes, Instagram? jogos de todo tipo, alguns violentos outros engraçadíssimos. Radio controle, antes absurdamente caros e hoje com a chegada dos "chinas", todos podem adquirir seu equipamento sem brigar com a família inteira. A vida realmente  mudou e acreditem,  para melhor. 

Relembrando com  colegas nestas reuniões de Fim de Ano,   perplexos alguns houviam sem entender como podia ser?  Neste mundo fantástico da atualidade, os mais jovens não podem entender mesmo;

Uma das Histórias foi a seguinte

Terminado um Campeonato Brasileiro de Aeromodelismo em SP, Cumbica onde hoje se localiza o Aeroporto de Guarulhos, dentro da Base Aérea, conseguiu-se com a ABA e seus esforçados dirigentes, fazer um evento com todas as modalidades do aeromodelismo. Imaginem só: U-control (VCC),  Radio e Voo-Livre. Cada modalidade com suas sub-divisões. Mais de 200 inscritos, oferecido alimentação, alojamento e transporte interno.  Todos os participantes assinavam uma declaração afirmando que quando não estariam participando como competidores deveriam colaborar na organização. Funcionou muito bem e acreditamos que muitos aeromodelistas que participaram no evento devam ter belas recordações a respeito. Vieram de vários Estados.

No final,  com o belo resultado, imaginamos como poderíamos organizar um Campeonato Sul-Americano aqui no Brasil e  nos mesmos moldes? Ousadia! onde encontrar aeromodelistas nas varias modalidades e em todos os países? Na America do Sul, com as Guianas são mais de 10? 

Naqueles anos da década de 70,  além do aeromodelismo, eu era  Radio-Amador, prefixo PY2 EDG. Para os mais jovens, que nos perdoem, sem querer ser didático, são equipamentos especiais para transmissão e recepção de sinais e vozes, pondo-nos em contato com todo o planeta. Existem muitos radio amadores até hoje prestam um enorme trabalho comunitário. Hoje com  a Internet através de e-mail e  o Facebook  facilitam esse serviço. 

Como curiosidade, rapidamente, vou contar como fui me dedicar ao assunto. Fui assistir  um filme Frances muito elogiado na época: SE TODOS OS HOMENS DO MUNDO.  Tratava-se da historia de um barco pesqueiro onde em alto mar todos os tripulantes foram atacados por uma infecção brutal. Sem medico a bordo, distantes,  a aspectiva era da morte  para todos. Apenas um tripulante nada sentia. Era um africano simpático que por religião não comia carne. A maldita carne a bordo, talvez estragada, tenha provocado uma epidemia no local. No pesqueiro havia um Radio Transmissor  usado para radio-amadores. Esse simples tripulante com toda dificuldade da língua que falava,  conseguiu entrar em contato com vários desses radio amadores de muitos países e assim foi conseguindo juntar numa rede internacional, ajuda  como orientação medica e o próprio resgate do  barco. Fiquei impressionado e resolvi ser um radio amador por muitos anos. Fim da minha história.

E aí,  o que tem isto a ver com aeromodelismo?

Continuando sobre a ideia de um Sul Americano, fui   usar o meu Radiotransmissor.   A grande dificuldade era a diferença de fusos horários entre os países e também como pedir ajuda de desconhecidos no ar que nada entendiam de aeromodelismo? Muitas noites perdidas, mas valeu a pena. Esses magníficos e desconhecidos  radio amadores,  em rede,  conseguiram localizar vários clubes e praticantes avulsos e pô-los em contato conosco. Acreditem, todos  os 10 países e um das Guianas estabeleceram contato. E vieram! 

Este memorável Campeonato foi realizado em Brasília, com a vinda de todas as representações acompanhadas das autoridades de seus países. Sentimos uma enorme emoção na abertura do evento ao se ouvir de cada pais, participantes cantando o  hino pátrio com  todo fervor o que alias, é peculiar aos esportistas em especial.

Voltando ao tema inicial do artigo, de como progrediu a tecnologia eletrônica e como seria realizar um evento, nessa proporção em nossa época? Os jovens responderam:
Fácil, é só entrar na Internet ou Google e pronto,  teremos tudo que precisamos nas mãos em frações de segundos.

Muito bom, e eu pergunto:      ONDE ENCONTRAR  ESSES  AEROMODELISTAS?        ELES EXISTEM?

Acredito que só na Argentina onde realizam Campeonatos Nacionais com todas as modalidades.

Aqui no Brasil, ha muitos clubes de aeromodelismo e em varias cidades espalhadas por aí. Mas praticamente só de praticantes de radio.  Vamos tocar nesse assunto em outro artigo para não cansar a beleza dos amigos que leem este blog. 

