domingo, 23 de março de 2014

SOS Modelódromo do Ibirapuera - Vale a pena conhecer



 Após longo período sem dar notícias, (desde Janeiro),  volto a este Blog para espernear após a quarta-feira de cinzas. Não estou de ressaca, apenas injuriado.

 Por ora não vou mais continuar o Blog, escrever esses artigos. Não consigo anexar vídeos para melhorar os textos (acho que ficam  monótonos).  Não me entendo com o computador e não encontrei um  maluco que tenha a paciência de me ensinar como fazê-lo. Mas antes, quero externar minha opinião sobre o que está acontecendo atualmente no Modelódromo. Talvez alguns vão discordar, mas o Blog  (felizmente) não traz comentários, nem a favor ou contra,  pelo menos até agora. Se preferirem usem: "wnutini@globo.com" - a bronca é livre,  ajuda  melhorar minha rabujisse. 

Uma historinha  real. O título acima  é mesmo para chamar a atenção.


 Dia 23 de Fevereiro de 2014, um lindo domingo, uma tarde quente de verão, mais ou menos 16 horas, eu e  Daisy fomos dar um passeio no PARQUE DO IBIRAPUERA. 
Talvez seja o mais belo  local de lazer em nossa São Paulo, hoje  com mais de 12 milhões de habitantes. 
Jardins bem conservados, lagos, gente por toda parte, esportistas e andarilhos de todas as raças e idades. 
Vale a pena visitar e utilizar  os seus vários locais bem cuidados e policiados, apreciar suas paisagens.   Tudo muito bacana. E ai resolvemos: "Estamos tão perto, porque não vamos dar um pulinho no Modelódromo que fica no outro lado  da avenida?"  Matar a saudade.  Lá fomos nós. 

Para os que não conhecem o MODELÓDROMO, informo que ele fica ao lado da enorme escultura "Obelisco", no final da Av. 23 de Maio - SP. Uma homenagem aos mortos na revolução de 32.

O Modelódromo é cercado e protegido dos mal intencionados, com guarda municipal e portões abertos com identificação dos visitantes. 

O espaço, especialmente criado a mais de 40 anos (já contei a história neste Blog em artigos anteriores), privilegiou a prática dos esportes: aero, auto, ferreo, plasti e nautimodelismo.
Apenas a área  reservada para  pequenas máquinas a combustão, toda cercada, não cumpre hoje a função para que foi destinada. O local é utilizado como um "cachorródromo". Bom para a vizinhança que tem onde treinar e/ou brincar com  seus lindos animais livremente. Seus usuários são  bem organizados,  fazem a coleta dos dejetos e  são educados. 

O objetivo da construção daquele nobre local era incentivar a juventude e os adeptos das diversas modalidades a conhecer e praticar  o salutar modelismo, construindo,  projetando e competindo com suas réplicas;  de  onde se revelariam vocações, sairiam  futuros aeronautas, etc...
Assim pensávamos nós e as autoridades, mas com o tempo as coisas mudaram e nem tudo aconteceu como era esperado.

Alguns dos modelistas usuários do Modelódromo e leitores desse Blog, reclamam de que o atual Prefeito, ou o Secretário de Esportes ou o Administrador do Centro tem a intenção de fechar o local.
Como já contei em postagem anterior, a pedidos, eu cheguei a telefonar ao  administrador atual, Sr. Mauro, para saber ao certo o que estava acontecendo. Fui atendido.  Disse ele que estava  analisando o problema e voltaria a nos procurar. Foi muito gentil.  Nada mais
Recentemente fui informado que ele havia preparado uma proposta para o bom uso do local, feita diretamente ao Secretário de Esportes. Também vazou a informação que a Red-Bull  propôs à Prefeitura construir no Centro um espaço para os praticantes do Skate.  Um bom contrato financeiro.
Nada errado. Teríamos  uma boa quantidade de jovens preenchendo esta lacuna  de ter mais praticantes de esportes, conhecendo e usando o espaço tão valioso para a cidade". 

Pois bem,
naquele domingo em que estive no Modelódromo tirei algumas fotos (desculpem, coisa de amador).
Valem para comprovar como ele se encontra.  

