sábado, 9 de fevereiro de 2019

AEROMODELISMO - só broncas

AEROMODELISMO - só broncas

DENUNCIA  DE  UM MODELISTA  - PRATICANTE 



VOU REPETIR A ULTIMA MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG "POLITICAGEM..."
Incluimos algumas fotos novas e textos para provar, e  esclarecer oque se passa de vergonhoso no Modelodromo de São Paulo. Vou enviar copia para o Sr. Prefeito Bruno Covas


Devo estar me aproximando do dia de "desencarnar" desta terra, "pelo excesso de idade"
.
Walter Nutini - 

Tudo bem,

Antes que isso aconteça, gostaria de solicitar a alguns dos leitores deste Blog, que dentro de suas possibilidades, ajudem e consigam resolver alguns dos problemas em nosso esporte, os quais relatarei abaixo, e que estão travando seu desenvolvimento.

Unidos seremos mais fortes, concordam?

Me apaixonei pelo aeromodelismo e pela aviação a mais de 70 anos. 
Pratiquei o esporte sempre dentro da modalidade do voo-livre, em competições nacionais e internacionais. 

Fui  dirigente em Clubes, Federações e Confederações.
Saibam que  difícil, isso sempre foi, principalmente quando em contato com autoridades; 
1º -  porque estávamos sendo atendidos, o que dependia geralmente de apresentações.  
2º -  essas autoridades desconheciam  o esporte:
3º - tínhamos que convence-las  a se  interessar por ele.

Mas neste final de ciclo, provando a dificuldade da qual falo acima, não  consegui siquer encaminhar alguns assuntos que julgo serem importantes. Vamos lá:

CENTRO DE MODELISMO DO IBIRAPUERA, Modelodromo  de SP.

Não está sendo utilizado pelos modelistas em sua totalidade - falo do aero, nauti, auto, plasti e ferreomodelismo.
Cinco modalidades exigidas no projeto original pela Prefeitura de São Paulo.
Queixam-se os modelistas  que não podem exercer suas atividades porque não é permitido, pela atual administração, entrar com seus veículos (que têm estacionamento apropriado) e não conseguem levar seus modelos até o local desejado.
Modelos que levam anos para construir, valiosos e grandes.

Sem um  número expressivo de praticantes, o público que poderia presenciar treinamentos e provas, (a arquibancada existe para isso)  ficam sem ver alguma boa atividade e se desinteressam.  Tudo fica vazio. Às moscas". 



Nautimodelismo , modelodromo era prestigiado pela Marinha e com muitos competidores

O Prefeito Doria durante seu mandato visitou,  gostou do local , e homenageando a Ayrton Senna, transferiu para lá algumas esculturas do esportista, que estavam abandonadas. Reformou um espaço
e com grande "pompa" inaugurou-o  com a presença da família Senna.


            Praça Ayrton Senna , dentro do modelodromo, bronze de um F-1 estilizado e capacete

Aliás,  sabiam que Ayrton foi também   um bom aeromodelista?

  

  foto da escultura em bronze, do capacete de Ayrton
                   ao fundo o Formula 1


Pois bem, agora está proibida a entrada de público para visitação às esculturas Senna!
A entrada foi fechada e o local  foi considerado espaço não público.  Proibido  aos pedestres cortarem andando a quadra que é muito grande!

Onde projetou-se uma pista para autos-radio-controlados,  hoje tem um "cachorródromo", onde a vizinhança que é bem abonada, leva seus  dogs para brincar e etc...



foto recente de grupos alheios ao aeromodelismo, fazendo "churrascada". As pistas foram alugadas pela Prefeitura através da administração do local no "meio das pistas". 

A  DENUNCIA!!! 

MATÉRIA ESCRITA POR MODELISTA E ENVIADA PARA NOSSO CONHECIMENTO

"A Prefeitura aluga o modelodromo para eventos diversos; festas, feiras, e montam palcos e barracas na pista de aero. (veja foto acima,  enviada por outro aeromodelista)
Entram caminhões com material tão grande que batem nas árvores, foodtrucks, vans, e os modelistas não podem entrar com carro pois a Administração diz que não há espaço ou acesso que possibilite a entrada dos veículos...
Também cortaram nossa energia elétrica no tanque pois não estamos em dia com o pagamento da misteriosa "taxa" do suposto funcionário que corta grama e cuida do modelodromo...
Está cada dia pior,,,
Muito triste isso tudo!"

Durma-se com um barulho desse!

Enfim, o Modelodromo parece um belo deserto. Poucos praticam, e o público não o conhece.  Hoje um milhão de visitantes  semanalmente vai  ao Parque do  Ibirapuera e nunca a Prefeitura siquer fez um folheto-convite para esse público conhece-lo!

Imaginaram que boa publicidade seria para  o alcaide?

Haja incompetência .

Informamos ao Sr, Secretário de Esportes do Município sobre o assunto, na época, com farta documentação. Nada conseguimos.