Enfim,  foi gostoso reviver entre amigos nestas Festas de Fim de Ano, um passado que já vai tão distante. 
















terça-feira, 24 de dezembro de 2013

O OBVIO - UM FELIZ NATAL A TODOS




 Mensagem natalina sempre nos traz recordações. Recordações que nos são caras, algumas nem tanto, mas sempre o coração fica apertado por estarmos juntos a todos  os amigos pela Internet  que nos acompanham neste blog, e tão distante fisicamente para poder dar "aquele abraço". O Brasil é enorme e nossa cidade São Paulo está difícil de atravessar entre o norte e o sul, num transito caótico.

O Blog foi criado para falar sobre modelismo em geral e tentar colaborar com ideias e soluções sempre baseadas em experiencias anteriores.

Neste ano, falamos sobre amigos que se foram  para o andar de cima (ou de baixo?). Certamente deixarão saudades.

Gostaríamos de trazer recordações através de videos ou fotos que temos em boa quantidade, mas ainda não aprendemos como fazer isto neste maldito computador.

Talvez  alguma noticia mais alentadora para o Modelódromo?
Quem sabe no  ano que se aproxima?

Meus queridos amigos, tenham um Feliz Natal com seus familiares e que o Ano de 2014 não nos decepcione,  que venha só com boas notícias e muita saúde.

Aceitem nosso grande abraço.

ATÉ  BREVE


sábado, 14 de dezembro de 2013

quem pode nos ajudar?

Uma figura fala mais  do que l.000 palavras. É um dito popular. Grande verdade.

Os artigos que escrevemos no blog, poderiam ser  interessantes se acompanhados de fotos e videos.

Nos ensinaram como fazer mas... infelizmente não me dou bem com o computador. Ele não me obedece. Somos "burros" mas ele não. Tento, entra a figura,  mas falta algo para que seja  aproveitado pelos que leem o artigo. Percebemos a dificuldade nos artigos da Ministra Ângela Merklim,  do Campeonato Mundial na França - 2013, e foto do Brasileiro de VCC no Ibirapuera.  

Por exemplo: temos um vídeo (DVD) da "Prova dos Caixotes" - de 2013. Um presente do Fernando (Fernandão da Aero-Brás). Uma graça. 8 minutos bem filmados e narrados. Vão conhecer o VCC, antigo U-Control. Aproveitar e ver o Clube Santana. Vale a pena ser visto por todos.
E daí? como transplantar para o Blog?

Se alguém puder nos ensinar, agradeço em nome de todos.    Precisa ser bem didático, nunca esquecendo que já passamos dos 80 e a cabeça está um caos total.  Desculpem

Se puderem e acharem melhor enviar via e-mail, anotem: wnutini@globo.com

Ficamos felizes em saber que o blog é também lido na Argentina e Chile. Já passamos  de 6.000?  Pedem que transcrevêssemos em espanhol. Tão brincando.

Antecipadamente agrademos.

IBIRAPUERA

Recebemos um telefonema do snr. Mauro, novo administrador do Centro de Modelismo. Demonstrou grande interesse em conversar sobre o uso do Modelodromo?
Ficou de marcar uma breve data para uma   entrevista..

Estamos aguardando...

Hoje dia 21/12 soubemos que a Prefeitura está com problema de documentação sobre a propriedade do local. Está dividido entre a Secretaria de Esportes e a Sub-Prefeitura de  Vila Mariana,.
Fez uma reunião com dirigentes do local para ver se faturam algum tutu com os usurários?
 Vão discutir o assunto em breve.

Continuamos aguardando o convite do administrador snr. Mauro para uma entrevista.







sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Nota de falecimento

 


Nosso Blog é em especial para amigos do aeromodelismo embora sabemos que muitos companheiros
gostam de saber das noticias relacionadas á família.

Hoje, sexta-feira, acaba de falecer o grande aeromodelista Paulo Solon Ribeiro. Mais informações serão dadas assim que soubermos através do Guilherminho, que acompanhou o desenrolar de seus últimos dias.

Agora nos chega a informação que o velório será no cemitério Cachoeirinha, onde será sepultado as 14 horas.

Recebemos também através de Mario de Lucca, que ontem faleceu outro aeromodelista, bem conhecido em campo, praticante de RC -   Ciborgue.

Certamente se encontrarão lá no alto,  com tantos outros que nos abandonaram tão prematuramente.


                     Bela foto de meu amigo e irmão - Paulo Solon Ribeiro

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

CAMPEONATO MUNDIAL DE MODELOS RADIO CONTROLADOS ESCALA 2013 SUISSA

         

CAMPEONATO MUNDIAL DE MODELOS R/C ESCALA - 2013 NA SUISSA

Um belo vídeo  (coisa profissional)  do maior campeonato de Escala R/C 

Para visualizar o  vídeo é só ir com o mouse  em cima do vídeo e clicar no triangulo branco/vermelho.   

