segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

LUTO NA AVIAÇÃO BRASILEIRA

29 de janeiro de 2016

Noticia vinculada em toda imprensa falada e escrita

O Museu da Aviação - TAM em São Carlos encerra suas atividades



A notícia acima me aborrece profundamente, uma vez que eu apreciava demais  podermos  ter no Brasil um museu  da  Aviação  de  tal envergadura.

Sobre o assunto,  me permito contar alguns fatos e fazer alguns comentários.

Quando eu presidia a Associação Brasileira de Aeromodelismo (ABA), hoje COBRA, por coincidência encontrava-me frequentemente com o fundador do Museu - o comandante Rolim da TAM - na ante-sala do Diretor Geral do DAC, hoje ANAC, no Aeroporto Santos Dumont .  
Lá, sempre bem recebidos, tanto eu como Rolim procurávamos resolver os problemas que tínhamos com as entidades que representávamos .  
Numa dessas ocasiões ele  convidou-me para voltarmos a SP em seu avião. Rumo a Congonhas, conversa  vem, conversa vai ,  Rolim  falou sobre seu grande sonho em construir um museu de Aviação.                                   
Fiquei admirado com a percepção de quão forte era esse sonho, mas também tinha conhecimento de que são homens assim - com H  maiúsculo  -   e que sonham alto,  os que fazem as coisas acontecerem.

O museu sonhado por Rolim foi construído na cidade de São Carlos – SP.

Mais de 20.000 metros quadrados de uma bela construção.
Mais de 90 aeronaves de todos os tipos e épocas.                                                        
Realizado com o esforço de muitos. Chegaram ofertas de doadores, aeronaves emprestadas para exibição e/ou compradas pela TAM.

O único “senão”, a meu ver, foi a localização do Museu.  São Carlos é uma bela cidade e o merece. sem dúvida.  Mas  não é um grande centro populacional, está distante da cidade de São Paulo  (230 quilômetros) e para se obter rendas e visitantes, é necessário contar com  grande  público.

Como exemplo cito meu caso:  não cheguei a conhecer o Museu.

Somente  o vi por fotos que me foram oferecidas. Não  dirijo  mais   automóvel (86 anos) e, embora sempre com disposição para ir a São Carlos, por várias vezes tentando sair em viagem com Fabio, meu filho também amante da Aviação,  a visita não aconteceu.
Não é desculpa de mau pagador. Simplesmente não fui conhecê-lo.

Na América Latina não se conhece um museu da aviação igual. 




    Lockeed  Constellation - aviões  imaculados -  apreciem a  construção do Museu



Voltando à estarrecedora notícia acima vinculada,  faço a pergunta:

PORQUE ?

Segundo o presidente atual do Museu o problema é verba.  Com gasto mensal estimado em  R$300.000,00,  diz ser impossível  continuar.

O ideal talvez fosse  transferir o Museu para uma cidade como São Paulo. Mas também não sabe como resolver o todo que adviria com essa decisão.

No último artigo que escrevi neste blog informei que a Prefeitura de SP estava pensando em transferir o Museu, se possível, para o complexo  Anhembi.                                                                          
Contudo, entre os vários pontos anotados pelo presidente do  Museu como difíceis para a mudança, há a dúvida sobre o Anhembi.  A área pertence  a ...  Prefeitura?  Estado ? ou é Federal,  como presa da revolução  de 1930?                                                       
E os custos reais que terá com as 90  aeronaves para desmontá-las e seu transporte? Onde conseguir patrocínio para tudo que é necessário?

Bem, quanto à propriedade do terreno  lembro que quando se resolveu construir um local para desfiles de Carnaval, foi erguido o Sambódromo. Lindo. E dentro da área de que falamos: o  ANHEMBI.                              
Nada tenho  contra o Carnaval, apenas  menciono o  Sambódromo como exemplo de como é possível se conseguir o uso da área.

E quanto ao patrocínio? Quem sabe “trabalhar” junto a empresas e porque não se falar numa  participação do povo como aconteceu, p. ex. nos projetos do “Criança Esperança” da Globo?

De fato é, sem dúvida, uma situação difícil. Mas acredito que um encontro de autoridades civis e militares com os aeronautas sonhadores seria um bom começo para se falar de um projeto tão ambicioso.                        
Como disse acima, acho que homens com “H” maiúsculo não são muitos, porém, tenho certeza que ainda podem ser encontrados por esse mundo afora.
Conheci alguns no passado que podem servir de exemplo e que valem  ser lembrados, como:

Prefeito Prestes Maia:  teve coragem de mudar o traçado do rio Tietê que transbordava constantemente isolando metade de São Paulo.                        
Construiu o Estádio do Pacaembu numa pirambeira danada que ninguém sabia como aproveitar.  Cortou a cidade com várias avenidas e alamedas. E... nunca  foi acusado de desvio de verbas, mudando o conceito de “ele rouba, mas faz.”

Prefeito Faria Lima:  com ele tive a oportunidade de debater, e muito, a possibilidade de se construir um local  para a prática do modelismo em São Paulo. E lá está ele - o Centro de Modelismo do Ibirapuera – funcionando até hoje.
Faria Lima era obstinado e sem papas na língua.  Abriu a bela  Av. 23 de Maio tomando uma decisão de construção que perdurava a quase meio século, tantos eram os problemas com as desapropriações das propriedades locais.                                             Sem medo,  iniciou as obras do Metrô de SP, um dos melhores do mundo, começando pela linha Zona Norte/Centro da cidade.