CLUBE DE AEROMODELISMO DE SANTANA (CASA)

Uma pequena e boa praça de aeromodelismo de Voo-circular.
Há uma velha briga entre Prefeitura,  Estado e União.
Quem é o dono do local? 
Enquanto brigam, os que praticavam regularmente o espaço  (sempre muito bem cuidado,  com pista de asfalto. um belo lago,  com 130 árvores da Mata-Atlântica), não têm onde voar.
No local, aconteciam  as excelentes provas do "caixote".   Um sucesso com praticantes e público.
Mas um belo dia, as autoridades simplesmente disseram aos aficionados - "acabou" . Fecharam a praça. Fim de  papo;

Doei mais de 100 troféus de provas que ganhei  nacionais e internacionais e que  estão de posse no clube CASA (estão nas prateiras internas do clube)

Haja.

MODELOS PARA INTERIORES - INDOORS

Solicitamos um ESPAÇO  para a prática de modelos  indoors -  Utilizado pelos que praticavam a modalidade no Ginásio Ibirapuera, que é do Estado.  Após a ultima reforma, hoje se  presta para shows muito bem pagos. Lembramos que este tipo de aeromodelo pode ser praticado em uma quadra de vólei, por exemplo, uma vez por semana à noite.
Todos os bons clubes atuais têm estas quadras. inclusive a Prefeitura de SP - no antigo Clube Tiete. 
Esta é uma das melhores modalidades do aeromodelismo,  a que mais crescia por ser praticada em  local fechado, modelos simples com motor a bateria, radio-controlados ou não - sem barulho.
Fáceis de construir e muito econômicos. 
Não consegui falar a respeito com o Sr. Secretario até  esta data.
Quem sabe algum abençoado leitor se interesse em conseguir?  Nós não conseguimos

MUSEU DA AVIAÇÃO

Trazer o Museu da Aeronáutica para SP, fechado em São Carlos a algum tempo,  que possuía  centenas de aviões próprios ou cedidos por antigos proprietários.
Isto foi  prometido  pelo Prefeito,  atual Governador Doria.

Essa é uma grande briga. A cidade de São Paulo merece.

Vou terminar minha choradeira, que é o máximo que posso fazer. 

TODOS ESSES PROBLEMAS estavam estimados a serem abordados  com o Secretario de Esportes de SP- Sr. João Farias.




  Lembrança da reunião com o ex-Secretário de Esporte do Município de SP -Sr. João Farias

INCRÍVEL - DENÚNCIAS!

Em uma reunião com um grupo de representantes das cinco modalidades praticadas no Modelodromo, o assunto era justamente os problemas mencionados neste artigo.
Mas no decorrer das discussões, foram surgindo denúncias graves e confirmadas por todos os presentes:
O administrador do Modelodromo, funcionário da Prefeitura,  exigia para cada solicitação de uso do local,  o pagamento de uma taxa de R$8.000,00. Um verdadeiro absurdo.
Comentaram que já haviam visto em finais de semana, o uso das pistas de aeromodelismo com churrasco, comes e bebes e música em alto som. O local  era alugado por estranhos ao nosso esporte.

Que mais posso falar ? não é ABSURDO?


SUGESTÃO: 

CRITICAR ´É FÁCIL;  então vou dar um palpiteO IDEAL SERÁ, PARA QUE O PRÓXIMO  Secretário de Esportes do Município, faça uma intervenção  BRANCA no Modelodromo por 90 dias. Suspenda as atividades totais do local. Coloque provisoriamente um administrador de sua confiança, funcionário da Prefeitura, sem ser um dos membros de diretoria dos modelistas.  O elemento escolhido, junto com membros do jurídico da Prefeitura, percorram todas as dependências do Modelodromo, analisando o estado geral de utilização. Aprovando o uso, formular regras de funcionamento com direitos e obrigações para as cinco modalidades ( Por Lei ) que se utilizam da área. Já ha um muito bom regulamento na Prefeituras, criado pelo ex-Secretario de Esportes: Sen, JOSÉ SERRA, inclusive com eleições gerais para os presidentes dos clubes a cada ano . É só adaptar às atuais necessidades, Terminado o prazo de interdição, liberar para a prática do esporte  e que os reclamantes modelistas, cumpram o estabelecido ou o local será utilizado para um "parquinho de diversões" com roda gigante e tudo o mais. È só querer consertar o problema. O Sr. Secretário tem muitos outros e grande problemas para resolver, mas para nós. este é o mais importante. A cidade e nós agradecemos.


POLITICAGE,  não falei?.

Meus amigos: Cansei de  lutar,  acho que vou desistir.

Um fraterno abraço
Walter Nutini
tel. 2973-5731 - SP/SP
wnutini@globo.comhttps://www.blogger.com/blogger.g?blogID=1735728600351860740#editor/target=post;postID=330268076502474201;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=0;src=postname


sábado, 8 de setembro de 2018

CONVOCAÇÃO PARA UMA REUNIÃO

SECRETARIA  DE  ESPORTES  DO  MUNICÍPIO DE SP



Recebi um amável convite para participar de uma reunião  com o atual Secretário de Esportes do Município de  SP - Sr.  João Farias, com hora prevista e na Secretaria do titular. 
Fomos bem recebidos, a Daisy em minha companhia, e com o pronto oferecimento de um bom café.

