sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

2020 AEROMODELISMO NA UTI


 AEROMODELISMO NA UTI

aeromodelismo e modelistas em geral, lutam para sobreviver


2020 - recebi do  amigo e esportista Eduardo Castro Mello, filho de  família tradicional do esporte brasileiro, uma coisa rara nos dias  hoje:
Um cartão postal desejando Boas Festas- . 
O Mundo mudou, agora os contatos são por "celular" ou internet. 
Para os que não se recordam, Eduardo é o  arquiteto que projetou e construiu o Estadio Mané Garrincha, em Brasília, para 40.000 pessoas. 
Porque a cidade foi escolhida  se não tem siquer um clube de futebol de 1a. divisão, e tem  população pequena? Coisa política!

Mas o projeto e  construção do Eduardo ficaram belos. 
O cartão de boas festas que recebi dele é de muito bom gosto e criativo,   (dois números 20 um sobre o outro).  Não sei se terei competência para mostrar nesse Blog, mas vou tentar. 
Meus agradecimentos a vc. Eduardo.

Porque o aeromodelismo e modelismo estão na UTI?

Vou contar uma historinha:

O ultimo artigo que escrevi, "50 anos da inauguração do Modelodromo" (alias para quem não leu, está na lista das postagens) surpreendentemente, conforme informação  estatística do Blog,  teve mais de 700 visitações. 
Me parece que tem muito modelista atento ao assunto. 
Certamente se fosse sobre garotas, semi-nuas, cantando e balançando o "bumbum",  a visitação seria de milhões, concordam?

No artigo comento a festança organizada por aeromodelistas do VCC, Com um bom número de participantes.
Além de falar sobre o evento, faço comentários para serem lidos pelos dirigentes do Esporte Municipal, especialmente ao Sr. Secretário de  Esportes. 
Para saber se o Secretário tinha recebido  o artigo que versava sobre o Modelodromo e sua sobrevivência,  tirei uma cópia impressa  e enviei diretamente a ele, pelo correio, registrada com aviso de entrega. Recebi o documento da entrega e  com  assinatura de quem o recebeu.
Pois bem, fui checar se o cidadão viu o  documento, e veio  a resposta: O Sr. Secretário foi exonerado e um novo será definido nos próximos dias. Coisa comum na nossa politicagem. "não avisei a tempos?"  
Durma-se com um barulho desse. 
Vou reiniciar tudo de novo e enviar esse bendito documento para a próxima vitima. 
Me senti obrigado  a dar uma explicação a vários modelistas que me perguntam "como está a coisa" ?   faço através deste Blog, que é o máximo que posso fazer.

A LUTA VAI CONTINUAR. mas o paciente está na UTI, concordam?

Um abraço

Walter Nutini








sexta-feira, 15 de novembro de 2019

50 ANOS DA INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE MODELISMO DO IBIRAPUERA

AEROMODELISTAS  FAZEM SHOW  COMEMORATIVO

      E  UMA  LUZ  ACENDEU NO FINAL DO TÚNEL

EM  27 DE OUTUBRO DE 2019, UM BELÍSSIMO DIA DE PRIMAVERA, AEROMODELISTAS ORGANIZARAM UM SHOW:
 Grupo com todos os participantes
                                                       

REUNIRAM OS ATUAIS PRATICANTES E LEMBRARAM DE CONVIDAR VETERANOS QUE PRATICARAM E COMPETIRAM EM CAMPEONATOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS, NUMA FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO NO MODELÓDROMO DO IBIRAPUERA. 
UNS AINDA JOVENS,  OUTROS GRISALHOS E BOA PARTE COM OS CABELOS (AQUELES  QUE AINDA OS TEM) TOTALMENTE ''PINTADOS" DE BRANCO,  AOS POUCOS FORAM CHEGANDO  COM SEUS MODELOS.
CADA REENCONTRO  COMEMORADO COM UM ENORME ABRAÇO.