Anotei os melhores momentos que me chamaram a atenção:

* Começa com uma bela vista panorâmica do local do evento.
* Uma senhora recepção aos participantes, com bandas e muita festa
* Desfile com as equipes das nações e seus representantes.
* Antes do inicio do Campeonato, houve demonstração de caças da Força Aérea Suissa
* Atenção ao desfile dos modelos que estavam presentes para a competição.
* Notem a oficina em local apropriado para reparos e montagem de modelos
* Boas cenas do publico apreciando,  munidos de filmadores etc...
* Aproveitamos para aprender como fazer a checagem dos modelos,  com os juízes  na comprovação dos      dados oficiais de cada modelo em escala, medidas,  peso e etc...
* Os juízes reúnem os competidores para esclarecer com as planilhas  como deverão ser o voos.
* Muitos modelos vieram com bombas destacáveis, fumaça, e pilotinhos que se movimentam em seus              acentos. Uma preciosidade de detalhes construtivos.
* No inicio houve um show com voo do  modelo russo para esquentar o publico
* Vejam uma visão geral do grande publico presente
* Cenas da premiação que deu a logica com o grande campeão,  o incrível  Russo

Acredito que boa parte dos aeromodelistas aficionados pelo R/C Escala já tenham visto este vídeo, mas deve ficar neste blog como uma reportagem a ser guardada com carinho por todos nós 






sexta-feira, 15 de novembro de 2013

IBIRAPUERA E PROVA DO CAIXOTE

 

IBIRAPUERA

Tentamos falar com o Secretário de Esportes do Município de SP e, como informamos anteriormente,
a secretária do ilustre informou que o mesmo estava viajando e que o Modelódromo havia apenas substituído o  administrador. Aliás, trocaram também o nome do local que passou a chamar
Centro Esportivo e de Lazer Modelódromo do Ibirapuera. Mas a troca de nome parece coisa rotineira, pois acontece sempre  com a mudança de Prefeito em SP.

Esta semana recebi um convite para o Campeonato Brasileiro de VCC a ser realizado justamente no Ibirapuera, no feriado de 15 de Novembro.
Acreditamos, então,  que tudo esteja correndo normalmente, o que espanta  a ameaça do fechamento do Modelódromo.  Seria um final feliz para nós aeromodelistas.

PROVA DO CAIXOTE 

CLUBE CASA, especializado em VCC,  muito gentilmente e através do amigo Fernando da Aero Braz, nos enviou um DVD com a gravação da Prova do Caixote 2013.

Já comentamos aqui no blog sobre esta competição, sem dúvida uma das mais importantes do aeromodelismo, tanto para iniciantes como para veteranos. 
Da mesma forma, a revista Hobby News  numa bela reportagem comentou a prova, elogiando também a sede do Casa, bem cuidada e cada vez mais bonita.

A  idéia da prova é genial:
Realizada na pista principal da sede do Casa em Santana, zona norte de SP, a prova sempre  acontece em dois dias subsequentes, geralmente iniciada num sábado, com término no domingo. 

São convidados a participar  praticantes do VCC (antigo U-Control)  formando equipes, as quais geralmente se apresentam com nomes muito engraçados. A cada ano aumenta o número de grupos participantes.

A finalidade da prova é cada equipe montar com caixotes de madeira fornecidos pelo Clube, um aeromodelo  de sua livre escolha,   com prazo de apresentação do mesmo no final do primeiro dia, em horário pré-determinado, usando tão somente a madeira fornecida.  Nada de isopor ou outros, embora podendo usar rodas, trens de pouso, colas, tintas, papéis para cobertura, um motor Diesel ou Glow pequeno, cabos e manetes próprias.
Para a montagem dos modelos, o Casa,  que é bem organizado, deixa disponível um salão com bancadas, ferramentas e máquinas para uso dos participantes.

No dia da prova, a esforçada diretoria do Clube prepara no centro da  pista um monte de caixotes  de madeira,  daqueles usados para acondicionar cebolas ou alhos.
Dado o sinal de início de prova, todos participantes saem correndo para o centro da pista escolhendo a melhor caixa que encontrar e, rapidamente, "voam" para a montagem. 
Pode-se imaginar, então,  as cenas incríveis que são vistas a partir desse momento. Um espetáculo!  São  como  formigas correndo por toda parte,  vendo o tempo se esgotar.

Depois de prontos, os modelos ficam expostos e reclusos no salão durante a noite do primeiro dia. 
Aproveitando esse repouso (?),  a diretoria do Clube  julga o desenho, o acabamento e  a montagem  dos modelos, dando notas de 0 a 10. 

