quinta-feira, 18 de julho de 2013

Que Saudades - GINÁSIO DO IBIRAPUERA / SP

QUE  SAUDADES



                  Revendo "minhas imagens" antigas, encontrei esta bela foto de amigos no Ibirapuera.



Não é uma questão de saudosismo, mas senti quão importante foi o tempo de,  uma vez por semana encontrar vários tipos de modelos elétricos, RC ou livre,  de isopor ou construídos de kits ou com balsa a maneira antiga, escalas, helicópteros, quadricópteros, malucos etc... no Ginásio Ibirapuera.

Pratiquei o voo-livre em suas varias modalidades. Morando em SP, as áreas espaçosas livre de obstáculos não existem a não ser a mais de 200 kl, de  distancia. Impossível como prática constante. Incrível, que pena, só agora conclui que sou  idoso.

Bateu a saudade, palavra que só existe na língua portuguesa, mas  todos os povos a conhecem bem e  nos levam a sentir uma forte dor no coração, indescritível. Cada foto, cada dia especial, cada amigo, familiares e locais.

A foto acima é uma delas.

Um dia meu  amigo Januário Bruno me visitou e perguntou por que eu não praticava mais o aeromodelismo? Idade, falta de campos adequados, e grande parte de meus queridos companheiros já estão abitando o andar de cima. E foram muitos. Erkki, Naldoni, Serrano, Matão, Mônaco, Paulo Sampaio, Sr. Ueno, Morimoto, Cebola, Eolo, Oswaldo, Paulo Marques, André Gomide, João Mathias, Zé Careca,  Januário Bruno inclusive, enfim um mundo de nomes que a minha memória   está falhando. Me perdoem os não mencionados. 
Esta foi minha resposta a ele.

Nosso papo continuou: "Nutini, vou te levar para conhecer o pessoal do Ginásio do Ibirapuera, onde as noites de segundas-feiras (se não me esqueço), um pessoal pratica uma bela modalidade. Não requer muito espaço, coberto, bem iluminado,  protegido dos chamados chatos,  estacionamento com segurança, e no lado de fora tem sempre um encontro de motoqueiros, talvez uns 100 - uniformizados de preto,  bancas de alimentação, (lembro os belos sanduiches de pernil).    São os elétricos ou de voo -livre. O Clube Paulista de Aeromodelismo organiza, com bons dirigentes, Eduardo, Carlos, Cezar e outros esforçados, cobra um valor simbólico para cobrir as despesas pelo aluguel que o Estado exige. 

Assim conheci e pratiquei durante um bom período essa modalidade que parece ser uma grande incentivadora de novos aeromodelistas. Econômica, simples, limpa, onde voam iniciantes ou craques do RC e voo-livre indoor, uma bela e crescente família nova para mim.

E o que aconteceu? O Governo reformou o Ginásio, ficou muito bonito, tão bonito que está alugado para eventos culturais de grande publico onde as rendas são enormes. Vôlei, basquete, tênis, cantores e orquestras de toda espécie. Bom para o publico paulistano, mas para esse ESPORTE  que necessita só uma noite por semana, nunca mais conseguiu uma vaga. E acabou a festa. Nunca mais nos encontramos. Tanta luta para reconhecer pelo CND  que o aeromodelismo é um ESPORTE ?  Melhor é praticar um daqueles ou só musica? O local é administrado pela Secretaria de Esportes do Estado de SP!

È o caminho para conquistar novos jovens adeptos fãs  do aeromodelismo. Injeção da vocação para a Aeronáutica. Os nobres Militares da aviação sabem disso.

Hoje a modalidade é praticada em locais abertos, sujeitos ao bom humor de São Pedro, misturados com os modelos a Glow ou gasolina, distantes e em locais dentro de clubes fechados ou terrenos baldios. Uma pena,  principalmente para os novatos.

COMO RESOLVER?