VI A GRANDE AMIZADE ENTRE MUITOS, COM OS OLHOS MAREJADOS

Escrevo este blog a algum tempo, sem comparecer com frequência,  mas aquele dia me emocionou e faço questão de registrá-lo.  
Revi uma quantidade enorme de amigos. Senti neles a satisfação por serem aeromodelistas, e terem a oportunidade desse reencontro. Certamente alguns mais distantes não puderam comparecer, Aos que fizeram acontecer esse dia, minha eterna gratidão. 

O SHOW

CONVIDADOS PARA VOAR, TROUXERAM SEUS MODELOS E VOARAM 

Teve de tudo: pequenos ou grandes, uns construídos com enorme competência, outros por profissionais do ramo.
Me surpreendeu ver modelos importados vindos de toda parte do mundo. 
É lógico pelo tempo que estou afastado das pistas,  hoje com 89 anos, andando de bengala.  Imaginem só meu espanto: Me encantei com alguns aeromodelos completamente prontos e pintados já quando saíram das formas!!!.
Sempre se questionou que isso não era aeromodelismo.
Discordo, acho que todos tem o mesmo valor. O importante é praticar a modalidade, sendo sempre um espetáculo para quem não conhece essa arte. 
Lembro sempre: AEROMODELISMO É UM ESPORTE - por lei, reconhecido como tal pelo governo brasileiro. 
É CIÊNCIA - é um HOBBY, e  ACIMA DE TUDO UM FORMADOR DE VOCAÇÕES.
Tenho boa quantidade de documentos da Aeronáutica e da Marinha parabenizando-nos, e Prefeitos de diversas cidades, inclusive do exterior,  solicitando cópia do projeto do modelódromo


Curiosidade, vi modelos de VCC fazendo acrobacias e parando no ar? fazendo manobras em faca? possuem um terceiro cabo? Conheci modelo VCC, o qual os cabos de comando na asa, funcionam com rolamentos? - deslizam sem atrito. Modelos equipados com motores elétricos, potentes e silenciosos.

Atentamente, e com atenção redobrada, vi o modelo de velocidade do Márcio. Uma precisão mecânica e de acabamento de fazer inveja. Um luxo só!!!
Escalas voando graciosamente. 
O modelo de velocidade  do Marcio Silveira, fez uma demonstração, com sua capacidade reconhecida mundialmente, voando perto dos 300 quilômetros/hora!!! uma loucura! Com a minha idade, consegui ver o voo assim: "vai passar - já passou".


Para expressar melhor esse dia, seriam necessárias muitas palavras e eu não conseguiria descrever tanta emoção.

Felizmente o Marcio, organizador do evento, gravou toda a festança. Recebi esse vídeo via celular. Reconheço que sou muito ruim na nova tecnologia,  celular x computador. Mesmo assim  vou tentar anexar a este blog, o belo trabalho.


                     como o vídeo é  longo, vale a pena esperar.

se o som não estiver ativado, peço aos amigos que me ensinem como devo proceder. 


Voltando ao sub-titulo - UMA LUZ ACENDEU NO FINAL DO TÚNEL -

Espero com essa festa, levar o Blog ao conhecimento do Secretário de Esportes do Município. 
Apresentar a ele as sugestões feitas por nós  a  muito tempo nessa secretaria, para que o local seja UM CENTRO DE MODELISMO, construído para abraçar as cinco modalidades de modelismo: AEROMODELISMO - NAUTIMODELISMO -FERREOMODELISMO - AUTOMODELISMO e PLASTIMODELISMO. 
Como exemplo de sucesso também desta ultima modalidade, vou citar um Clube de Plastimodelismo que todos  os anos organiza uma exposição com todos os tipos de modelos  (mais de mil) montados e pintados maravilhosamente, réplicas perfeitas. submete a juízes e premia os melhores modelos.  Esse local é cedido pela  Aeronáutica, num hangar  esvaziado, por três dias,  dentro do Parque em Santana, com montanha de visitantes!!! 