No domingo, são realizados os voos (isso, quando alguns conseguem voar ) e os juízes dão notas pela qualidade  do voo.

A melhor ilustração dessa alegre competição é através do DVD que recebemos. Porém, infelizmente,
nem sempre conseguimos passar vídeos para o PC, por pura incompetência nossa. Vamos tentar. Se alguém puder nos ajudar a encontrar o melhor caminho para esta transposição, por gentileza nos informe. wnutini@globo.com. Mesmo assim vamos publicar este artigo para que não fique superada a notícia. Quanto as fotos e vídeo, se não saírem, certamente alguém nos ajudará e enviar no próximo artigo. Por enquanto pedimos desculpas.

Finalizando, cumprimentamos os companheiros que prestigiam a prova com a organização e a participação. É sem dúvida uma bela maneira de se conquistar novos adeptos e pôr os veteranos a correr. A prova poderia ser imitada em todas as cidades, onde existam aeromodelistas do VCC, e nem precisa de pista apropriada. É simples e divertida.

Parece que difícil mesmo é ter bons e dispostos diretores.

                                                                          
      




sexta-feira, 1 de novembro de 2013

NOTICIAS BOAS E MÁS -

  



MODELODROMO  DE SP

AUTOMODELISMO -


Conforme informamos em artigo anterior, dentro de nossas  poucas possibilidades de contato com autoridades, tentamos um encontro com o Secretario de Esportes do Município de SP. É  difícil,  somente fomos atendidos pela secretária. Sempre ele está viajando!

Nos parece que houve apenas uma troca de administrador do local, ou seja:

Benedito Rodrigues Filho foi substituído por  Mauro Bernardes.

Através de um  companheiro do Panathlon, Edson Francisco Lapolla,  enviamos um relatório para o Snr. Mauro Bernardes a fim de que conhecesse a historia de como foi construído aquele local, suas finalidades e uso. Tem leis que regem o funcionamento.

Achamos conveniente ele saber. Esse relatório, se por ventura alguém quiser conhecer é só nos pedir cópia.

Esperamos que tudo continue a funcionar normalmente e assim que tivermos algum retorno á nosso relatório, estaremos aqui contando para os amigos modelistas.

MÁ  NOTICIA

Nos  informa o prezado  auto-modelista  Luciano,  que Oswaldo Pace veio a falecer, vitimado por um fulminante enfarte.

Fizemos um comentário em um de nossos  artigos "REVISTA SPORT MODELISMO" contando uma breve historia desse  que chamei na ocasião de "maluco de pedra".

Esse admirador da Revista, um dia nos visitou para nos conhecer e convidar a apreciar sua coleção de modelos de fenda - "antigos Autorama".

Instalado em seu sítio perto de Embu, encontramos uma indescritível  coleção, com mais de 3.000 mil modelos,  todos intatos, completos, motorizados, pintados  e em suas embalagens originais!  Alojados numa construção especial, com controle de temperatura e umidade, prateleiras ricamente confeccionadas em madeira. Além dessa belíssima coleção, também guarda em local apropriado, coleções de revistas do gênero, de todo mundo, inclusive a nossa SM - completa.
Importou e instalou uma pista de corridas com 8 pistas com programação eletrônica para classificações, iluminação para corridas noturnas, só para ele e seus amigos.

Carinhosamente o apelidei de "maluco de pedra". Não vi nada igual até hoje.

Meses após nossa visita, nos avisou que estava inaugurando uma loja especializada no ramo de modelos em geral, na Zona Norte de SP bem perto de nossa residência. Deu o nome de "SEBRING".

Muito bonita, com pistas para competições, vitrines especiais para cada tipo de modelismo e oficina para reparos. Tem até posters da SM. Teve como parceira sua esposa.
Lá está ela até hoje, cumprindo a função de administradora com  todos seus  problemas,  conservando um sonho de seu esposo,  meu querido amigo OSWALDO PACE.

Anexo um vídeo enviado pelo Luciano feito em Outubro pp. para  TV numa ótima reportagem . Vale a pena conferir, apesar de ser um pouco longo para computador.

O problema da vida,  é ter que enfrentar noticias como esta, um jovem idealista do modelismo com pouco mais de 60 anos,  nos abandona prematuramente.  Uma perda irreparável.

Como sabem, somos um perna de pau em PC e se não  entrar o vídeo anexo, procurar a reportagem no: Gloogle ou: YouTube   - "Auto Esporte - Oswaldo Pace"

Para quem aprecia automodelismo é um prato cheio.   
ACESSE CLICANDO NO TRIANGULO CENTRAL