Trabalhar junto as autoridades de sua cidade, localizando ginásios cobertos poliesportivos, incitando-os a ceder graciosamente só por uma noite ou sábados 1/2 período.
Por ser uma grande maioria de pessoas que  dispõem de uma noite para cultuar seu hobby-esporte sem ter que brigar com namorada/o,  esposa ou  amante  (não do aeromodelismo).
Faltam dirigentes que queiram  mas não podem ou não tem tempo carregar esta bandeira. É trabalhoso e só recebe em troca broncas por eventuais erros que venham a  cometer.

É um desafio, mas se necessitarem  de meus palpites, fico a disposição.

Anexo algumas fotos  de alguns amigos que guardo  em "minhas imagens".





                     O excelente André Gomide, voo-livrista de primeira que nos deixou tão cedo





                               
Januário Bruno me levou para o Ginásio Ibirapuera e foi  tão prematuramente para  a companhia  dos  inesquecíveis.






                                    Paulo Solon Ribeiro em sua oficina  

terça-feira, 9 de julho de 2013

Valeu a pena ir a Vinhedo





 

VINHEDO





Neste ultimo sábado dia 6 estive em Vinhedo para participar do encontro 'WINGS OVER VINHEDO".

Lá fui eu e minha esposa Daisy para conhecer a cidade,  distante de SP-Capital  75 quilômetros
Via Anhanguera, sempre uma bela estrada e chegando no entroncamento seguimos por uma pequena rua  de terra  bem conservada, obedecendo sempre o mapa enviado gentilmente pelo clube local.

Na cabeça da gente fica sempre a dúvida de como será um clube de aeromodelismo enfiado num local de plantações de videiras! A cidade fica a direita da estrada, mas o Clube a esquerda. Dez minutos depois estávamos na entrada do "UVA" bem sinalizado sem perigo de erro. Só com a disposição de uma boa diretoria.

O Presidente do clube Mário Knoll, aeromodelista de longa data nos convidou  gentilmente para participar do evento. Nos conhecemos pessoalmente quando da realização do Campeonato Brasileiro de Aeromodelismo em Boa Vista-Roraima. Praticava na época o voo-circular-controlado U-Control,
modalidade Combate. Foi selecionado para participar do Campeonato pela meritocracia e era um dos bons  dessa fantástica  loucura que é o Combate.

Levei a pedido dele, meus dois modelos que construí a algum tempo, como saudosista sobre historia da aviação. Ambos equipados eletricamente, RC, com envergadura de um metro para caber no porta-malas de meu velho automóvel.  14 BIS e Demoiselle.  Eles demonstram a genialidade do Patrício Santos Dumont. Modelos para serem voados em local fechado por serem muito leves. Mesmo porque,  nunca consegui pilotar RC por  ser um tipo de pessoa que não reconhece esquerda e direita, pode?  Nem olhando para o relógio que sempre fica na esquerda.

O UVA é bem organizado, com boa pista asfaltada, infra estrutura completa com abrigo para modelos, banheiros, bancadas etc.. enfim parabéns ao pessoal de lá especialmente o Mário e sua família que nos acolheu com sua simpatia costumeira. Após  tantos anos  sem nos ver, tudo continua o mesmo, ou seja ele enorme na altura e eu baixinho mas gordo. Os cabelos? tudo virando branco neve.

O Evento foi bem organizado com o conhecido Vadico e seu equipamento informando os espectadores presentes a cada apresentação, barracas de lojas, alimentação e sanitários químicos a disposição.

Como sempre os aviões escala são uma beleza. Muitos se apresentaram e voaram bem com um dia de muito sol e  pouco vento. Quebras surgiram mas  poucas o que seria uma pena pelo trabalho que dá para construir esses bichinhos encantadores.
Chamou a atenção o especial Stuka (um campeão) construído divinamente com ricos detalhes. Muitos Tucanos que chegaram a voar em conjunto (4).

Se eu conseguir, por ser um tremendo  "perna de pau" em computador, vou tentar anexar algumas fotos para ter uma ideia do que foi a festividade.

Parabéns a todos e um grande abraço ao Mário. Dá para ver quem é  o gordo e o altinho?