Visitamos todas as dependências, internas e externas.  Desde a entrada, tudo muito limpo, bem conservado, pinturas recentes, guardas municipais atendendo gentilmente as nossas perguntas. Sentimos orgulho de  ver algo que imaginamos em sonhos, num passado tão recente. Tudo funcionando normalmente, sem ameaças de fechamento. Só tenho elogios ao novo Administrador.

Agora, como me sentiria se fosse eu naquele dia o Prefeito  ou o Administrador  visitando o local totalmente vazio de praticantes e espectadores? E num domingo? Imagine nos dias de semana! 
Ficaria muito decepcionado,  podem crer,  pela ausência dos modelistas. 
Acharia  o Modelódromo inútil e muito custoso  para os cofres municipais.  

Vamos lá.  Ao  invés de pensar em fechar o local substituindo para  outra atividade, no mínimo deve-se pensar em corrigir o erro e procurar soluções. Por analogia seria como  "fechar a indústria de automóveis julgando  serem elas as  responsáveis pelos trágicos acidentes que acontecem todos os dias". 

Conselho é grátis e aceita quem quiser. Lá vai o meu:
Só depende das autoridades e dos modelistas.

*Para haver maior interesse de utilização e visitação do local, o Secretário de Esportes através de seu Administrador deveria convocar uma reunião urgente com as partes interessadas  e propor:

*Nomear um elemento de confiança do Administrador, conhecedor das atividades, para fazer uma intervenção branca no local  num período por exemplo de 60 dias, a fim de ouvir e tentar debater  todos os problemas com a Prefeitura e os que  utilizam o local.

*As reuniões poderiam ser realizadas nas salas que uma vez existiram para esse fim  para  o funcionamento da secretaria. Assim, os encontros não precisariam acontecer na lanchonete que funciona sob a arquibancada, como pude presenciar em algumas ocasiões. 


*Utilizar  regras de uso do local.  Já existem e boas. É só aplicá-las.
 Atenção (sou  sem partidarismo político):
 Essas regras muito boas foram emitidas pelo ex-Prefeito  José  Serra - tenho as cópias.

 *As 5 (cinco) modalidades que fazem parte do Centro, devem eleger um diretor que os represente, com        a obrigação de  troca  a cada  ano.

 *Ter afixadas  informações para os visitantes c/ balancetes mensais em local visível em sua área de atuação     enviados ao  administrador municipal. ( também análise financeira)

 *Cada modalidade terá que licitar a melhor oferta para uso específico de sua área, com anúncio                      publicado em local bem visível  e indicar seu representante,  através de eleição,  ao administrador
 * A Prefeitura deve nomear  um Gestor  para todo o Modelódromo  com salário, a fim de que o                mesmo  esteja  presente  diariamente  fazendo cumprir as normas  de uso do local. 

 *Não depender de elemento praticante do esporte, como  um  abnegado.

 Como disse acima, existe sala  no Centro  criada especialmente  para esse trabalho.  É só                  verificar onde se localiza hoje a  instalação extra  do   Ferreomodelismo.  E  c/ banheiros!
 Existem, também, duas novas salas - abandonadas e vazias - construídas pela Prefeitura, pelo então              Secretário de Esportes Walter Feldmam, onde funcionavam escolas de modelismo.




Vejam a foto das duas salas construídas,  fechadas com portões
Estão dentro do modelódromo

  
Nomear um  zelador assalariado e oferecer como sua residência o local apropriado que existe no
alto da arquibancada que está abandonado. Ele atenderá o Gestor e cuidará fisicamente do local.
   
Financeiramente a Prefeitura  encontrará  facilmente  um patrocinador como o  já  especulado Red-             Bull  e poderá construir, num espaço vazio como por exemplo " o cachorródromo", local para a prática       do Skate,  hoje muito concorrido entre jovens. Com um bom contrato  poderia  a  Prefeitura  não               ficar  sujeita a valores recolhidos dos clubes e muito menos dos  praticantes.

Afinal, o  local  é  para uso dos cidadãos da cidade, sem grandes exigências.

Dou como exemplo o belo uso do "Parque da Juventude", (local do antigo presídio do Carandiru)
sempre  cheio de munícipes utilizando as quadras esportivas lá construídas. Aberto para todos.