Volto ao assunto do Modelódromo.

entorno é hoje cedido para um cachorrodromo de toda vizinhança. 
Esses belos animais, poderiam continuar a circular pela praça toda, como o fazem, sempre acompanhados de seus gentis donos.
A Prefeitura, reconhecendo o Centro como muito bonito, resolveu alocar as esculturas em bronze, abandonadas numa via da cidade,  em homenagem  ao nosso herói nacional, AYRTON SENNA. 
Ele praticava o aeromodelismo com radio, para treinar seus reflexos!!!
Batizaram a praça dentro de Modelódromo como 'PRAÇA AYRTON SENNA' . 
A imprensa compareceu em massa na inauguração, e o público vibrou com a presença de sua irmã Viviane, que trouxe um ônibus especialmente fabricado com  filmes e fotos do grande campeão.
Esta praça está linda !

Ao lado da praça, no espaço que foi projetado inicialmente como um local para a prática de modelos automotivos controlados por rádio, é hoje em dia onde funciona o cachorródromo, embora os  animais passeiem fora dele pelo parque todo.   
No minimo, reuniríamos um número muito maior de interessados,  aproximando novamente as autoridades da Aeronáutica, e da Marinha, que sempre apoiaram esse CENTRO

    Vejam a foto no dia da reinauguração,  festejado a 50 anos.

O modelodromo foi inaugurado pelo Prefeito Brigadeiro Faria Lma. falecido, antes do total acabamento do alambrado.


PEÇO QUE AJUDEM A CONSEGUIR UMA ENTREVISTA COM O SECRETÁRIO DA PREFEITURA DE ESPORTES do Município de SP para oferecermos  sugestões como:

criar regras de funcionamento, permitir que os modelistas que utilizam o local para prática de seu esporte, somente eles, possam estacionar seus veículos,  para trazerem  seus modelos no local já idealizado no projeto inicial. São construções delicadas e algumas com 3 metros de comprimento,  ex: um navio. ou um aeromodelo com quase 2 metros de envergadura.


Para funcionar bem, tem de haver  deveres, direitos  e obrigações para os modelistas.

A  população média é de  um milhão de visitantes que ocorrem todos os finais de semana, segundo informação da mídia, ao Parque do Ibirapuera. A Prefeitura poderia distribuir na entrada do Ibirapuera, folhetos com informação sobre o belo local do modelismo, ao lado. O investimento em publicidade seria mínimo  pelo bom resultado.

São nossas sugestões.

Meu abraço carinhoso a todos

Walter Nutini



sexta-feira, 14 de junho de 2019

AEROMODELISMO VIVO

MODELODROMO   IBIRAPUERA

Volto ao assunto, desagradável para nós, os modelistas em geral, mas a repercussão da ultima postagem deste blog, "Modelistas Banidos", sobre a qual recebemos mais de 800 mensagens, nos mostrou que podemos continuar a lutar junto à Prefeitura pela normalização de uso do local, com regras, obrigações e direitos. 
Tivemos oportunidade de conhecer o assessor da Secretaria de Esportes do Município, sr. Antonio Celso, ocasião em que conversamos sobre o assunto "Modelodromo". 
Ele conhece bem nosso problema e tem convergência com  postura igual ao pleito dos modelistas. 
Prometeu marcar uma entrevista com o Secretário Municipal de Esportes, e assim que conseguir uma data nos avisará, quando então,  entraremos neste blog para dar maiores informações.

Em tempo: ao escrever estas noticias, acabo de receber dos modelistas uma informação atualizada sobre o Modelodromo.
" O administrador sr. Benê foi afastado do posto e em seu lugar foi nomeado o sr. Robson, que dizem ser um antigo aeromodelista. Observaram também a entrada de automóveis no local e que haviam muitos cachorros soltos no espaço, que antigamente ficavam no reservado próprio (cachorrodromo)".
Talvez esta alteração seja  já uma medida  a pedido do sr. Antonio Celso, mencionado acima.