                                       Vadico o mestre em locução aeromodelisticas



          A bela réplica do "Barão Vermelho" - O de camisa branca evidentemente não é  o Barão


                                      












quinta-feira, 27 de junho de 2013

Para quem gosta ou quer conhecer modelos RC - escala

 

 

ANIVERSARIO


Neste mês de Agosto, completamos um ano da existência de nosso Blog. Nasceu de uma ideia da minha neta Rafaella.  Achou que tínhamos algumas coisas interessantes a contar  aos aeromodelistas.

O  ano passou  rapidamente,  infelizmente tive que me submeter a uma cirurgia nos quadris que me deixou quase seis meses inoperante. Sorte dos amigos que nos distinguem com suas costumeiras leituras. Acredito ter coisas bem melhores para se ler.
Mesmo assim, temos acompanhado as estatísticas do Blogger e até esta data, 4.450 vezes a página foi visitada?   Deve ser gozação! não acredito.

É difícil saber se o que escrevo é de interesse dos aeromodelistas em especial ou  curiosidade de meus  amigos.
Agora fico na frente do computador olhando feito idiota sem saber como devo prosseguir?  Querer ensinar o "padre nosso para o vigário" seria lamentável,  talvez seja melhor  contar curiosidades ocorridas entre nossos malucos.

Seria tão bom receber opiniões de meus amigos!

Aproveitei a oportunidade para rever os artigos já publicados e achei por bem fazer uma revisão.
Que bom! quanta coisa errada e omissões. Tirei muita coisa boba e acrescentei novas inclusive com fotos.  Se tiverem curiosidade em saber,  peço que me perdoem pelos erros e dos muitos nomes esquecidos. Aqui fica o meu  agradecimento e  desculpas.

REVISÃO

Cometi  uma falha e injustiça quando falei sobre a Equipe Senta Pua.
Ela foi formada quando presidia a  ABA e  seu objetivo, fazer exibições de aeromodelismo nas aberturas dos campeonatos mais importantes. E foram muitas.
Anexo a foto abaixo que guardo com carinho especial onde esses  amigos  que se propuseram a treinar, participar com seus modelos, obedecer rigorosamente os horários estabelecidos, "nunca mais que 30 minutos".
Infelizmente alguns já não estão entre nós.
Imaginem que voavam VCC de todos os tipos, RC e Voo-livre! Em 30 minutos?
E porque as exibições?
Após analisar a frequência de espectadores com que são apreciadas as competições de aeromodelismo em geral,  não comparece muito publico. Convenhamos que é muito "chato" ficar um dia inteiro vendo os aviõezinhos roncando em seus ouvidos, sem saber o que esta acontecendo (regras)?  Para quem pratica é um prato cheio. Pergunte a sua querida meia-metade se ela o acompanha  ao campo por prazer ou vai só muito empurrada?
Quando há publico,  principalmente se  a imprensa se dispõe a noticiar o evento,  tudo vai bem mas pouco depois fica um grande vazio. O objetivo era segurar esse pessoal, fazendo uma demonstração explicada através de rádio,  com todas as modalidades que disputarão as provas. Nasceu assim a  "Senta Pua".
Bem treinados começavam com VCC acrobacia, Team Racing,  Velocidade as vezes próximo dos 200 quilometros p/ hora, RC escala, Voo-livre (quando tinha espaço) e para finalizar um Combate a 4!
Um show verdadeiro. Tudo ao mesmo tempo e dentro do horário previsto pelos organizadores.
Sabem qual era o cachê que recebiam? ZERO. Recebiam uniformes, combustível e só.

                                                                 Estes são os heróis.  


Um exemplo: no palanque armado em Boa Vista - Roraima, fizemos a demonstração da Senta Pua antes de iniciar as competições. Presentes, o Governador do Estado (camisa rosa) , Oficiais da Aeronáutica de outros países convidados, e o grande patrono do aeromodelismo brasileiro, Ten. Brig. Deoclécio Lima da Siqueira , então Diretor do DAC.




Também presente com grande entusiasmo ao Campeonato de Brasília, o então Ministro da Aeronáutica, Ten. Brig. Macedo, vibrou com as manobras dos "aloprados" na apresentação da Equipe. Encantado filmou tudo.