Atualmente, no Centro os clubes de modelismo la instalados,  para subsistirem cobram taxas de                   inscrição e   mensalidades. Criam horários especiais para  uso dos novatos. Funcionam  como clubes           particulares em  próprio municipal.

Que tal placas publicitárias ao redor do Centro?

Quem sabe  licitar e alugar para um estacionamento os espaços livres existentes na área?  Há muitos.
     
Com estas  sugestões ou outras melhores,  tenho a certeza que o Modelódromo não fechará como apregoaram alguns descrentes. Falta encher de gente as arquibancadas. Público não faltará. A maioria dos habitantes de nossa cidade não conhece o local. 

Divulgação se faz com demonstrações e competições constantes convidando a mídia (ter um relação pública  é importante) para divulgar  os eventos. Manter constantemente o Modelódromo com esses eventos de todas as modalidades que praticam no local. 
A força do Gestor para impor essa exigência é fundamental.  

Mesmo com toda atenção do Gestor, certamente  horários de uso vão acabar privilegiando alguns, negociação com equipamentos  acabarão acontecendo entre praticantes, uma vez que infelizmente sempre existirão aqueles  mais  interessados no próprio  lucro do que no crescimento do modelismo.

Conhecemos também da necessidade do uso das pistas de aeromodelismo para a realização de provas   marcadas e oficializadas pela CoBra, ex-ABA,  cujo único objetivo - de acordo com as leis da FAI - FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE AVIAÇÃO, é proclamar os 3 melhores modelistas  em cada modalidade do VCC para representarem o Brasil em competições mundiais. Os aeromodelistas que se preparam para  competir nessas provas  são uns poucos abnegados e realmente merecem  ter a primazia no uso das pistas do Centro.

Infelizmente, as provas são  realizadas sem a presença de espectadores.
A cidade nem fica sabendo sobre a importância do que está acontecendo lá.

Então? 
Para que arquibancada?

Quanto à pratica do modelismo no Brasil, e em especial o aero,  recebo  pelas  revistas nacionais as reportagens de clubes em cidades de todo o Brasil, onde cresce o VCC,  antigo U-Control,  e  Rádio Controle. Alguns de seus dirigentes correm atrás dos prefeitos para conseguirem uma pista..

E nós em SP com o modelódromo quase parando?  durma-se com um barulho desse!

O que falta? Amor ao modelismo?  Ou sobra  uma paixão tão louca que atrapalha?   
Talvez as responsabilidades com o trabalho ou mesmo as esposas, noivas ou namoradas criam problemas com o uso exagerado do hobby em casa e no campo. Para boa convivência deve o modelista encontrar a média  no uso ideal de cada coisa. Um pouco para cada um.

Finalmente eu pergunto:

Qual cidade grande ou pequena, não gostaria de ter um Modelódromo igual ao de São Paulo?

Analisem   as fotos:




Arquibancada de concreto bem conservada, recém pintada, pistas de aeromodelismo protegidas por alambrado especial. Notem em baixo da arquibancada  a entrada para seu interior onde se localizam as pistas de automodelismo,  ferreo,  plasti e lanchonete. Grama aparada e tudo arborizado e limpo.   Sem praticantes  e  público.



Maquetes de ferreomodelismo, foram retiradas as antigas e novas estão em construção. Dois praticantes e ninguém apreciando.  É claro,  com um só trenzinho circulando, não há muito o que ver. Vejam a  limpeza.




Olha o cãozinho feliz da vida. 


Residência para zelador, em cima da arquibancada. Abandonada e vazia




Uma boa lanchonete



Tanque para nautimodelismo - Recinto fechado, restrito aos associados, um só barco no peitoril descansando. Público zero.




Para os aeromodelistas duas bonitas pistas , medidas oficiais, com proteção de alambrado e gramado impecável. Zero de pilotos




Onde havia uma placa comemorativa  na inauguração da praça em homenagem ao  Gen. Eisenhover (denominação dada pela Prefeitura à  praça), foi colocada uma nova, sem referência a ele e o porquê da homenagem, mas com o nome daquele que recentemente a reformou,  o Prefeito  Cassab.  Ficou elegante.