               
     Foto oficial da ocasião

Nós havíamos sido apresentados ao Secretário  num jantar do Panathlon, clube de esportistas  do qual faço parte, onde o informaram que fui o criador do Modelodromo  - Centro de Modelismo do Ibirapuera - 
                      Na reunião,   e sem perda de tempo, o Secretário informou sobre o assunto que gostaria de tratar: "Centro de Modelismo do Ibirapuera". 
Como recém guindado à Secretaria, (a apenas 20 dias) gostaria de saber um  pouco da história  de como foi construído e a que se destinava. 
Sabemos por experiência de contatos com autoridades, que o tempo dessas reuniões são bem limitados (em geral 30 minutos). Assim sendo, procuramos falar o minimo possível,  e apresentamos o que já havíamos preparado:  uma serie de copias de documentos alusivos e alguns artigos que publicamos no Blog AeroNutini.
Por exemplo: Tivemos sempre o apoio irrestrito do Ministério da Aeronáutica (aeromodelismo), do Ministério da Marinha (nautimodelismo), considerando que as atividades seriam um incentivo para as vocações militares respectivas. 

Do projeto: até a construção; da inauguração pelo Pref. Brig. Faria Lima; da reinauguração com alambrado pelo Pref. Maluf e de autoridades da Aeronáutica e da Marinha.

Casos ocorridos divulgados pelos órgãos da imprensa, como invasão por moradores de rua, viciados, e por algumas vezes abandono da Prefeitura.  A reforma pelo ex-Secretario Walter Felldman. Denúncias de modelistas que se utilizam do Centro,  contra a administração do local e seu mau uso. 
(esses artigos estão publicados no Blog AeroNutini, podem ser visto em "postagens").

Falamos ainda da nova localização das figuras em bronze de Ayrton Senna, para dentro do Modelodromo - A nova praça ficou linda numa realização em tempo record do ex-Prefeito Dória; 

Lamentamos o fechamento da área do Clube Santana de Aeromodelismo, do qual fomos fundadores. Incrível que uma luta por lideranças no clube, a atual diretoria mandou destruir e encostar os destroços de um avião réplica em tamanho real do 14 Bis de Santos Dumont, que estava em final de construção. Um sonho talvez utópico  de que, quando pronto, servisse para crianças de escolas, as quais sentadas dentro do avião, assistissem filmes sobre a vida e obra do pai da Aviação. Os destroços foram recolhidos pelo construtor.

Contamos e mostramos fotos ao Secretário, de um grupo de aeromodelistas que praticavam aeromodelos com bateria, silenciosos e pequenos, dentro  do Ginásio do Ibirapuera e que perderam a licença para uso de uma noite por semana,  pois passou a ser utilizado somente para shows pagos. Sugerimos outro ginásio, como o do Clube Tiete, do qual a Prefeitura é também  proprietária, onde fica fácil a entrada com estacionamento para carregar os equipamentos. Aquela modalidade, fácil de praticar, é ideal para iniciantes.

Toda a documentação referente aos assuntos acima apresentados ficou de posse do Sr. Secretário, que comprometeu-se a lê-la,  a fim de tomar conhecimento  e talvez ir ao encontro de modo satisfatório ao  motivo da reunião.
Ficaram também sugestões para a  divulgação do Modelodromo como um belo local, na cidade de São Paulo, a ser conhecido. Apresentamos também, sugestões de regras emitidas pela Prefeitura para o bom uso do local.

Aos amigos modelistas que pacientemente acompanham o blog, (soubemos que ha mais de 20.000 visitas), agradeço. Se o Blog fosse de musica Funk ou Sertaneja, talvez passasse de milhões.
Infelizmente sou apenas um veterano ainda  aeromodelista que respeita e admira todas as modalidades do modelismo, não só do aeromodelismo. Sou velho,  sim (velho mesmo, acabo de completar 88 anos) e chato, mas sem pretensões,  querendo apenas ajudar nossos esportistas e hobbystas.

Um abraço 
Walter Nutini





domingo, 4 de fevereiro de 2018

luz vermelha para os aeromodelistas de SP

Resolvi a algum tempo escrever algo sobre aeromodelismo. Tenho o Blog Aero Nutini. talvez por ser um veterano, com mais de 80 anos,  construindo, participando de competições (mais de 200), dirigindo entidades,  enfim lutando pelo que sempre acreditei: dar ao aeromodelismo, o lugar que merece, como formador de vocações aeronáuticas, um hobby que é esporte e ciência. 

O ultimo artigo que escrevi foi, "VERGONHA". Fugi da fase alegre do nosso esporte, abusei da liberdade que o Blog me oferece, e falei de um problema que estava me aborrecendo. Acho que ultrapassei os limites do tolerável. Me desculpem, foi  um desabafo. 

Todo santo dia, leio e vejo na mídia  a denuncia sobre escândalos bilionários,  nomes antes que jamais  eu poderia imaginar serem protagonista de atos tão sem vergonha. CORRUPÇÃO por toda parte. Me lembra a celebre frase de Ruy Barbosa - " de tanto ver prosperar  os roubos e desmandos no governo,   chego a ter vergonha de ser HONESTO". Um belo desabafo. 