NA REVISÃO ACHEI POR BEM NOVAMENTE COLOCAR O DECRETO DO MINISTERIO DA EDUCAÇÃO EM 1987 - CONFIRMANDO O AEROMODELISMO COMO ESPORTE


NOTAS DO MÊS


Neste mês de Agosto tivemos uma das melhores competições de voo-livre -FAI MUNDIAL- na França-Moncontour. Para os que apreciam a modalidade e também para os que nunca viram uma dessas competições sugiro entrar no site da FAI =  www.fai.org/aeromodelling. Nossos irmãos argentinos tiraram o 1º lugar em Planadores Nordic A/2

É só ir clicando na foto e na legenda e terão todas as informações. A competição deste mês chama-se
Free Flight Model - FAI.

Explorando o site pode-se conhecer todas as competições oficializadas pela FAI, todos os tipos de aeromodelos  em Agosto.

Acredito que grande  maioria de aeromodelistas gostem de praticar o hobby como distração e  não se  interessam em competir. Respeito e admiro. Mas vale a pena  verificar quais os tipos de aeromodelismo que existem e são praticados no Mundo afora. Com competições regulares como tínhamos em passado recente nos sul-americanos, adquiríamos mais amigos, se aprimorava a técnica e o estudo do voo observando a evolução de cada nação na disputa.
Particularmente eu tive o orgulho e  a oportunidade de participar representando o Brasil em muitos desses campeonatos,   cinco mundiais.
A classificação nos resultados é o menos importante, mas vale assinalar que em termos de qualidade o nosso país já obteve um 4º e um 6º lugar entre 95 nações participantes, em VCC e Voo Livre.












segunda-feira, 24 de junho de 2013

Qual modelo escolher para iniciar?

 
 
 
 

COMO INICIAR  -

 CONTINUANDO

Acho que uma vez escolhida  a modalidade preferida em razão do local a ser praticado o hobby, o próximo passo será entrar na Internet (hoje em dia todo mundo tem  computador e Internet)  procurar o site:  www. e-voo.com . É uma página criada por modelistas que possui uma enorme variedade de assuntos relacionados, e no item FORUM obterá boas informações. Há de todos os tipos de modelos desde os feitos com isopor ou deprom (bandejinhas delivery) que custam quase zero até os mais avançados FPV, chamados de DONER e custam uma nota. Em demonstrações perante a imprensa os repórteres sempre perguntam: "esse esporte  é de gente rica"?  Resposta: também

Uma boa dica para quem QUER construir um modelinho simples que tem hélice, elástico, madeiras, papel, cola etc... chama-se DELTA.
 Ele foi criado pela AMA dos EUA a mais de 40 anos. O Objetivo foi encontrar algo que se pudesse  construir fácil, com coisas elementares sobre aerodinâmica, movido a elástico, com hélice pronta, e que ENSINA A VOA-LO. Se  alguma Entidade quer conhecer  o Delta para divulgar, é só me escrever: wnutini@globo.com

Até os dias de hoje esse modelo é oferecido pela entidade Americana mencionada,  aos seus associados , conseguindo trazer novos aficionados para não só comprar um aeromodelo  prontinho numa boa loja.
Quando na ABA, atual CoBra, conseguimos a licença de fabricar no Brasil  "e a Casa Aero-Braz, fabrica"   SP/SP,  tem em seu catalogo de preços e é distribuído por varias outras lojas especializadas.

Consultem a revista HobbyNews que vem com muitos endereços de boas lojas especializadas.

 Deve custar em torno de R$10,00.




                        Este é o DELTA pronto e  em sua embalagem nas lojas -  BOA SORTE



           Numa próxima oportunidade,  falarei sobre um assunto que é  muito importante para o              aeromodelismo:

                            DE ONDE VEM A VOCAÇÃO PARA A AERONÁUTICA ?








segunda-feira, 3 de junho de 2013

Recomeço




RECOMEÇO -


Hoje dia 03/06/2013 - volto a escrever no blog, informando aos amigos que tem a paciência de ler as bobagens que tenho na memória, alias  falhando bastante.