Assim como ao Faria Lima, conheci outros militares da Aeronáutica com os quais tive a oportunidade de conviver e que também tomaram decisões difíceis.
De época mais recente, lembro-me do Ten. Brigadeiro  do  Ar,  Sócrates Monteiro, o qual já tive ocasião de mencionar em outro artigo deste blog, e do qual acompanhei a trajetória dentro da Aeronáutica até chegar a Ministro da Aeronáutica no Governo Collor.  
Sócrates Monteiro tratou do reconhecimento do aeromodelismo como esporte e defendeu o Centro de Modelismo junto à Prefeita Erundina que pretendia fechá-lo.       E, fez funcionar o projeto Sindacta  de Defesa Aérea em nosso país.

A lembrança de tantas obras realizadas  com  o  esforço conjunto de homens públicos, autoridades  e “sonhadores”  nos faz reforçar a ideia de que uma reunião de cabeças pensantes seria ótima no caso da reabertura do nosso Museu da Aviação.                       Basta ter os  homens com “H”,  brigadeiros com “B”,  governantes interessados em preservar a história da aviação brasileira.

Mas, abro revistas, assisto telejornais, ouço falar em “Lava-jatos” e “Zelotes” onde são denunciados políticos e empresários. Os valores desviados são Bilhões e não Milhões.

Penso: Quanto valeria o projeto total da mudança do Museu para SP? De que número estamos falando?

Se já estou profundamente aborrecido com a notícia  do encerramento do Museu, lembrando dessa situação escabrosa do nosso país faço uma força danada para não perder a compostura  e soltar  alguns palavrões.

Afinal, vocês que acompanham a leitura deste modesto blog não merecem o desrespeito.








quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

FELIZ ANO DE 2016


OBA! 2014 terminando, expectativa de Ano Novo feliz, confraternizações  familiares, amigos.

Minha esposa  chega e avisa que a campainha do apê não funciona. Bico, resolvo fácil agora já quase totalmente recuperado da cirurgia no quadril. 
Vou à loja vizinha, compro uma ding-dong nova. Escada, ferramentas etc.. e lá vou eu, pensando que bom é estar bem de cabeça e de ... corpo? 
Instalo a nova bichinha tocadora. Vamos provar:  nada. Subo e desço a escada umas dez vezes para saber onde errei. Após boa luta, encontro o cabo quebrado. Troco. Experimento e... tudo funcionando bem. Desço da escada pela última vez..
Dias depois, não consigo andar. Fui levado pela cara metade ao hospital, também nosso vizinho. Injeção, remédios, cadeira de rodas na volta ao lar.  Diagnostico: pinçamento  do maldito nervo ciático. Resultado, 30 dias de molho, E...  como  dói.
Meus filhos e uma bengala, herança de meu pai, me carregaram para as festas familiares.
Fim de 2014.   

Ainda de molho  por sorte recebi, como acontece mensalmente, a revista Hobby News.
Que bom! Distração garantida. 

Já fui editor de uma revista, a Sport Modelismo, e conheço os problemas que são enfrentados para se poder produzir, a cada mês, matéria sobre algo tão difícil como é o modelismo.,
Aproveito para aqui felicitar o querido amigo José Luiz Affonso por sua luta e competência com a Hobby News. Ele a edita, escreve bons artigos, fotografa, traz publicidade de boas lojas e importadoras especializadas.
Recomendo sua leitura. Ela fala do modelismo em geral: aero, auto, ferreo, nauti e plasti com boas reportagens e belas fotos sobre a atividade de clubes ou grupos de várias localidades, pode-se apreciar quanto o modelismo vem crescendo.

Esse último número que recebi  (a revista está cada vez melhor)  é uma beleza. Notei e lamento, apenas, a falta de notícias do nautimodelismo.

Anotei abaixo algumas reportagens e artigos nele publicados para que aqueles que ainda não conhecem a revista percebam o valor de seu conteúdo e sua importância no mundo do nosso hobby. Através dela toma-se conhecimento  de muitos clubes ou grupos de modelismo, em especial do aero, e a promoção de tantas provas, shows e demonstrações acontecendo por este nosso Brasil afora, como:


GASPAR, Florianópolis, Clube Asas do Vale: Encontro de Jatos e Helicópteros e, no final,                 churrasco e chopp

12  O'Clock High: evento realizado nos EUA para modelos Escala, disputado com a  presença de       vários brasileiros


                              

De Havilland D-2, um dos belos Giant voando  . Estou  construindo um desses, e espero que fique tão bom.  É o modelo que abre nosso Blog


Santa Barbara D'Oeste: 1º Encontro Escala Giant no  Clube CBM. Locução do grande Vadico.