Recebi esta semana uma mensagem do amigo e escelente aeromodelista Marcio Silveira. Grande competidor na difícil modalidade velocidade  VCC (antigo U-control). Varias vezes Campeão. recordista, se não estou errado,  voando perto dos 300 quilômetros por hora. Para quem não conhece a modalidade, são 10 voltas do modelo, com a manete presa no punho e colocada num pilão no centro da pista.
Antes eu tinha perguntado a ele  como andavam as coisas no Modelodromo do Ibirapuera. A tempos que não via noticias a respeito.
Nesse Blog publiquei uma boa matéria sobre o Ibirapuera, feita em vídeo pelo ex-presidente do Clube Santana de Aeromodelismo, para a Cobra. Se quiserem conhecer todas as modalidades, é só procurar aqui neste Blog, em Postagem.

Volto a mensagem:

Com muita tristeza, Marcio me informa que o Modelodromo, está  bem cuidado pela Prefeitura.  O grande problema esta na Gestão do local. Não sabe quem da Prefeituras, empregou  um funcionário pago por ela (uma boa boquinha para faturar um emprego) , para em nome dos modelistas, que deveriam utilizar o local,  um chefão todo poderoso, com poderes de determinar para qual uso, e quem deveria ou não estar por ali.

Vamos ao relato: o local  foi permitido a estranhos, fazerem  festas com churrasco dentro das pistas.

A lanchonete que servia alimentos aos usuários, foi fechada.

O tanque para os nautimodelistas, ficou difícil o acesso pois quem possue modelos bem construídos e grandes.  O local para estacionar automóveis pelos usuários, ficou proibido. Tem que estacionar  nas ruas da proximidade e carregar todo o necessário, percorrendo distancias enormes.

O cachorrodromo dentro  local, esta sempre limpo e cuidado pelos que o utilizam. Parece tudo comandado pelo grande chefão.

Ao que nos relata o Marcio, o fechamento da área está próximo! Que pena!

Um absurdo, que o único Centro de  Modelismo das Américas, no local mais nobre da Cidade -Ibirapuera corra o risco de ser fechado por falta de uso 

UM POUCO DE HISTORIA DO LOCAL

Para quem não sabe, atendendo a um nosso pedido,  feito a muitos anos, o Prefeito na época Brig. Faria Lima,  aborrecido com comentários numa entrevista, que fiz junto ao "Jornal Folha de SP"  de que nenhuma autoridade nos atendia para solicitar um local adequado para a pratica do aeromodelismo!
Lembro sempre que o Ministério da Aeronáutica, reclamava da falta de vocação dos jovens que se apresentam para o serviço militar, preferindo outras armas. (medo de voar).
Sabem que o aeromodelismo é o caminho. Nos tornamos mais amigáveis.
Me pediu que eu apresentasse um projeto do  pretendido.
Em dia marcado com antecedência, munido de muitas revistas internacionais, aproveitei para pedir  ser feito, um Centro de Modelismo.
Só Aero, não chamaria a imprensa para se interessar na divulgação. Infelizmente a publicidade é tudo.
Por sorte o arquiteto encarregado pelo Prefeito  elaborar o projeto na Prefeitura. O amigo Dr. Mario Monteiro, não só criou o projeto como encontrou o local ideal: o belo Ibirapuera,  que era pretendido pelo Circulo Militar do Exercito,  na divisa da área,  para construir um residencial de uso dos militares.

Toda essa historia ja contei nesse Blog, é quem quiser mais detalhes procure em postagem.

EIS A QUESTÃO:  nossa bronca

O verdadeiro chefão do modelodromo é o Snr. Prefeito João Doria.
Uma semana após sua posse, tive a oportunidade em um jantar no clube a que pertenço, falar com o Secretario de  Esportes da Prefeitura. Indaguei se conhecia o Modelodromo? Para minha surpresa, ele e o Snr. Prefeito, la já  tinham estado. Acharam que o monumento de bronze em homenagem a Ayrton Senna, instalado nas proximidades, deveria estar em local mais nobre, escolhendo-o dentro o modelodromo. De imediato pediu para o paisagista Arq. Abudd, projetasse de imediato uma praça  com um belo pedestal.
Dito e feito, em 15 dias com imenso esforço, foi transladado para o novo local e tudo terminado com pompa e circunstancia. A afamilia do Ayrton, presente no ato, prestigiou  a nova  inauguração em festa fartamente publicado na imprensa.

O projeto  total do Modelodromo, foi imaginado para 5 (cinco) modalidades de modelismo.

Aeromodelismo com duas pistas
Nautimodelismo com um tanque de 20 metros,
Automodelismo  uma pista para  na época chamado de Autorama, oferecido pela Estrela,   tão grande que teve  se abrir um buraco na parede para entrar e ser montada,
Ferreomodelismo, os adoráveis trenzinhos e suas maquetes, com uma arquibancada interna de  cimento para o publico apreciar,  para também proteger la fora do  barulho oriundo dos aeromodelos, que certamente desgostariam os futuros moradores nos prédios que ali seriam construídos futuramente.
Plastimodelismo, uma sala reservada para a construção de modelos e  acervo da modalidade.
Uma lanchonete em baixo da arquibancada, e uma pequena residencia para o futuro zelador da área.