No artigo "como começar" - mencionei que devemos pensar ONDE iniciar?

As cidades crescem assustadoramente para o centro, onde se misturam  construções, pessoal, automóveis e meios de transporte em geral.
Depende muito daquele que se interessa por algum tipo de aeromodelo, antes de mais nada deve pensar qual o local melhor para se iniciar nessa aventura de voar um inocente modelo.

Falei  em artigo anterior sobre o VCC, por ser praticado em locais fáceis de encontrar pelo tamanho e acesso de transporte. O maior inimigo é o barulho dos motores que gera implicância com a vizinhança. Já imaginou um ronquinho desses vindo de um maluco as 7 da matina? Num feriado?

Voo Livre: são modelos que voam sem qualquer ligação com o aeromodelista. Vão desde os pequenos feitos de papel, formatos vários, soltados geralmente de lugares altos para poderem planar ou não, principalmente em dias de jogo de futebol das arquibancadas. Existem até campeonatos nos EUA e Europa para quem voa mais distancias. Livros ótimos para iniciantes se encontram nas boas livrarias: um dos bons - "AVIÕES DE PAPEL".

Dentro das categorias que disputam campeonatos ou não, os grandes planadores com mais de 2 metros de envergadura, chamados Nordic A/2- são rebocados para o alto, com cabo de 50 metros. No alto desprendem-se automaticamente e planam. Evidentemente são construídos tradicionalmente de madeira (balsa) ou os mais modernos de fibra de vidro ou carbono.

Wakefield;  são aqueles que possuem uma mecha com tiras de borracha, uma hélice simples, dobrável ou   bi-pá. Difíceis de construir e mais ainda de faze-los voar.
 É dada umas 400 voltas na chamada "mecha" com maquina de furar manual adaptada, é liberado para voar com a hélice fechada. As mesmas se abrem assim que começa o desenrolar-se. Quando termina a carga a hélice volta a se fechar e inicia o planeio. Fácil não?

Motor FAI, com potentes motores de até 1/4 de HP, 30.OOO giros e sobem como foguetes quando soltos por seu proprietário,  com velocidade e uma altura que chegam 200 metros,  o motor se desliga automaticamente. A hélice recolhe e ele inicia o planeio. Tudo comandado por um relógio especial de corda. Muito treino e paciência. Oh  coisa difícil.

O grande problema das modalidades são o locais para a pratica. Como todos os modelos voam livres  uma vez terminado o planeio,  percorrem distancias enormes e o aeromodelista tem que recupera-lo seja o terreno que for. Nas grande cidades estes espaços com mais de 3 quilômetros de diâmetro, sem grandes empecilhos e planos são raros e a modalidade tem poucos praticantes.
O Brasil é um continente, e certamente há locais bem maiores que os mencionados, mas os admiradores da modalidade moram nas cidades como SP super. populosa. Obstáculos por toda parte, como moradias, árvores etc...  No mundo o numero de praticantes caiu drasticamente.

Radio-Controlados

Nos dias de hoje, devido ao custo bem mais acessível dos equipamentos eletrônicos, estão por toda parte. Hoje um bom equipamento pode no inicio chegar a uns R$800,00.
Bola de futebol e chuteiras custam mais.
Realmente são espetaculares. Vai valer a pena escrever mais adiante sobre todas as modalidades dentro da categoria.
Podem ser construídos com materiais comuns, tais como palitos de sorvete, caixas de papelão ondulado, bandejas de isopor de delivery, ou  construções complicadas, e kits de todos os tamanhos e preços.
Acredito que haja uma loja de modelismo em todas as cidades brasileiras, pequenas ou grandes. Verifico isso quando recebo a ótima Revista Hobby News, a quantidade de publicidade dessas lojas esparramadas por aí a fora. Tem em todos o números, um artigo especial do Mário Antônio Soldatelli onde descreve como constrói seus modelos, todos RC e motor Glow ou elétricos,  simples com materiais que encontra no lixo. Já pensou?  incrível!  já construiu e tem em seu poder mais de 40 aeromodelos escala,  muito bem acabados e são testados em voo sempre com sucesso?