Confederação Brasileira de Aeromodelismo
O  titulo desta postagem - AEROMODELISMO VIVO - se deve pelo noticiário da nova diretoria da Confederação Brasileira de Aeromodelismo (CoBra), onde posta vários convites enviados por muitos clubes filiados a ela, sobre competições de vários tipos de aeromodelos, torneios, demonstrações etc... por muitas cidades deste Brasil afora. 
O novo Presidente eleito mostra intenção de dinamizar nosso esporte, seja ele como um hobby, competição ou ciência.
Para quem quiser saber algo sobre a "CoBra" (Confederação Brasileira de Aeromodelismo), mesmo por simples curiosidade, procure no Google e terá no site  tudo mais que necessita, 
Vamos prestigiar a nova diretoria, e não só criticar, Tá? 

Tomo a liberdade, dentro deste Blog de Aeromodelismo, de comentar sobre a visita que fizemos ao HOSPITAL de CÂNCER, hoje HOSPITAL de AMOR - em BARRETOS.

Um de nossos amigos, diretor do Hospital,  Dr. Luiz Fernando Lopes, em visita particular ao nosso lar, conheceu meu cantinho "mini oficina" onde pratico meu hobby. Viu pendurado o modelo "Demoiselle". Acho que gostou do que viu e nos fez um convite: 
"Walter,  vc não poderia vir ao nosso Hospital em Barretos, e fazer uma palestra sobre aeromodelismo e sua importância para a juventude? São garotos, que lá fazem tratamento especializado.  Vindos de toda parte, inclusive de países vizinhos".
Sentindo-me honrado e privilegiado em poder contribuir de alguma forma, aceitei o amável convite.



Vamos relatar esta aventura, dentro do minimo possível para não cansar os leitores. 
Diz o ditado que toda viagem começa com um passo. E que passo!
Barretos,  a cidade conhecida também com a Festa do Segura Peão  dos Boiadeiros, tão importante quanto, é reconhecida como "Referência Mundial na luta contra o câncer". 
Vieram nos buscar em uma Van, bem equipada, para uma viagem de 5 horas. Não cansou, pois pudemos ver o lindo verdejante interior de São Paulo,  fazendas de cana de açúcar e café. 
Em Barretos fomos diretamente para o Hospital de Câncer. Um complexo magnífico, uma cidade dentro de outra. 
Visitamos varias instalações, todas em espaços enormes, em construção moderna, equipadas com aparelhos eletrônicos de ultima geração. Esses aparelhos são sempre renovados pela tecnologia mais recente, sendo os removidos enviados à outras instituições, carentes desse material.
No dia de nossa visita, estavam inaugurando uma nova ala, "transplante de medula óssea para menores de idade"
Apreciando a administração fantástica do hospital,  indaguei como tudo isso funcionava, e tão bem? A resposta é uma lição para os nossos governantes:
Vivem de doações, muito comuns entre artistas e empresas  particulares. Não dependem de verbas oficiais.



No dia agendado para fazer uma palestra sobre aeromodelismo, nos enviaram a uma sala onde professores, médicos, e pequenos doentes em tratamento nos aguardavam. 
Souberam antecipadamente que falaríamos também sobre Santos Dumont, padroeiro da Aviação. 
Preparamos alguns videos a respeito e levamos pequenos modelos construídos e doados pelo amigo Omar Grassetti.
Mas incrível foi nossa surpresa ao vermos numa mesa postada na frente da sala alguns aeromodelos do avião "14 BIS" que haviam sido construídos pelos pequenos.