MUITO BEM

Toda essa luta  e agora querem me convencer que ninguém quer saber de modelismo? todo mundo sentado na frente da televisão e engordando? Vou pedir desculpas ao querido amigo José Luiz Affonso Editor da bela revista Hobby Sport, e extrair alguns trechos das boas reportagens para provar o contrario:

Vou enumerar só o publicado no ultimo numero da Revista.

AEROMODELISMO

Campeonato Brasileiro de Aeromodelismo Escala:  Limeira: 52 inscritos, 135 voos - 4 modalidades- numa das mais difíceis e belas provas de voo e construção -

Campeonato Mundial de F3A -  2017
6 aeromodelistas brasileiros fizeram uma viajem de 29 horas dentro de um veiculo especial para acampar, conseguiram patrocínio, lutaram para estar presentes num evento internacional no sul da Argentina, representando o Brasil.

3º  FESPAER - PARÁ
La no longínquo norte do Brasil,  uma competição,  no belo campo do Clube de Modelismo do Pará, 300 mts. de pista, com a participação de vários clubes de cidades vizinhas. Muita emoção,  com muitos voos escala, inclusive a jato, brincadeiras como caça a raposa.

AERODESIGN - 2017 - 19 ANOS DE COMPETIÇÕES

NA MINHA MODESTÍSSIMA OPINIÃO: A  melhor prova de aeromodelismo no Brasil. "É uma competição de engenharia que utiliza o aeromodelismo como ferramenta para atingir seus fins "definição da prova feita pelo articulista". Números: participantes - 1.100 - 94 equipes, 75 Universidades inscritas de todo Brasil.  As melhores equipes alem de seus prêmios, recebem passagem com estadia, viajem para os EUA - Florida, representando o Brasil,
8 equipes já conquistaram o primeiro lugar em outros anos anteriores.

AUTOMODELISMO

Artigo:  Selecionando seu primeiro carro: como escolher sua primeiras obra prima, a miniatura de automóveis

Plastimodelismo:  Um bom artigo sobre a construção de um kit da Airfix do fantástico e temido avião alemão, BF - 190
Convenção  XXXI de plastimodelismo, matéria escrita pelo expert Guilherme Perdomo, imaginem só, dentro do hangar do Parque de Material da Aeronáutica em SP (Santana). Vamos aos números:   298 modelistas inscritos, 1.397 modelos expostos - é pouco?

Outro artigo: Participação  de modelistas brasileiros em encontro na cidade Moròn-Argentina

FERREOMODELISMO

Artigo: construindo uma estrada de Ferro, Império das Manobreiras
Um completa lição  sobre desvios de trilhos numa maquete. É uma loucura a precisão desses amados malucos.

ENFIM estamos falando de modelismo e não só aeromodelismo como fazem crer. São 5 modalidades de esporte.

CONCLUSÃO - QUEM É O CHEFÃO DO LOCAL?

O chefão do modelodromo  é o Snr. Prefeito de São Paulo,  João Doria , agora Bruno Covas.  Se ele ou alguém indicado por ele está fazendo um mau serviço, ou fazem parte do grupo dos CORRUPTOS que assolam nosso pais, desviando o uso das atividades do local, para o bem próprio.

DENUNCIEM, a culpa talvez não seja dele Doria, ou Covas, pois sabemos que ele não é burro,   é trabalhador,  e não tenha muito tempo para se dedicar a todos os problemas da cidade.

Cabe aos representantes das 5 modalidades que  utilizam do Modelodromo, moverem  montanhas e procurem marcar uma entrevista com o alcaide, mostrando o desmazelo na  Gestão do local.
Se for for difícil, subam o andar, falem com o Comandante do 4º Comando Aéreo, que sempre nos apoiou.
Lembrar TAMBÉM da família Senna. que é homenageado no local
.
SAIBAM que o Senador e ex Prefeito de SP,  José Serra, quando Prefeito, elaborou regras claras e muito bem definidas, para a utilização e GESTÃO do Centro de Modelismo. Reconhecemos na época que essas regras foramo as mais perfeitas para todas as modalidades.
Em seguida, Serra se candidatou para o Governo de SP, perdeu e tudo ficou no papel.
Tenho a minuta dessas Regras fundamentais e disponibilizo-as a alguém com disposição de lutar pelo bom uso do Modelodromo antes que após tanta luta (DOZE ANOS) para  conseguir ter um local único na Amarica Latina, para a prática das 5 modalidades e não só AEROMODELISMO COMO  QUEREM ENTENDER ALGUNS.

VAMOS A LUTA, antes que por displicência dos usuários ,  transformem o belo e importante local paras uso dos paulistanos, num futuro que parece próximo, um parquinho de diversões com Roda Gigante e tudo o mais. 

Walter Nutini


 




domingo, 24 de dezembro de 2017

VERGONHA

Uma Assembleia da "COBRA"


Após algum tempo, volto ao Blog, ausente mais por preguiça do que a necessidade de informar algo sobre o aeromodelismo, que sem duvidas, está presente hoje através da Internet em todos os sites especializados. 

O titulo "VERGONHA' é o meu desabafo sobre a situação politica em nosso país. Corrupção por toda parte, lavagem de dinheiro, inquéritos contra nomes que jamais poderíamos imaginar. 
Até no esporte, local sagrado por nós, vemos o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, figura máxima que nos representa, acusado  preso e afastado internacionalmente para  vergonha nossa, acusado de corrupção e lavagem de dinheiro. Foi realisada uma Assembleia na Cobra, com dirigentes filiados, para dar esclarecimentos pelo atual Presidente,   sobre os fatos. 