Porta de entrada para o plastimodelismo: fechada
Ao lado, vê-se  a porta dos sanitários que são anexados à antiga sala  de reuniões de diretoria  da  ex-FPM.  A sala tão importante foi cedida para a outra maquete de ferreomodelismo





Automodelismo - Empresa particular explora as pistas. Um só praticante na hora

XXXXXX


Finalizo agradecendo minha neta Rafaella por ter criado este Blog e estar sempre tão presente, embora ausente fisicamente,  morando agora nos EUA.

Agradeço também minha esposa  Daisy, que vive  disposta a corrigir meu português neste blog

A todos amigos que me acompanharam  nestas páginas 

Um grande abraço

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

ANO NOVO - HISTÓRIAS ANTIGAS

8



Vieram as Festas de Fim de Ano, bons encontros, abraços, beijinhos, família reunida, e principalmente revendo amigos de longa data. 

Como alguns sabem, dediquei muitos  anos felizes de minha vida ao aeromodelismo. Neste Blog que dedico ao Modelismo, versa em geral  sobre os assuntos pertinentes.  Neste artigo, peço desculpas aos demais mas vou ficar   com o aeromodelismo que é onde tenho mais recordações.

A vida mudou muito nestes últimos 50 anos, principalmente os avanços eletrônicos. E como mudou. Veio a TV a cabo, Internet com noticiários imediatos, celulares de todo tipo, e já são mais de 20 milhões de brasileiros que se comunicam, e como falam! tabletes, Instagram? jogos de todo tipo, alguns violentos outros engraçadíssimos. Radio controle, antes absurdamente caros e hoje com a chegada dos "chinas", todos podem adquirir seu equipamento sem brigar com a família inteira. A vida realmente  mudou e acreditem,  para melhor. 

Relembrando com  colegas nestas reuniões de Fim de Ano,   perplexos alguns houviam sem entender como podia ser?  Neste mundo fantástico da atualidade, os mais jovens não podem entender mesmo;

Uma das Histórias foi a seguinte

Terminado um Campeonato Brasileiro de Aeromodelismo em SP, Cumbica onde hoje se localiza o Aeroporto de Guarulhos, dentro da Base Aérea, conseguiu-se com a ABA e seus esforçados dirigentes, fazer um evento com todas as modalidades do aeromodelismo. Imaginem só: U-control (VCC),  Radio e Voo-Livre. Cada modalidade com suas sub-divisões. Mais de 200 inscritos, oferecido alimentação, alojamento e transporte interno.  Todos os participantes assinavam uma declaração afirmando que quando não estariam participando como competidores deveriam colaborar na organização. Funcionou muito bem e acreditamos que muitos aeromodelistas que participaram no evento devam ter belas recordações a respeito. Vieram de vários Estados.

No final,  com o belo resultado, imaginamos como poderíamos organizar um Campeonato Sul-Americano aqui no Brasil e  nos mesmos moldes? Ousadia! onde encontrar aeromodelistas nas varias modalidades e em todos os países? Na America do Sul, com as Guianas são mais de 10? 

Naqueles anos da década de 70,  além do aeromodelismo, eu era  Radio-Amador, prefixo PY2 EDG. Para os mais jovens, que nos perdoem, sem querer ser didático, são equipamentos especiais para transmissão e recepção de sinais e vozes, pondo-nos em contato com todo o planeta. Existem muitos radio amadores até hoje prestam um enorme trabalho comunitário. Hoje com  a Internet através de e-mail e  o Facebook  facilitam esse serviço. 

Como curiosidade, rapidamente, vou contar como fui me dedicar ao assunto. Fui assistir  um filme Frances muito elogiado na época: SE TODOS OS HOMENS DO MUNDO.  Tratava-se da historia de um barco pesqueiro onde em alto mar todos os tripulantes foram atacados por uma infecção brutal. Sem medico a bordo, distantes,  a aspectiva era da morte  para todos. Apenas um tripulante nada sentia. Era um africano simpático que por religião não comia carne. A maldita carne a bordo, talvez estragada, tenha provocado uma epidemia no local. No pesqueiro havia um Radio Transmissor  usado para radio-amadores. Esse simples tripulante com toda dificuldade da língua que falava,  conseguiu entrar em contato com vários desses radio amadores de muitos países e assim foi conseguindo juntar numa rede internacional, ajuda  como orientação medica e o próprio resgate do  barco. Fiquei impressionado e resolvi ser um radio amador por muitos anos. Fim da minha história.