São José dos Campos: 16º Competição SAE - Brasil. Em artigo anterior, falei a respeito. Beleza

Asas do Vale: 1º Encontro de Voo Circular - O resgate de uma arte
                         Reportagem do Sancler e  Michelle

 Jundiaí - SP. Encontro Naftalina: Um grupo de aeromodelistas se reuniu para uma confraternização, com  modelos antigos de R/C, VCC  ou Vôo Livre. Fui homenageado pelo grupo e não pude  comparecer (coisa feia). Edson de Blumenau, Joca de Jundiaí, Celso De Santi,  Castrucci, Conrado e Avalone de SP fizeram a festa. Espero que o encontro se repita  todos os anos,

Três Lagoas - MS: 6º Festival de modelos Escala, com reportagem de Douglas Borges

Clube Barbarense -MG: 2º Encontro de Planadores RC.

Pouso Alegre - MG: Sabadão Voador: Modelos RC Escala

6º Encontro de Ferreomodelismo em Baurú - uma reportagem de Luciano Marcassa

11º Encontro de Ferreomodelismo em Bebedouro  com exposição de maquetes

Santana  do Livramento - RS: 21º Festival AERLIV. Muita festa com modelos RC

Belo Horizonte - //MG: Prova de Planadores de Encosta, Bela reportagem de Sancler e Michelle

Alvares Machado - SP: 2º Encontro de Aero e Heli. com reportagem de Ronaldo Herrera


Alguns bons artigos que me chamaram a atenção:

DEPRON, O material mágico. Artigo escrito pelo José Luiz, bem esclarecedor.

DICAS E TRUQUES, interessante artigo sobre pequenas idéias e boas soluções.

BATERIAS LIFE: um lição técnica eletrônica sobre este novo produto cuja curiosidade já sai pelo nome: LIFE ( para ler como se escreve e não LAIFE). Vale a pena ler

TUCANO: comentário do Sancler sobre 1º Tucano Phoenix Model Turbo

HELIMODELISMO: Dúvidas sobre o Helimodelismo e sua técnica. Artigo do Braulio Lorenzo

ANSALDO: artigo do Mário Antônio Soldatelli.
Não perco seus artigos.Construo modelos a 70 anos e sempre aprendo alguma coisa  com ele. Escreve uma  página todos os meses com um modelo construído com pequenas sobras de mais variados materiais, como palitos de sorvete. Tem mais de 50 construídos com motor glow,  todos voando muito bem. Parabéns Soldatelli.

AUTOMODELISMO: uma prova chamada  DESTRUCTION DERBY. O nome já diz tudo -" vamos destruir tudo que estiver na frente". Os automodelos  custam pouco para esses aficionados?
   
                                  

                                           Já  pensaram como acaba a brincadeira?


NOVIDADES: a revista sempre recebe das lojas especializadas, as novidades recentemente chegadas ao Brasil.  Ficamos bem informados com esta página.


COBRA : Muito oportuna a reportagem com perguntas aos dois candidatos que já se apresentaram para presidir a Confederação Brasileira de Aeromodelismo (Cobra) no próximo quadriênio.
Como tenho conhecimento, porém, de que outros dirigentes de clubes, como p ex. Celso De Santi e Rudse Carvalho, poderiam ser tb possíveis candidatos, seria ótimo se fôssem convidados a entrevistas. Quanto maior o número de candidatos, melhor a escolha.
Seja quem for, porém, o eleito, seria muito bom que pensasse num estatuto que facilitasse a filiação dos clubes e/ou de grupos de aeromodelistas brasileiros, prevendo até que mesmo um aeromodelista solitário, de uma pequena cidade, possa fazer parte do contexto geral da Confederação.
Que procurem soluções. A cabeça foi feita para pensar, concordam?

Mas, será que vai haver eleição em 2015?


PLASTIMODELISMO: Javelin Gloster - Todos os meses o Guilherme Perdomo de Castro com sua Margareth, um lutador pela sua modalidade, escreve sobre um modelo. Nesse número ele descreve o Javelin e, como de costume, conta toda a história do avião, suas lutas aéreas, e ensina com maestria a construir o kit. Uma lição de história da aviação que acompanho a cada edição da revista.

 Finalizo, sobre a  Hobby News, mais uma vez  parabenizando  seu editor.



CASA  - Aproveito esse ensejo, para contar que o Hernani, presidente do CASA, clube paulistano de aeromodelismo especializado em VCC, pretende. construir, com o amigo Guilherme Steger, uma réplica de avião comercial para ser colocada à frente da sede do clube. O modelo será uma fuselagem cortada ao meio,  com bancos e painel de pilotagem e seu instrumental.
A finalidade é convidar escolas para que estudantes tenham oportunidade de conhecer o avião por dentro e assistir filmes sobre Santos Dumont e o 14-Bis.
Excelente projeto! Espero que possam enfrentar os problemas que certamente encontrarão no caminho a percorrer para sua execução.



Um avião cortado ao meio



.
E, como falei acima sobre exposições e Plastimodelismo,  fui convidado pelo Navarro - e  compareci - à exposição realizada no hangar do Parque da Aeronáutica, em Santana/SP com modelos de plasti  de todos os tipos. Carros, antigos e atuais, aviões de todas versões e figuras impressionantes com montagens de cenários imaginados de guerras, heróis de tv e cinemas,  uma beleza de detalhes e criatividade. Tirei algumas fotos mas infelizmente sou um perna de pau e elas não são boas, Mas mesmo assim, abaixo estou anexando algumas, para dar uma pálida ideia do que foi aquela exposição, aliás, bem organizada pelo Perdomo.