Concluo que para ter um aeromodelo radio-controlado, você pode escolher  quanto vai gastar ou seja alguns trocados como os do Mário ou um jato fantástico que equipado vale mais de R$30.000,00

Helicópteros - Quadricópteros

Talvez  esta seja a  nova modalidade de aeromodelismo com o maior crescimento . Tem tudo para resolver alguns problemas iniciais. Muita fabricação nacional e estrangeira de kits completos, prontos para voar. Alguns parecem brinquedos mas outros são de difícil manobras e exigem treinamento continuo. Existe facilidade de onde voar pois não pedem espaços muito grande. Podem voar por exemplo nas pistas de  VCC. Já li em paginas de jornais e revistas, esses modelos serem utilizados até para entrega de pizzas! Deverá aumentar e muito o numero de aeromodelistas aficionados.

Apenas me pergunto e aí não vai alguma restrição,  se realmente estamos conseguindo fazer o esporte crescer ou é um modismo passageiro?  Sempre acreditei que um aeromodelista com o vírus do voo nas veias,  gosta de construir seus modelos, enfrenta os desafios do voo, e se aprofunde nas leis da aerodinâmica, criando raízes tão fortes em sua cabeça que jamais desaparecem em sua vida?

Será que  justamente por  ser eu  um veterano  saudosista não tenha atrapalhado os iniciantes por sugerir sempre que construíssem seus modelos?  Com tantas dificuldades  madeirinhas, colas, giletes, e tendo eles a cada dia mais materiais  fáceis de manusear como  isopor, deprom,  fibras de vidro ou carbono, ou mesmo comprando modelos prontos para voar? e a concorrência da TV,  joguinhos de computador, celular e a família, fica de lado?

Talvez algum de meus amigos leitores possam me ajudar a decifrar o enigma e  me penalizar  pelo tempo que perdi na conquista de novos aeromodelistas. "Onde será que eu errei?"

O Hilimodelisto como o chamam, tem grandes possibilidades presentes e futuras, que resolvem todos os problemas de quem quer se iniciar como me propus a tratar do assunto. O item CUSTO poderá dificultar os menos favorecidos. Vendem  prontos para voo. O tempo vai nos dizer e deixo para outro capitulo  continuarmos a pensar no assunto. A minha cuca já está fervendo.

Por hoje acho que consegui , escrever algo que possa ser útil a quem está se iniciando.

Comecei a falar de "como começar" por escolher qual a modalidade preferida, com suas limitações.
Dentro de meus parcos conhecimentos, futuramente falaremos sobre modelos, materiais, ferramentas, plantas etc...

Vou tentar também, continuar a analisar os problemas  que me parecem simples mas exigem um pouco mais de reflexão tais como: quando comecei a me interessar pelo voo das aves ou simplesmente a curiosidade mecânica de um aeromodelo.

FERRAMENTAS
 
Para quem quer se iniciar  construindo seu   próprio modelo  necessitará de algumas ferramentas básicas, tais como: alicates (se possível com vários bicos), de corte,  chaves de fenda, fitas adesivas
colas de madeira, branca ou amarela, ciano acrilato, (tipo Bonder) tudo dependendo do que se vai construir.

Os novos aficionados as vezes com ansiedade de logo voar,   e se financeiramente não tem grandes problemas, entram numa loja especializada e adquirem um avião  prontinho lindo de morrer. "Vamos voar".
Se tiver sorte e conhecer algum colega já experiente, beleza,  Agora ir pela primeira vez a campo e seja qual for a modalidade escolhida,  tentar fazer o bichinho voar - é quase certo que quebrará   seu    "presentinho". Já pensou a cara de sua namorada ou esposa quando souber que seu amorzinho gastou uma nota e quebrou tudo antes de começar o hobby?   Aconselho  fugir delas. (brincadeirinha)

Uma boa leitura especializada sempre é útil. Várias vezes já citei a revista  Hobby News, com boas matérias e que fala de outros tipos de modelismo. Todos tão bonitos e gostosos de se ler. (não sou o proprietário da revista, tá! )
Ter um hobby é importante para relaxar os nervos, não sei dizer qual o melhor. Acredito que se tivermos um hobby que nos distraia nas horas de laser sempre é mais compensador do que simplesmente colecionar algo que só nos irá proporcionar  prazer uma vez  ou outra,  do que  construir e fazer qualquer coisa feita com suas próprias mãos.