E aí,  o que tem isto a ver com aeromodelismo?

Continuando sobre a ideia de um Sul Americano, fui   usar o meu Radiotransmissor.   A grande dificuldade era a diferença de fusos horários entre os países e também como pedir ajuda de desconhecidos no ar que nada entendiam de aeromodelismo? Muitas noites perdidas, mas valeu a pena. Esses magníficos e desconhecidos  radio amadores,  em rede,  conseguiram localizar vários clubes e praticantes avulsos e pô-los em contato conosco. Acreditem, todos  os 10 países e um das Guianas estabeleceram contato. E vieram! 

Este memorável Campeonato foi realizado em Brasília, com a vinda de todas as representações acompanhadas das autoridades de seus países. Sentimos uma enorme emoção na abertura do evento ao se ouvir de cada pais, participantes cantando o  hino pátrio com  todo fervor o que alias, é peculiar aos esportistas em especial.

Voltando ao tema inicial do artigo, de como progrediu a tecnologia eletrônica e como seria realizar um evento, nessa proporção em nossa época? Os jovens responderam:
Fácil, é só entrar na Internet ou Google e pronto,  teremos tudo que precisamos nas mãos em frações de segundos.

Muito bom, e eu pergunto:      ONDE ENCONTRAR  ESSES  AEROMODELISTAS?        ELES EXISTEM?

Acredito que só na Argentina onde realizam Campeonatos Nacionais com todas as modalidades.

Aqui no Brasil, ha muitos clubes de aeromodelismo e em varias cidades espalhadas por aí. Mas praticamente só de praticantes de radio.  Vamos tocar nesse assunto em outro artigo para não cansar a beleza dos amigos que leem este blog. 

Enfim,  foi gostoso reviver entre amigos nestas Festas de Fim de Ano, um passado que já vai tão distante. 
















terça-feira, 24 de dezembro de 2013

O OBVIO - UM FELIZ NATAL A TODOS




 Mensagem natalina sempre nos traz recordações. Recordações que nos são caras, algumas nem tanto, mas sempre o coração fica apertado por estarmos juntos a todos  os amigos pela Internet  que nos acompanham neste blog, e tão distante fisicamente para poder dar "aquele abraço". O Brasil é enorme e nossa cidade São Paulo está difícil de atravessar entre o norte e o sul, num transito caótico.

O Blog foi criado para falar sobre modelismo em geral e tentar colaborar com ideias e soluções sempre baseadas em experiencias anteriores.

Neste ano, falamos sobre amigos que se foram  para o andar de cima (ou de baixo?). Certamente deixarão saudades.

Gostaríamos de trazer recordações através de videos ou fotos que temos em boa quantidade, mas ainda não aprendemos como fazer isto neste maldito computador.

Talvez  alguma noticia mais alentadora para o Modelódromo?
Quem sabe no  ano que se aproxima?

Meus queridos amigos, tenham um Feliz Natal com seus familiares e que o Ano de 2014 não nos decepcione,  que venha só com boas notícias e muita saúde.

Aceitem nosso grande abraço.

ATÉ  BREVE


sábado, 14 de dezembro de 2013

quem pode nos ajudar?

Uma figura fala mais  do que l.000 palavras. É um dito popular. Grande verdade.

Os artigos que escrevemos no blog, poderiam ser  interessantes se acompanhados de fotos e videos.

Nos ensinaram como fazer mas... infelizmente não me dou bem com o computador. Ele não me obedece. Somos "burros" mas ele não. Tento, entra a figura,  mas falta algo para que seja  aproveitado pelos que leem o artigo. Percebemos a dificuldade nos artigos da Ministra Ângela Merklim,  do Campeonato Mundial na França - 2013, e foto do Brasileiro de VCC no Ibirapuera.  