 Olha o Batman lá em cima


                         






                                       
Além destas fotos tenho outras de aviões, automóveis, veículos militares, mas infelizmente este espaço é pequeno  para tanto. 


                                    

Grupo de oficiais  que trabalham no Parque da Aeronáutica,  local da feira de Plastimodelismo, homenageados por Perdomo.   Gentilmente fui também homenageado.





:       

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

VOLTO AO BLOG


Estamos em Agosto,  meio ano de 2015 já se passou.
Vamos às noticias que achei interessantes para se falar a respeito:


Em março tivemos as esperadas eleições para a nova diretoria da Cobra

Foi eleita a chapa de:
Rogerio Lorizola
Rua Maestro Henrique Marques, 158 - CEP 13484-326
LIMEIRA - SP 

Li, na Revista Hobby News, as  propostas  do Sr. Rogerio  para realizações na sua próxima gestão.
Ótima sua afirmação de que irá incrementar as competições em todos os níveis, inclusive os Campeonatos Nacionais e Internacionais como os Sul-Americanos. Desejo boa sorte e que cumpra seu mandato em paz entre os aeromodelistas (sempre haverá os que reclamam). 
Tenho alguma experiência no assunto e fico à disposição do novo dirigente para qualquer tipo de colaboração a respeito. 
Tenho estado com presidentes de clubes em eventos e parece haver uma preocupação geral: a informação de  como ficou a passagem  do patrimônio da Cobra?  haverá balancetes mensais? sempre dúvidas com o "tutú"$.

Críticas houveram a respeito da antiga presidência da Cobra, o que é normal, mas poucos foram os elogios. Gostaria então de registrar um elogio pelo trabalho que os ex-dirigentes da Confederação tiveram em resolver e que foi o problema de representação do aeromodelismo nacional junto à FAI - Federação Internacional de Aviação - que fica em Paris, França, e que sempre nos causou grandes transtornos, pois, quando foi fundada a ex-ABA a FAI  deu a outorga da representação  para o Aero Clube do Rio de Janeiro. Não é incrível?
Os ex-dirigentes da Confederação enviaram um representante para a sede da FAI. em Paris, França. Após apresentar muitos documentos necessários, convenceram-na a designar definitivamente que a COBRA seria a real representante do aeromodelismo no Brasil. Fim do problema.

Infelizmente  o sr. Neuly,  ex-presidente  da COBRA, faleceu no início deste ano. 
Aos que não tiveram a oportunidade de conhecê-lo, logo abaixo neste blog encontrarão,  sob o titulo de "Algo sobre a ABA atual Cobra"  (clicar no triângulo), um vídeo realizado pelo presidente do CASA, Sr. Hernani Ramos. Esse vídeo muito bonito e elucidativo sobre o aeromodelismo foi encomendado pelo Sr. Neuly. Vale a pena revê-lo.


CAMPEONATO  MUNDIAL  DE  PLANADORES  RC - CROÁCIA

Pedi ao amigo de longa data, Mario de Lucca, que por gentileza me enviasse um relato do que foi este campeonato, visto saber que o mesmo teria chefiado  a delegação brasileira ao evento. Dito e feito.
Aí vai a reportagem:

"Em primeiro lugar gostaria de agradecer o convite do  Sr. Walter Nutini para fazer um relato do Mundial de F3K 2015 - Croácia.
Bom tem gente que não gosta de falar do passado mas quando é com boas memórias não tem como não falar do grande apoio que o Sr. Nutini me deu no passado...eu ainda com meus l6 para l7 anos começando no planador RC ia ajudar nas competições de voo livre no banhado em S.J.dos Campos e posso dizer que aprendi muito com os grandes "professores" da época, Paulo Solon, André Gomide, Fabio Nutini, Celso de Santi e outros. Vale frisar que este aprendizado não foi somente em técnicas de voo e/ou construção mas principalmente sim como ser um aeromodelista !!!!
Portanto se chegamos hoje aonde chegamos é graças em grande parte ao senhor... muito obrigado Sr.Nutini !!!!  Com relação ao mundial de  planadores F3K realizado na Croácia  entre os dias 20 e 26 de Julho na cidade de Ludberg a 180Km de Zagbred,  podemos dizer que este foi uma das melhores participações do Brasil em Mundiais de planadores RC.
Há  l5 anos praticamente iniciei a categoria aqui no Brasil e com a ajuda do Norberto Cagnacci iniciamos o desenvolvimento e fabricação dos primeiros modelos, ainda poliedros, com 2 canais somente... eu parecia um louco lançando aqueles planadores no clube... todo mundo olhando meio torto... mas devagarinho e com muita luta consegui desenvolver a categoria aqui.
Hoje já chegamos ao ponto de ter pilotos patrocinados por fabricantes de rádios e de planadores...sabemos que isso não é fácil mas conseguimos pelo nosso trabalho e dedicação.
Voltando ao mundial, tivemos os 7 dias com condições boas para se voar, com muitas térmicas e pouco vento o  que fez a prova ser muitíssimo disputada, cada erro era muito difícil de ser recuperado, pois a maioria dos pilotos faziam as pontuações máximas nas rodadas. Mesmo assim começamos em 11º lugar e até as duas últimas rodadas, das 18 totais, estávamos em 3º lugar e por cerca de alguns segundos de voo caímos para o 4º lugar, veja as pontuações  abaixo:

Resultados - Até o 5º lugar


Paras continuar, clicar em "mais informações"




quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

2015, Ano Novo, vida nova. SERÁ?