Agora, grande o problema é  gostar de ter uma pequena oficina em casa e não poder entrar numa loja de ferramentas,    e  pelo    impulso    querer  comprar de tudo. É um desespero.  Pelo amor de Deus, haja dinheiro.
Mas estou aqui para  escrever algo que interesse aos modelistas em geral e não desestimulá-los.

Tem um "maluco" total que se chama Edmar Mammini. Talvez seja um dos melhores nautimmodelistas em nosso planeta. O conheço  de longa data, desde a construção e inauguração do Modelodromo do Ibirapuera. Naquele dia inesquecível, com uma presença enorme de autoridades, todas as modalidades do hobby nos prestigiaram com  demonstrações  de  seus modelos. O tanque de nautimodelismo ficou cheio de belíssimos barcos de toda espécie. Submarino, um a  remo dos mais antigos, veleiros. O  Mammini  veio com um couraçado de 4 metros. Cheio de canhões, tiros, fumaça, navegando para frente e para trás, apito, e no meio da demonstração lançou na agua um escaler com um remador,  tudo acionado por RC. Incrível até o remador se movimentava com RC. Ele tem vários modelos em sua residência e já foi premiado pelas autoridades da Marinha com condecorações por reproduzir com fidelidade modelos de nossa Armada.

A Editora  Hobby link do amigo Álvaro Caropreso,   publicou dois livros de autoria do "doidão"sobre Oficinas e Ferramentas para maquetes. Uma   beleza,   com ensinamentos totais sobre ferramentas e maquinas   cujo titulo é: "Oficina de aeromodelismo,  construção, dicas e truques". Delícia de leitura.
Se tiverem interesse em conhecer (já disse que não sou o dono) anotem: www.hobbylink.com.br.

É ler e querer ir correndo comprar ferramentas.



.



















segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

AEROMODELISMO - MODELISMO


Aqui estou eu tentando escrever algo interessante sobre uma pergunta constante em nossos meios de comunicação sobre o titulo do artigo : "Como começar ? Onde ?.

Leio com atenção a bela revista Hobby News bem como acompanho a página da Internet do E-Voo. Alias como estou meio preso em meu apartamento já por mais de dois meses, (oh  praga de operação), peço a ajuda de meus amigos para me enviarem outros títulos que eventualmente não conheço.

Ao escrever estas primeiras linhas, tenho que concordar com meu medico.
Devo esperar um pouco mais  pois  tenho uma leve tontura proveniente dos remédios que estou tomando. Até para revisar o que escrevi está difícil. Peço que me desculpem, e assim que a coisa melhorar, voltarei ao assunto.
Walter -  wnutini@globo.com


Hoje 03/06/2013 - fui liberado para escrever nosso blog. Operado dos quadris, já ando direitinho.

Bem amigos deste blog, "após um longo e tenebroso inverno" - (este é um titulo de livro) volto a estas páginas para dar continuidade ao artigo "como começar".

O universo avançou muito em tecnologia radio-controlado. Como se produz em alta escala todos o produtos necessários para um aeromodelo, é evidente que as varias modalidades da pratica estão também ganhando preferencia dos aeromodelistas. O custo baixou muito e está ao alcance da maioria dos praticantes. O equipamento  eletrônico simples equivale a uma boa bola de futebol.

Acho que o mais importante é saber onde se praticar o hobby. Analisando os tipos de uso talvez tenhamos encontrado o melhor caminho, por exemplo: U-Control ou VCC - Voo circular controlado.