Por exemplo: temos um vídeo (DVD) da "Prova dos Caixotes" - de 2013. Um presente do Fernando (Fernandão da Aero-Brás). Uma graça. 8 minutos bem filmados e narrados. Vão conhecer o VCC, antigo U-Control. Aproveitar e ver o Clube Santana. Vale a pena ser visto por todos.
E daí? como transplantar para o Blog?

Se alguém puder nos ensinar, agradeço em nome de todos.    Precisa ser bem didático, nunca esquecendo que já passamos dos 80 e a cabeça está um caos total.  Desculpem

Se puderem e acharem melhor enviar via e-mail, anotem: wnutini@globo.com

Ficamos felizes em saber que o blog é também lido na Argentina e Chile. Já passamos  de 6.000?  Pedem que transcrevêssemos em espanhol. Tão brincando.

Antecipadamente agrademos.

IBIRAPUERA

Recebemos um telefonema do snr. Mauro, novo administrador do Centro de Modelismo. Demonstrou grande interesse em conversar sobre o uso do Modelodromo?
Ficou de marcar uma breve data para uma   entrevista..

Estamos aguardando...

Hoje dia 21/12 soubemos que a Prefeitura está com problema de documentação sobre a propriedade do local. Está dividido entre a Secretaria de Esportes e a Sub-Prefeitura de  Vila Mariana,.
Fez uma reunião com dirigentes do local para ver se faturam algum tutu com os usurários?
 Vão discutir o assunto em breve.

Continuamos aguardando o convite do administrador snr. Mauro para uma entrevista.







sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Nota de falecimento

 


Nosso Blog é em especial para amigos do aeromodelismo embora sabemos que muitos companheiros
gostam de saber das noticias relacionadas á família.

Hoje, sexta-feira, acaba de falecer o grande aeromodelista Paulo Solon Ribeiro. Mais informações serão dadas assim que soubermos através do Guilherminho, que acompanhou o desenrolar de seus últimos dias.

Agora nos chega a informação que o velório será no cemitério Cachoeirinha, onde será sepultado as 14 horas.

Recebemos também através de Mario de Lucca, que ontem faleceu outro aeromodelista, bem conhecido em campo, praticante de RC -   Ciborgue.

Certamente se encontrarão lá no alto,  com tantos outros que nos abandonaram tão prematuramente.


                     Bela foto de meu amigo e irmão - Paulo Solon Ribeiro

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

CAMPEONATO MUNDIAL DE MODELOS RADIO CONTROLADOS ESCALA 2013 SUISSA

         

CAMPEONATO MUNDIAL DE MODELOS R/C ESCALA - 2013 NA SUISSA

Um belo vídeo  (coisa profissional)  do maior campeonato de Escala R/C 

Para visualizar o  vídeo é só ir com o mouse  em cima do vídeo e clicar no triangulo branco/vermelho.   

Anotei os melhores momentos que me chamaram a atenção:

* Começa com uma bela vista panorâmica do local do evento.
* Uma senhora recepção aos participantes, com bandas e muita festa
* Desfile com as equipes das nações e seus representantes.
* Antes do inicio do Campeonato, houve demonstração de caças da Força Aérea Suissa
* Atenção ao desfile dos modelos que estavam presentes para a competição.
* Notem a oficina em local apropriado para reparos e montagem de modelos
* Boas cenas do publico apreciando,  munidos de filmadores etc...
* Aproveitamos para aprender como fazer a checagem dos modelos,  com os juízes  na comprovação dos      dados oficiais de cada modelo em escala, medidas,  peso e etc...
* Os juízes reúnem os competidores para esclarecer com as planilhas  como deverão ser o voos.
* Muitos modelos vieram com bombas destacáveis, fumaça, e pilotinhos que se movimentam em seus              acentos. Uma preciosidade de detalhes construtivos.
* No inicio houve um show com voo do  modelo russo para esquentar o publico
* Vejam uma visão geral do grande publico presente
* Cenas da premiação que deu a logica com o grande campeão,  o incrível  Russo

Acredito que boa parte dos aeromodelistas aficionados pelo R/C Escala já tenham visto este vídeo, mas deve ficar neste blog como uma reportagem a ser guardada com carinho por todos nós 






sexta-feira, 15 de novembro de 2013

IBIRAPUERA E PROVA DO CAIXOTE

 

IBIRAPUERA

Tentamos falar com o Secretário de Esportes do Município de SP e, como informamos anteriormente,
a secretária do ilustre informou que o mesmo estava viajando e que o Modelódromo havia apenas substituído o  administrador. Aliás, trocaram também o nome do local que passou a chamar
Centro Esportivo e de Lazer Modelódromo do Ibirapuera. Mas a troca de nome parece coisa rotineira, pois acontece sempre  com a mudança de Prefeito em SP.