OBA! 2014 terminando, expectativa de Ano Novo feliz, confraternizações  familiares, amigos.

Minha esposa  chega e avisa que a campainha do apê não funciona. Bico, resolvo fácil agora já quase totalmente recuperado da cirurgia no quadril. 
Vou à loja vizinha, compro uma ding-dong nova. Escada, ferramentas etc.. e lá vou eu, pensando que bom é estar bem de cabeça e de ... corpo? 
Instalo a nova bichinha tocadora. Vamos provar:  nada. Subo e desço a escada umas dez vezes para saber onde errei. Após boa luta, encontro o cabo quebrado. Troco. Experimento e... tudo funcionando bem. Desço da escada pela última vez..
Dias depois, não consigo andar. Fui levado pela cara metade ao hospital, também nosso vizinho. Injeção, remédios, cadeira de rodas na volta ao lar.  Diagnostico: pinçamento  do maldito nervo ciático. Resultado, 30 dias de molho, E...  como  dói.
Meus filhos e uma bengala, herança de meu pai, me carregaram para as festas familiares.
Fim de 2014.   

Ainda de molho  por sorte recebi, como acontece mensalmente, a revista Hobby News.
Que bom! Distração garantida. 

Já fui editor de uma revista, a Sport Modelismo, e conheço os problemas que são enfrentados para se poder produzir, a cada mês, matéria sobre algo tão difícil como é o modelismo.,
Aproveito para aqui felicitar o querido amigo José Luiz Affonso por sua luta e competência com a Hobby News. Ele a edita, escreve bons artigos, fotografa, traz publicidade de boas lojas e importadoras especializadas.
Recomendo sua leitura. Ela fala do modelismo em geral: aero, auto, ferreo, nauti e plasti com boas reportagens e belas fotos sobre a atividade de clubes ou grupos de várias localidades, pode-se apreciar quanto o modelismo vem crescendo.

Esse último número que recebi  (a revista está cada vez melhor)  é uma beleza. Notei e lamento, apenas, a falta de notícias do nautimodelismo.

Anotei abaixo algumas reportagens e artigos nele publicados para que aqueles que ainda não conhecem a revista percebam o valor de seu conteúdo e sua importância no mundo do nosso hobby. Através dela toma-se conhecimento  de muitos clubes ou grupos de modelismo, em especial do aero, e a promoção de tantas provas, shows e demonstrações acontecendo por este nosso Brasil afora, como:


GASPAR, Florianópolis, Clube Asas do Vale: Encontro de Jatos e Helicópteros e, no final,                 churrasco e chopp

12  O'Clock High: evento realizado nos EUA para modelos Escala, disputado com a  presença de       vários brasileiros


                              

De Havilland D-2, um dos belos Giant voando  . Estou  construindo um desses, e espero que fique tão bom.  É o modelo que abre nosso Blog


Santa Barbara D'Oeste: 1º Encontro Escala Giant no  Clube CBM. Locução do grande Vadico.

São José dos Campos: 16º Competição SAE - Brasil. Em artigo anterior, falei a respeito. Beleza

Asas do Vale: 1º Encontro de Voo Circular - O resgate de uma arte
                         Reportagem do Sancler e  Michelle

 Jundiaí - SP. Encontro Naftalina: Um grupo de aeromodelistas se reuniu para uma confraternização, com  modelos antigos de R/C, VCC  ou Vôo Livre. Fui homenageado pelo grupo e não pude  comparecer (coisa feia). Edson de Blumenau, Joca de Jundiaí, Celso De Santi,  Castrucci, Conrado e Avalone de SP fizeram a festa. Espero que o encontro se repita  todos os anos,

Três Lagoas - MS: 6º Festival de modelos Escala, com reportagem de Douglas Borges

Clube Barbarense -MG: 2º Encontro de Planadores RC.

Pouso Alegre - MG: Sabadão Voador: Modelos RC Escala

6º Encontro de Ferreomodelismo em Baurú - uma reportagem de Luciano Marcassa

11º Encontro de Ferreomodelismo em Bebedouro  com exposição de maquetes

Santana  do Livramento - RS: 21º Festival AERLIV. Muita festa com modelos RC

Belo Horizonte - //MG: Prova de Planadores de Encosta, Bela reportagem de Sancler e Michelle

Alvares Machado - SP: 2º Encontro de Aero e Heli. com reportagem de Ronaldo Herrera


Alguns bons artigos que me chamaram a atenção:

DEPRON, O material mágico. Artigo escrito pelo José Luiz, bem esclarecedor.

DICAS E TRUQUES, interessante artigo sobre pequenas idéias e boas soluções.