                                  As fotos foram gentilmente enviadas pelo amigo Edson




                         O atual Presidente, abrindo a Assembleia para apresentar  os fatos

Na entidade a qual somos  filiados, "COBRA" talvez a menor das confederações nacionais, foi denunciado um  rombo enorme nas suas contas financeiras, desde remotos tempos sobre a direção do Presidente Maluff, depois pelo Presidente Neuly,  e agora  para surpresa minha, o ultimo,  Presidente Rogério, que afastou-se  do cargo e que deverá provavelmente sofrer inquérito policial. 
Como devem sentir-se os aeromodelistas filiados a COBRA? enganados, roubados e suas licenças de voo que custam um bom valor, todos os anos? 




                          Presença de dirigentes vindos de varias partes do Brasil à Assembleia

Os valores recebidos nunca foram pagos a Seguradora. Voamos sem ter seguro de indenização em caso de acidentes. Que vergonha.

REALIDADE

Ma chama a atenção que todos os envolvidos que praticam nosso esporte, presidentes de clubes, diretores da Cobra,  filiados, nunca se preocuparam em saber para onde estava indo o  dinheiro? nunca receberam um informe ou um balancete financeiro obrigatório em qualquer estatuto  legal, como o do "Infantil Bala Mistura"? 
Todos são coniventes e aceitaram passivamente, contanto que pudessem voar tranquilamente nos fins de semana. 



Na Assembleia, mais esclarecimentos sobre os fatos


JANTAR DOS CAMPEÕES

Em Novembro p.p. fui gentilmente convidado para um jantar denominado "JANTAR DOS CAMPEÕES''. Muito bem organizado por uma entidade especializada em eventos, (com convites pagos) cujo objetivo seria angariar fundos para que aerodesportistas, pudessem viajar para o exterior, representando o Brasil. 
Conseguiriam patrocínio de todas as empresas especializadas em equipamentos aéreos. Uma ideia interessante.

Avisaram que eu deveria usar a palavra durante o jantar com mais outros 3 convidados especiais: Snr. Ozires Silva, fundador da Embraer, Sr. Villares, primo-neto de Santos Dumont. Eu teria que falar de "Como foi aprovado o aeromodelismos  como Esporte pelo Ministério da Educação".  
                                          

Houve uma farta publicação no dia seguinte, sobre o evento, principalmente no "Facebook". uma manhã toda na internet.
Vaidosamente compareci, honrado pelo  convite, talvez pensando nas homenagens que talvez fossem realizadas. 
Estavam presentes convidados especiais representando suas modalidades de esporte. Alguns equipamentos e modelos foram expostos num salão anexo. Muito bem organizados com horários cumpridos. 
Me chamou  a atenção um painel enorme  com logotipos de todas as empresas que colaboraram com o evento. 



                           Entrega de mimos aos 3 convidados especiais: Snr, Villares, primo-neto                                                                                                                                                                                                                          de Santos Dumont, Snr. Ozires Silva, Walter. e o painel ao fundo

Nesse painel constava como organizador a COA - Confederação Aerodesportiva Brasileira. Esta Confederação é que  representa o Brasil junto ao FAI -  Federação de Aeronáutica Internacional?




                                      Recebi uma placa alusiva ao evento. Bela lembrança.

Me parece difícil, pois já existe uma CBA, um órgão pertencente ao Ministério de Aeronáutica.  Fundada em 1975.
Deve ser uma obrigação do atual Presidente da COBRA, apurar quem é que manda? O Presidente das Cobra não compareceu ao jantar.
Faço este esclarecimento, para ao amigos aeromodelistas, que meu nome foi citado  e convidado, com uma frase no convite, que preocupou - "o snr. Nutini apoia a nossa causa."
Aceitei feliz os mimos presenteados e me senti conivente. Fiquei calado. Minhas desculpas.

Me senti na obrigação deste pronunciamento, pelos meus 87 anos no aeromodelismo desde os 14, esportista competidor, dirigente e membro do Conselho Consultivo da Cobra.

ESTA  É  A  REALIDADE

Aproveito para desejar um Feliz Natal a todos,  e que em 2018 todos os corruptos e desonestos sejam punidos. 

Walter Nutini



Em Tempo: recebi algumas perguntas, onde encontrar os outros artigos escritos no Blog. Ao abrir o Blog, procurar do lado esquerdo POSTAGENS, e ir clicando na desejada

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Aeromodelismoeassim

,

VISITA DO PRES. DA COBRA E O MARCELO DA "AEROMODELISMO È ASSIM"

Dias atrás, recebi a gentil visita do Sr. Rogério, (Presidente da CoBra) que veio acompanhado do Marcelo, Editor da Revista on-line, "Aeromodelismoeassim".

Batemos um bom papo, e finalmente o Marcelo quis fazer uma pequena entrevista sobre curiosidades do antigo aeromodelismo. A minha memoria andou falhando em alguns nomes. Me desculpem.