Esta semana recebi um convite para o Campeonato Brasileiro de VCC a ser realizado justamente no Ibirapuera, no feriado de 15 de Novembro.
Acreditamos, então,  que tudo esteja correndo normalmente, o que espanta  a ameaça do fechamento do Modelódromo.  Seria um final feliz para nós aeromodelistas.

PROVA DO CAIXOTE 

CLUBE CASA, especializado em VCC,  muito gentilmente e através do amigo Fernando da Aero Braz, nos enviou um DVD com a gravação da Prova do Caixote 2013.

Já comentamos aqui no blog sobre esta competição, sem dúvida uma das mais importantes do aeromodelismo, tanto para iniciantes como para veteranos. 
Da mesma forma, a revista Hobby News  numa bela reportagem comentou a prova, elogiando também a sede do Casa, bem cuidada e cada vez mais bonita.

A  idéia da prova é genial:
Realizada na pista principal da sede do Casa em Santana, zona norte de SP, a prova sempre  acontece em dois dias subsequentes, geralmente iniciada num sábado, com término no domingo. 

São convidados a participar  praticantes do VCC (antigo U-Control)  formando equipes, as quais geralmente se apresentam com nomes muito engraçados. A cada ano aumenta o número de grupos participantes.

A finalidade da prova é cada equipe montar com caixotes de madeira fornecidos pelo Clube, um aeromodelo  de sua livre escolha,   com prazo de apresentação do mesmo no final do primeiro dia, em horário pré-determinado, usando tão somente a madeira fornecida.  Nada de isopor ou outros, embora podendo usar rodas, trens de pouso, colas, tintas, papéis para cobertura, um motor Diesel ou Glow pequeno, cabos e manetes próprias.
Para a montagem dos modelos, o Casa,  que é bem organizado, deixa disponível um salão com bancadas, ferramentas e máquinas para uso dos participantes.

No dia da prova, a esforçada diretoria do Clube prepara no centro da  pista um monte de caixotes  de madeira,  daqueles usados para acondicionar cebolas ou alhos.
Dado o sinal de início de prova, todos participantes saem correndo para o centro da pista escolhendo a melhor caixa que encontrar e, rapidamente, "voam" para a montagem. 
Pode-se imaginar, então,  as cenas incríveis que são vistas a partir desse momento. Um espetáculo!  São  como  formigas correndo por toda parte,  vendo o tempo se esgotar.

Depois de prontos, os modelos ficam expostos e reclusos no salão durante a noite do primeiro dia. 
Aproveitando esse repouso (?),  a diretoria do Clube  julga o desenho, o acabamento e  a montagem  dos modelos, dando notas de 0 a 10. 

No domingo, são realizados os voos (isso, quando alguns conseguem voar ) e os juízes dão notas pela qualidade  do voo.

A melhor ilustração dessa alegre competição é através do DVD que recebemos. Porém, infelizmente,
nem sempre conseguimos passar vídeos para o PC, por pura incompetência nossa. Vamos tentar. Se alguém puder nos ajudar a encontrar o melhor caminho para esta transposição, por gentileza nos informe. wnutini@globo.com. Mesmo assim vamos publicar este artigo para que não fique superada a notícia. Quanto as fotos e vídeo, se não saírem, certamente alguém nos ajudará e enviar no próximo artigo. Por enquanto pedimos desculpas.

Finalizando, cumprimentamos os companheiros que prestigiam a prova com a organização e a participação. É sem dúvida uma bela maneira de se conquistar novos adeptos e pôr os veteranos a correr. A prova poderia ser imitada em todas as cidades, onde existam aeromodelistas do VCC, e nem precisa de pista apropriada. É simples e divertida.

Parece que difícil mesmo é ter bons e dispostos diretores.