BATERIAS LIFE: um lição técnica eletrônica sobre este novo produto cuja curiosidade já sai pelo nome: LIFE ( para ler como se escreve e não LAIFE). Vale a pena ler

TUCANO: comentário do Sancler sobre 1º Tucano Phoenix Model Turbo

HELIMODELISMO: Dúvidas sobre o Helimodelismo e sua técnica. Artigo do Braulio Lorenzo

ANSALDO: artigo do Mário Antônio Soldatelli.
Não perco seus artigos.Construo modelos a 70 anos e sempre aprendo alguma coisa  com ele. Escreve uma  página todos os meses com um modelo construído com pequenas sobras de mais variados materiais, como palitos de sorvete. Tem mais de 50 construídos com motor glow,  todos voando muito bem. Parabéns Soldatelli.

AUTOMODELISMO: uma prova chamada  DESTRUCTION DERBY. O nome já diz tudo -" vamos destruir tudo que estiver na frente". Os automodelos  custam pouco para esses aficionados?
   
                                  

                                           Já  pensaram como acaba a brincadeira?


NOVIDADES: a revista sempre recebe das lojas especializadas, as novidades recentemente chegadas ao Brasil.  Ficamos bem informados com esta página.


COBRA : Muito oportuna a reportagem com perguntas aos dois candidatos que já se apresentaram para presidir a Confederação Brasileira de Aeromodelismo (Cobra) no próximo quadriênio.
Como tenho conhecimento, porém, de que outros dirigentes de clubes, como p ex. Celso De Santi e Rudse Carvalho, poderiam ser tb possíveis candidatos, seria ótimo se fôssem convidados a entrevistas. Quanto maior o número de candidatos, melhor a escolha.
Seja quem for, porém, o eleito, seria muito bom que pensasse num estatuto que facilitasse a filiação dos clubes e/ou de grupos de aeromodelistas brasileiros, prevendo até que mesmo um aeromodelista solitário, de uma pequena cidade, possa fazer parte do contexto geral da Confederação.
Que procurem soluções. A cabeça foi feita para pensar, concordam?

Mas, será que vai haver eleição em 2015?


PLASTIMODELISMO: Javelin Gloster - Todos os meses o Guilherme Perdomo de Castro com sua Margareth, um lutador pela sua modalidade, escreve sobre um modelo. Nesse número ele descreve o Javelin e, como de costume, conta toda a história do avião, suas lutas aéreas, e ensina com maestria a construir o kit. Uma lição de história da aviação que acompanho a cada edição da revista.

 Finalizo, sobre a  Hobby News, mais uma vez  parabenizando  seu editor.



CASA  - Aproveito esse ensejo, para contar que o Hernani, presidente do CASA, clube paulistano de aeromodelismo especializado em VCC, pretende. construir, com o amigo Guilherme Steger, uma réplica de avião comercial para ser colocada à frente da sede do clube. O modelo será uma fuselagem cortada ao meio,  com bancos e painel de pilotagem e seu instrumental.
A finalidade é convidar escolas para que estudantes tenham oportunidade de conhecer o avião por dentro e assistir filmes sobre Santos Dumont e o 14-Bis.
Excelente projeto! Espero que possam enfrentar os problemas que certamente encontrarão no caminho a percorrer para sua execução.



Um avião cortado ao meio



.
E, como falei acima sobre exposições e Plastimodelismo,  fui convidado pelo Navarro - e  compareci - à exposição realizada no hangar do Parque da Aeronáutica, em Santana/SP com modelos de plasti  de todos os tipos. Carros, antigos e atuais, aviões de todas versões e figuras impressionantes com montagens de cenários imaginados de guerras, heróis de tv e cinemas,  uma beleza de detalhes e criatividade. Tirei algumas fotos mas infelizmente sou um perna de pau e elas não são boas, Mas mesmo assim, abaixo estou anexando algumas, para dar uma pálida ideia do que foi aquela exposição, aliás, bem organizada pelo Perdomo.


 Olha o Batman lá em cima


                         






                                       
Além destas fotos tenho outras de aviões, automóveis, veículos militares, mas infelizmente este espaço é pequeno  para tanto. 


                                    

Grupo de oficiais  que trabalham no Parque da Aeronáutica,  local da feira de Plastimodelismo, homenageados por Perdomo.   Gentilmente fui também homenageado.





:       

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

16º Competição SAE BRASIL AeroDesign São José Dos Campos - 2014


 
Todos os anos, e lá se vão 15, é realizada uma das melhores competições  de  aeromodelismo  no  Brasil  que  é  a   SAE BRASIL AeroDesign,  constituída por duas provas:
 a  Competição de Projeto  e a  de  Vôo.  

Faz parte de um programa de fins educativos, Projeto AeroDesign, organizado pela Seção São José dos Campos. O objetivo é propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes de graduação e pós-graduação em Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas e futuros profissionais do importante segmento da mobilidade, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes.

"As competições estudantis da SAE BRASIL são provas de engenharia criadas para desafiar os jovens a colocar em prática o conhecimento técnico adquirido em salas de aula. No programa, os estudantes também tomam contato com a gestão do projeto em todos os seus aspectos. É verdadeiramente uma experiência extracurricular que faz diferença na formação do engenheiro", analisa Ricardo Reiner, presidente da SAE BRASIL.