Essa  revista é bem interessante e trata da construção de aeromodelos, traz noticiários de muitos clubes. Aconselho aos amigos que sempre acompanharam este nosso Blog, (alias meio esquecido por mim, por preguiça) e também porque já se pode  encontrar bons artigos sobre a matéria na internet, Vale a pena conhecer e acompanhar "aeromodelismoeassim",  ele é muito bom e ajuda bastante sobre o nosso hobby-esporte-ciência.

Ele convida a quem se interessar pela entrevista e também conhecer   seu "aeromodelismoeassim".

É só conseguir entrar no site mencionado abaixo:

Atenção: tem letras maiúsculas, minusculas,  números  e sinais. Como qualquer link complicado na Internet, um erro na digitação completa, o site não entra. Eu erro sempre.

https://youtu.be/CfvWrZ6SMc4



Um abraço a todos

Walter Nutini

quinta-feira, 27 de abril de 2017

homenagem a Ayrton Senna

 

Homenagem a Ayrton Senna

A Prefeitura Municipal de São Paulo, neste feriado de 1º de Maio, irá transplantar  a escultura em bronze, do Formula Um do nosso querido amigo Ayrton Senna. 

Esta escultura estava em local próximo da Av. 23 de Maio, porém não  condizente com a imponência da obra e do homenageado.  

O Snr. Secretario de Esportes do Município, ao visitar o nosso Modelodromo, informou ao Snr. Prefeito João Doria, e sugeriu o translado para dentro no espaço próximo do tanque de Nautimodelismo. Na opinião dele, o novo local é mais nobre, bem conservado e adequado por ter o Ayrton praticado aeromodelismo sempre que possível em suas viagens pelo mundo do automobilismo. Praticando com seus modelos, todos RC, que os acompanhavam em seus  deslocamentos aéreos. certamente melhoravam seus reflexos.

O Prefeito acolheu a ideia e marcou para o próximo dia 1º de Maio, ás 11 horas, a reinauguração da escultura, e a praça onde está instalado o pedestal,  será denominada "Praça Ayrton Senna".

Enviou  convite a todos os aeromodelistas através das entidades como a CoBra. 



Gostaríamos que os Modelistas que se utilizam do espaço esportivo, compareçam à solenidade, com suas camisetas dos clubes a que pertencem, ou uma amarela e prestigiem o Sr. Prefeito e o Sn. Secretario, nesta homenagem a todos nós pela gentileza do evento.

Certamente estarão personalidades mencionadas bem como o Presidente da CoBra, e o Presidente do Panathlon Clube de SP, ao qual pertenço.

segunda-feira, 6 de março de 2017

ISTO È - Revista denuncía

HISTORIA  DENTRO  DA  HISTORIA


Vivemos um período conturbado na nossa historia politica. Todos os dias e em todas as horas, TV, Radio, Internet, celulares, denuncias, lava-jato mandando brasa, corrupção e vergonha para nós todos eleitores, que sempre estivemos afastados dos noticiários políticos. Nós votamos e infelizmente mal. 
Aí meus amigos estarão perguntando? e o que esse Blog tem com isso? não é especialmente dedicado ao aeromodelismo? esclareço:

Dia 22 de Fevereiro 2017, abro o noticiário no  computador e vejo uma denuncia na capa da Revista Isto È; Titulo: "LEVEI MALA DE DINHEIRO PARA LULA". Até ai nada de novidade,  mas no roda-pé - ainda ele. a testemunha: "FERNANDO BOTELHO, EMPREITEIRO MORTO NUM ACIDENTE AÉREO EM 2012, FOI ASSASSINADO"


Capa da Revista "ISTO È" - 22-2-2017

Em minha memoria, lembro que conheci o Fernando Arruda Botelho, diretor da empreiteira "Empresa Camargo Correa", quando praticava aeromodelismo na categoria de U-Control hoje VCC. no Ibirapuera. A ultima noticia a seu respeito, foi que sofreu um acidente aéreo no qual veio a falecer, Estava acompanhado de seu instrutor, fazendo acrobacias com seu avião. na fazenda da Empresa.

A HISTORIA

Certo dia, o amigo e afilhado, Celso De Santi, presidente do clube de aeromodelismo (AJA) em Jundiaí, me convidou para presenciar um evento: "SHOW de aeromodelismo" nas pistas do clube.
Lá fui eu e minha esposa Daisy num domingo de sol, belo local, boa pista, boa organização, muitos modelos, arquibancada com torcida, e o grande Vadico na locução, 
Observei que estava estacionado junto as pistas, um Demoiselle, tamanho e copia do original e  tinha chegado ao local com suas próprias forças. 
Perguntei ao Celso de quem era?  Era do Fernando Arruda Botelho. Disse que alem desse avião, ele possuía outros 4 iguais, esparramados pelo mundo afora. Todos com pilotos próprios. 
Fernando Arruda, estava no local, e  apesar de meus cabelos brancos, me reconheceu e veio ao meu encontro.
da esquerda para a direita: Januário Bruno (falecido) Fernando  Arruda Botelho e aqui o velhão 
Abraços,. lembranças etc... Surgiu um dialogo interessante:
F: Nutini, vc ainda tem contato com seus amigos da Aeronáutica?