Ao terminar a palestra, tentamos fazer voar os modelinhos presenteados pelo Omar, mas  como infelizmente o vento ao ar livre  estava muito forte, nada conseguimos. 
Ficamos de mandar instruções para  eles tentarem  faze-los voar futuramente   (já enviamos).
Nas fotos vejam o carinho dos professores para conosco, e a mesa com os 14 BIS.
Acreditamos que demos um pouco de conhecimento sobre nosso hobby ciência a esses jovens esperançosos  pela recuperação da plena saúde.



Felizes, agradecemos a oportunidade que nos foi dada de conhecer o Hospital de Câncer hoje chamado Hospital do Amor, e a cidade de Barretos.







domingo, 28 de abril de 2019

MODELISTAS BANIDOS

NÃO ADIANTOU AVISAR -

LEIAM  TEXTO ANTERIOR: "AEROMODELISMO - SÓ BRONCAS"

Este Blog infelizmente deve ser totalmente desconhecido.
Não tenho pretensão de ficar conhecido por milhares de pessoas. Não sou ator e nem cantor. Me falta vocação para tal. Apenas fui convidado a escrever algo sobre aeromodelismo e modelismo em geral, aceitando por acreditar que poderia contribuir para  unir mais nosso hobby-esporte-ciência.
Resolvi escrever artigos informativos, o que tenho feito dentro das mais de 50 postagens já realizadas neste blog.
Devo ter cometido, porém, muitos erros, pois não consegui convencer, principalmente as autoridades civis e militares, da importância na formação de vocações (especialmente entre os jovens) para o trabalho, estudo e colaboração junto a Aeronáutica, Marinha e Exercito.
Conforme já publiquei numa de minhas postagens, quando presidi a ABA (hoje CoBra),  fui convidado para uma entrevista com o então Diretor Geral do DAC (hoje Anac), Ten. Brigadeiro Deoclécio Lima de Siqueira, que posteriormente foi Chefe do Estado Maior da Aeronáutica. 
Naquele dia, a primeira pergunta da entrevista foi: "Sr. Nutini, o que o aeromodelismo pode fazer por nós da Aeronáutica? Estamos com um contingente de rapazes para se alistarem no serviço militar, mas em nossa armada há pouca adesão. 
Nós  pesquisamos e soubemos que a maioria dos alistandos tem medo de morrer voando."
Minha resposta  veio da solução que a Alemanha apresentou na II Guerra Mundial: "Convocou os clubes de aeromodelismo a se apresentarem. Todos aeromodelistas querem voar".
Mas infelizmente acho que isto talvez não seja tão importante para as nossas autoridades atuais.
Dentro de minhas poucas possibilidades de mudar a concepção da visão dos que hoje regem esta nação, sejam eles como disse anteriormente, civis ou militares, só me resta LAMENTAR  a foto enviada por um aeromodelista apaixonado, exposta abaixo; na qual se vê o CENTRO DE MODELISMO DO IBIRAPUERA, local único na America do Sul, administrado hoje  pela Prefeitura de São Paulo, um espaço que foi construído para a prática do aeromodelismo (projeto apresentado por nós e aprovado na época pelo então Prefeito de São Paulo, Brigadeiro Faria Lima),  sendo alugado para Churrascos e Eventos à  estranhos ao local.


         Vejam na foto que automóveis e caminhões estacionam livremente sobre as pistas

O administrador do local alega que os modelistas não têm se apresentado para utilizar o Modelodromo.
Entendo porque os modelistas estão perdendo o interesse.
Reclamam que não conseguem adentrar ao estacionamento apropriado,  com seus veículos,  levando equipamentos e modelos,  alguns  com envergadura com mais de metro e os nautimodelistas com barcos com mais de 2 metros de comprimento, e tendo ainda que pagar cerca de R$8.000,00 na ocasião de eventos !!!
A administração diz que é para cobrir o valor da manutenção. Um espaço público?  Incrível.
Existe ainda uma passagem lateral para pedestres, utilizada por pessoas dos prédios vizinhos, a fim de encurtar o travessia do quarteirão. Foi fechada pela Prefeitura, alegando que não é uma passagem oficial, esquecendo que é a unica via de acesso à praça construída em homenagem a Ayrton Senna. Nem para tirar uma foto. Dá para acreditar?