Para ter uma ideia de quanto é importante o Projeto AeroDesign, veja a relação dos patrocinadores  da  Competição:
Airbus, Boeing, Embraer, SAAB, GE, Honeywell, Parker, Hamilton Sundstrand, Rolls-Royce  e Pratt&Whitney. Além disso, recebeu o apoio do DCTA, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Prefeitura de São José dos Campos, ADC Embraer e a rede Accor.
É BRINCADEIRA?


A 16º Competição SAE BRASIL foi realizada em São José dos Camposde 30 de outubro a 02 de novembro de 2014, com a presença de 85 equipes representando 16 Estados brasileiros e o Distrito Federal, além de uma equipe da Polônia, quatro da Venezuela e uma do Peru.
As 85 equipes representaram 71 instituições de ensino, num total de 740 participantes.

A Competição, para três classes de modelos - Regular, Advanced e Micro - teve início com a etapa Projeto, na qual as equipes tiveram seus projetos avaliados por juízes engenheiros da indústria aeronáutica, todos voluntários, e teve continuidade com a etapa de Vôo, em que os aviões, evidentemente rádiocontrolados, passaram por até 7 baterias, demonstrando serem capazes de decolar e transportar cargas úteis sempre crescentes, até as condições limite de cada programa.


Classificação:

Classe Regular:


1º  - equipe Urubus, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
2º  - equipe Uirá, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei)

Classe Advanced:
1º  - equipe Car-Kará, da Universidade Rio Grande do Norte
2 º - equipe AeroRio Advanced, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Classe Micro:
1º -  equipe Trem Ki Voa, da Universidade Federal São João Del- Rei
2º -  equipe  Tucano Micro, da Universidade Federal de Uberlândia

   Com o resultado, as equipes acima mencionadas, classificadas em primeiro e segundo lugares, ganharam o direito  de representar o Brasil na SAE Aero Design East, competição internacional que será realizada de 13 a 15 de março de 2015, em Lakeland, Flórida, EUA , onde as equipes brasileiras já fizeram história com classificações de sete primeiros lugares na Classe Regular, quatro na Advanced e um primeiro lugar na Classe Micro.

O Comitê Técnico da SAE AeroDesign 2014 ainda conferiu Menção Honrosa às equipes que se destacaram em 14 quesitos solicitados na 16º Competição: 

Aeronave com Menor Tempo de Retirada de Carga-
Classe Regular: equipe Acauã, da Universidade Federal de Viçosa (campus Florestal)
Classe Advanced:  Car-Kará Advanced, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Classe Micro:    equipe  Trem Ki Voa, da Universidade Federal de São João Del-Rei

Aeronave de Menor Peso Vazio -
Classe Micro:   equipe EESC-USP Mike, da EESC-USP

Configuração mais Desafiadora (cauda em "V") -
Classe Regular: equipe EtepFlying Regular, da ETEP Faculdades

First European Team at SAE BRASIL AeroDesign2014 -
Micro Class: equipe Spirit of RWD5bis, da Poznan University of Technology, Polônia

Maior "Acuracidade" (previsão de carga a ser transportada)-
Classe Regular: equipe Triângulo Aéreo, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Maior "Acuracidade" de Peso Vazio -
Classe Micro:  equipe Céu Azul Micro, da Universidade Federal de Santa Catarina

Maior Eficiência Estrutural (carga transportada dividida pelo peso vazio da aeronave) -
Classe Regular: equipe Aerofeg, da Universidade Estadual Paulista (Unesp/campus Guaratinguetá)

Maior Peso Carregado -
Classe Regular:    equipe Uirá, da UNIFEI
Classe Advanced: equipe AeroRioAdvanced, da PUC Rio

Melhor Apresentação Oral -
Classe Regular:     equipe KeepFlying, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
Classe Advanced:  equipe Leviatã, do ITA
Classe Micro:        equipe Tucano Micro, da Universidade Federal de Uberlândia

Melhor Equipe Internacional -
Classe Regular ; equipe Aerodesign Venezuela, da Universidad Nacional Experimental Politécnica de la Fuerza Armada

Melhor Projeto -
Classe Regular:     equipe EESC-USP Alpha, da EESC - USP
Classe Advanced:  equipe Leviatã, do ITA
Classe Micro:        equipe EESC-USP Mike, da EESC-USP

Melhor Projeto de Aquisição de Dados - 
Classe Advanced:  equipe AeroRioAdvanced, da PUC Rio.

Menor Tempo de Montagem -
Classe Micro:  equipe Microraptor,, da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Torcida Mais Animada -
Equipe Albatroz AeroDesign, da Universidade do Estado de Santa Catarina.


- Na Classe Regular, o regulamento este ano delimitou uma restrição dimensional de área em planta máxima de 7750 cm2 e foi equivalente à regra de 1999, a primeira edição da Competição SAE BRASIL AeroDesign.  O objetivo foi avaliar a evolução dos projetos ao longo das 16 edições da competição, principalmente o grau de capacidade de transportarem carga em relação às primeiras aeronaves daquela época, quando carregavam não mais de 6 kg. Para a Comissão Técnica, o salto foi enorme. Em 2014 os aviões conseguiram transportar mais de 12 kg de carga.