N: Estou afastado da direção da ABA (atual CoBra) a alguns anos. Mas, continuo me correspondendo com os bons amigos que lá amealhei. E aí? em que posso ser útil?

F: Vc sabe que tenho este Demoiselle e outros 4 em outros locais. Quero fazer uma travessia aérea com ele pelo Canal da Mancha, da França até a Inglaterra num voo histórico. Bom para nós e para o Brasil. O Ermírio de Morais, já se propôs me seguir com sua lancha pelo canal para dar cobertura náutica. Tenho piloto e tudo o mais necessário.

N: Um belo e audacioso projeto. Gostei da ideia. Qual é o problema?

F: È com as autoridades francesas. Não consigo me  comunicar com elas e nem como proceder para obter vistos, transporte interno, combustível, logística, enfim toda uma burocracia que só se vence com conhecimento das pessoas ligadas ao governo.

N: Posso tentar falar  com os atuais militares conhecidos da aeronáutica, e volto a te informar.

No dia seguinte, por telefone, entrei em contato com o Comandante do IV Comando Aéreo da Aeronáutica - SP, na época o Major Brig. Sócrates Monteiro. Em artigos anteriores nesse blog, já o mencionei como um grande amigo dos aeromodelistas e se me permitem, meu em particular. Chegou a Ministro da Aeronáutica no Governo  Collor.
Dias depois, recebi um comunicado do Maj. Brig. Sócrates, avisando que eu tinha um encontro marcado com o Sr. Consul da França em SP. ao qual estariam presentes também um representante do Fernando Arruda.
Dia e hora estabelecido, compareci e fomos recebidos pelo Sr. Consul. Educado, e simpático, quis saber qual eram o nossos problemas.
Antes de mais nada, preveniu que o ano fiscal estava em curso e não poderia atender mais qualquer solicitação que significasse despesa.

Expus o projeto da travessia do  Canal da Mancha com o Demoiselle a partir da França. Achou a ideia interessante,  se comprometeu a falar com o militar responsável da França (equivalente ao nosso ex-DAC), ao qual nós deveríamos preparar um documento elencando todas as nossas necessidades logísticas.  Ótimo começo.

Passado uma semana, liguei para o representante do Fernando, para saber se tinha enviado o documento, com um relatório de solicitações, e recebido alguma resposta. O representante que se intitulou como diretor da "Empresa Demoiselle Eventos Aeronáuticos", disse que havia recebido uma resposta negativa do Consul. Ele no elenco das solicitações, pediu um aporte financeiro (R$40.000,00) para o transporte interno do avião e  o combustível.
A unica coisa que o Consul pediu desde o inicio de nossa conversa, era que não poderia atender a qualquer solicitação de valor a titulo de promoção.
FIM  DA  CONVERSA.

Confesso que fiquei indignado com o representante do Fernando. Pela primeira vez em minha vida, agora como ex. dirigente do aeromodelismo, coloquei a credibilidade e o bom nome que conquistamos através dos eventos e parcerias principalmente com a Aeronáutica. Fizemos um papel no minimo inadequado, junto a uma autoridade internacional, pois o valor  pedido, elevado ou não, (vejam hoje os valores denunciados na Lava-Jato) sendo os protagonistas do evento, pessoas que presidiam Empresas enormes e conhecidas  pela situação financeira, que certamente se encarregariam em arcar com essas  despesas. Um investimento pequeno para tal promoção internacional. Nunca solicitar ao Sr. Consul!

Ficou uma lição: Para se conseguir boa reputação, honesta, junto a qualquer tipo de autoridade, quem estiver disposto a comandar uma entidade esportiva como por exemplo a nossa CoBra,  jamais poderá ultrapassar seus limites de poderes que o cargo lhe é confiado, principalmente se for para interesse particular, seja de que tipo for.

Lembrar: quando nos apresentamos para uma audiência com uma autoridade, ele nos olha e o primeiro filme que passa na  cabeça dessa autoridade é: quanto sera que esse sujeito ira pedir? 

Fiz ver meu desagrado na época do fato ocorrido ao Fernando Arruda. Trocamos algumas palavras mais fortes, até pesadas, via internet. Tenho até hoje  copia dessas mensagens.

Posteriormente ele me enviou um livro com a historia de sua vida na aviação, e de como construiu o Demoiselle. Junto veio um mimo, feito de metal, uma bonita miniatura do celebre avião de Santos Dumont. Guardo-a com carinho.
Sua morte prematura num acidente aéreo,  foi muito lamentada.

A Revista Isto É.  me fez relembrar o caso, e o tempo certamente contara toda a historia.
A denuncia de que foi um assassinato, é grave e me chocou, A imprensa livre está ai para investigar e  certamente as autoridades atentas aos fatos virão a publico para confirmar ou não.
A revista insinua em suas paginas internas, com farta reportagem sobre o acidente, e que houve queima de arquivo, talvez uma futura ilação premiada da Camargo Correa. (teoria da conspiração?)

Fernando pilotando seu Demoiselle. Viajaram juntos pelo mundo afora

 

Aos amigos leitores deste Blog, peço desculpas, por trazer um assunto relacionado com um aeromodelista, porém não diretamente com aeromodelos. 

Até breve