O local deve ter um espaço de uma pista circular com no mínimo 50 metros de diâmetro. Em qualquer cidade é fácil encontrar tal espaço e se possível encontrar uma já asfaltada para a pratica. Em geral há bons clubes, como em São Paulo o CASA em Santana ao lado do clube Esperia.
É um ótimo clube com dirigentes apaixonados, que dedicam seus fins de semana a organizar e ensinar quem quer que apareça a pilotar um modelo prontinho para testes.
Este Clube, tem uma das provas anuais mais interessantes.
 Numa data pré-determinada logo cedo distribuem a quem se inscrever,  caixas de madeira onde transporta-se cebolas. E é só. Vários grupos são formados e com este material até o fim da tarde do dia anterior à prova de voo, constroem seu aeromodelo do tamanho e formato que bem lhes aprouver. Trazem seus motores Glow, colas, lixas, e vão apara o oficina do clube onde ferramentas e maquinas não faltam. Uma loucura.

No dia seguinte logo cedo começam o voos os quais  são avaliados por juízes competentes. Uma variedade enorme de estilo e tipos, criação de cada competidor e a maioria voam muito bem.

Na modalidade do VCC são praticados os voos de acrobacia, velocidade, escala, corrida em conjunto e combate. As provas de Combate são sensacionais,   disputadas nas chamadas australianas com mais de 4 concorrentes  juntos dentro do circulo,  são o delírio do público e não duram muito, com quase todos os modelos se espatifando no solo. A Equipe Senta-Pua da  ABA já comentada neste blog, fazia a festa nas exibições quando da abertura de Campeonatos.

Para quem quiser saber mais detalhes das modalidade de VCC, tenho um filme a disposição e podem ser solicitados através de meu e-mail
 wnutini@globo.com

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

FELIZ ANO NOVO

 
 

ANO NOVO -  Voltei!  Mais ou menos

 
 
 
Ainda é um pouco cedo para poder voltar a escrever. Tenho mais 20 dias de castigo me resguardando da operação enjoada que sofri.

Mas, como curiosidade, abri o computador e não aguentei a vontade de dar uma olhada neste  Blog.
Surpreso e muito feliz, verifiquei que o danado já recebeu o incrível número de mais de 2.000 visitas Isto é apenas uma prova de quantos apreciadores e interessados tem o nosso hobby-esporte-ciência.
 
Estou bem animado em prosseguir escrevendo, assim que puder.

Enquanto isso, outra curiosidade:

Minha TV teve um problema e chamei um técnico para consertá-la. Ao entrar no apartamento ele passou pela minha oficina (adaptada no pequeno quarto de empregada). Olhou as ferramentas, os modelos  etc... e  foi consertar a bandida. Felizmente era coisa rápida.
O jovem, de uns 35 anos e de poucas palavras,  disse pouco sobre o conserto, mas fez questão de contar que também é aeromodelista, que aprecia muito o hobby e entre outros comentários disse:

 "Recentemente comprei um RC-Ungly Stick. Aprendi a voar e me divirto muito num campinho perto de casa com esse simples e bom voador. Agora estou comprando um Kit do F22 a jato. Só falta um dinheirinho a mais para comprar a turbina, etc..."

Agora me pergunto: Quantos milhares de aeromodelistas como esse jovem existem ou existiram por aí, que sem um bom aconselhamento, apaixonados desde a infância pelo voar, entram numa loja e adquirem,  levados pelo entusiasmo,  e o que um bom  vendedor oferece?

Espero que os bons negociantes  sempre orientem os novatos. Já pensaram um aeromodelista sem ter ao lado um colega conhecedor e num campo aberto  começa a voar  RC a jato  e tenta  voar um F22  que facilmente chega a 200 quilômetros/hora?  Quanta dificuldade ele encontrará? E o  perigo para ele, e os eventuais apreciadores e para o próprio aeromodelismo ? Quantas más noticias já ouvimos sobre situações assim?

Baseado no  comentário acima, no próximo artigo que publicar tentarei opinar - sem pretender ser  didático -  porque o aeromodelismo que tem um enorme potencial para tornar-se um esporte em evidência,   fica  patinando sem maior interesse da mídia. Na realidade para a mídia em geral, noticia boa não é noticia. Mas em se tratando de desastre!  é só verificar todos os dias.

ATENÇÃO MINHA GENTE. Todo cuidado é pouco.