Com a restrição dimensional atual, as áreas de asa foram consideravelmente menores se comparadas com as do regulamento de 2013, o que levou as equipes a buscarem aeronaves mais leves visando a maximização da carga transportada para uma pista de 61 m. A restrição também resultou em asa mais esbelta (grandes alongamentos) e desafiou as equipes a aprimorarem o projeto estrutural e aerodinâmico de suas aeronaves.

- Na Classe Advanced chamaram atenção os projetos focados em sistemas de aquisição de dados em voo, assim como no desenvolvimento de aeronaves de peso vazio abaixo de 3 kg. As equipes desenvolveram seus próprios sistemas devido à exigência dos parâmetros de voo, que deveriam ser colhidos em cada bateria.

- Enquanto isso, os aviões da Classe Micro, que em 2013 carregavam cerca de 30 bolinhas de tênis, transportaram 40 unidades e trouxeram novas soluções, como utilização também da asa como compartimento de carga.


 Seguem algumas fotos:                                    


Avião da equipe Carranca Universidade Federal do Vale do São Francisco - Bahia












Equipe Draco Volans,
da Universidade de Brasília - DF






Equipe Black Bird

Universidade Federal
Fluminense

Rio de Janeiro











Equipe Delta

Universidade Federal do Piaui












Equipe Urutau

Universidade  Federal do Estado do Amazonas



Equipe Céu Azul Universidade Federal de Santa Catarina - 
Observem as bolas de tênis na fuselagem, para colocar peso a mais ou a menos










Equipe Tempest

Universidade de Pernambuco





                                                     


                       
                                                                                  


Equipe Venezuela


Universidad Experimental Politécnica de la Fuerza Armada Nacional





  85  Equipes










Equipe  Trem Ki Voa

Universidade Federal de São João Del Rei

Minas Gerais




Equipe AeroPampa


Universidade Federal do 
Pampa


Rio Grande do Sul









Nesta oportunidade, agradecemos à Companhia de Imprensa, em especial à Maria do Socorro Diogo e Helena Resende, pela gentileza de nos  enviarem  a reportagem da " 16º AeroDesign"  

Faremos o possível para  estarmos presente no próximo evento. 

Ao pessoal do SAE BRASIL, parabéns pelo belo empreendimento. 

Uma competição desse nível serve de exemplo para muitos clubes de aeromodelismo deste Brasil afora. Basta criarem eventos dessa grandeza, ter bons dirigentes e organização, e o apoio de autoridades, bem como  o patrocínio de empresas, com certeza se farão presentes.


Para os leitores amigos que não conhecem a SAE BRASIL, informamos que é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade  terrestre, marítima e aeroespacial. 

Maiores informações: vejam o site  www.saebrasil.org.br




  



quinta-feira, 25 de setembro de 2014

VÍDEO SOBRE a "'ABA - hoje COBRA'"



ALGO SOBRE AEROMODELISMO




Recebi do nosso amigo Hernani, Presidente do C.A.S.A, clube especializado em VCC, um belo vídeo, feito para esclarecer em reuniões e encomendado pela ABA, hoje CoBra.
Vale a pena saber como  Aeromodelismo foi  reconhecido como esporte (oficialmente)
Apresenta vários tipos de aeromodelismo e fala do reconhecimento pelo Ministério da Educação, nosso hobby-ciência, como também oficialmente é ESPORTE.
Varias filmagens foram extraídas de Campeonatos Mundiais, onde  equipes brasileiras participaram.
Tive o privilégio de exibir este vídeo em uma palestra no Clube Esperia, aqui em São Paulo, onde fui convidado pela entidade esportiva "Panathlon" esclarecer para uma boa  plateia,  que gostaria de saber porque o aeromodelismo é um esporte (e não brinquedo de gente rica, mas também) e conhecerem melhor suas varias modalidades.
Se tiverem a oportunidade de acompanhar e apresentar este vídeo eventualmente em algum encontro, vale a pena.
Como não poderia deixar de ser, é um bom trabalho de profissionais.
O vídeo é um pouco longo e demora para iniciar, ou "carregar" na linguagem dos entendidos em PC.
Clicar abaixo no https - em cima de vimeo, e  em seguida confirme o mesmo em azul

https://vimeo.co


m/105260129

Ao iniciar o vídeo, clique no pequeno triangulo em baixo.
                                                                         
Repare que no vídeo de velocidade, apenas se vê um risco passando a mais de 290 kls. por hora.
Ficaram  faltando as provas de voo-livre, que são divididas em:  planadores, elástico e motor FAI,
atualmente pouco praticadas no Brasil por falta de espaços livres dentro das maiores cidade.

VOU SUGERIR PARA COMPLETAR ESTE ARTIGO, QUE VERIFIQUEM NESTAS PAGINAS DO BLOG, A REPORTAGEM SOBRE UM CAMPEONATO MUNDIAL DE RADIO MODELOS ESCALA REALIZADO NA SUÍÇA EM 2013. ESTE  ARTIGO ESTÁ LOGO ABAIXO, PROCURAR EM POSTAGEM, E VALE A PENA OLHAR COM ATENÇÃO NA BELA APRESENTAÇÃO DE TUDO O QUE TEM DE MAIS BONITO NO AEROMODELISMO.