Não falei? Somos   MODELISTAS  BANIDOS

Vou pegar o meu chapéu e vou embora

Walter Nutini
wnutini@globo.com

Este texto será enviado às autoridades competentes

sábado, 9 de fevereiro de 2019

AEROMODELISMO - só broncas

AEROMODELISMO - só broncas

DENUNCIA  DE  UM MODELISTA  - PRATICANTE 



VOU REPETIR A ULTIMA MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG "POLITICAGEM..."
Incluimos algumas fotos novas e textos para provar, e  esclarecer oque se passa de vergonhoso no Modelodromo de São Paulo. Vou enviar copia para o Sr. Prefeito Bruno Covas


Devo estar me aproximando do dia de "desencarnar" desta terra, "pelo excesso de idade"
.
Walter Nutini - 

Tudo bem,

Antes que isso aconteça, gostaria de solicitar a alguns dos leitores deste Blog, que dentro de suas possibilidades, ajudem e consigam resolver alguns dos problemas em nosso esporte, os quais relatarei abaixo, e que estão travando seu desenvolvimento.

Unidos seremos mais fortes, concordam?

Me apaixonei pelo aeromodelismo e pela aviação a mais de 70 anos. 
Pratiquei o esporte sempre dentro da modalidade do voo-livre, em competições nacionais e internacionais. 

Fui  dirigente em Clubes, Federações e Confederações.
Saibam que  difícil, isso sempre foi, principalmente quando em contato com autoridades; 
1º -  porque estávamos sendo atendidos, o que dependia geralmente de apresentações.  
2º -  essas autoridades desconheciam  o esporte:
3º - tínhamos que convence-las  a se  interessar por ele.

Mas neste final de ciclo, provando a dificuldade da qual falo acima, não  consegui siquer encaminhar alguns assuntos que julgo serem importantes. Vamos lá:

CENTRO DE MODELISMO DO IBIRAPUERA, Modelodromo  de SP.

Não está sendo utilizado pelos modelistas em sua totalidade - falo do aero, nauti, auto, plasti e ferreomodelismo.
Cinco modalidades exigidas no projeto original pela Prefeitura de São Paulo.
Queixam-se os modelistas  que não podem exercer suas atividades porque não é permitido, pela atual administração, entrar com seus veículos (que têm estacionamento apropriado) e não conseguem levar seus modelos até o local desejado.
Modelos que levam anos para construir, valiosos e grandes.

Sem um  número expressivo de praticantes, o público que poderia presenciar treinamentos e provas, (a arquibancada existe para isso)  ficam sem ver alguma boa atividade e se desinteressam.  Tudo fica vazio. Às moscas". 



Nautimodelismo , modelodromo era prestigiado pela Marinha e com muitos competidores

O Prefeito Doria durante seu mandato visitou,  gostou do local , e homenageando a Ayrton Senna, transferiu para lá algumas esculturas do esportista, que estavam abandonadas. Reformou um espaço
e com grande "pompa" inaugurou-o  com a presença da família Senna.


            Praça Ayrton Senna , dentro do modelodromo, bronze de um F-1 estilizado e capacete

Aliás,  sabiam que Ayrton foi também   um bom aeromodelista?

  

  foto da escultura em bronze, do capacete de Ayrton
                   ao fundo o Formula 1


Pois bem, agora está proibida a entrada de público para visitação às esculturas Senna!
A entrada foi fechada e o local  foi considerado espaço não público.  Proibido  aos pedestres cortarem andando a quadra que é muito grande!

Onde projetou-se uma pista para autos-radio-controlados,  hoje tem um "cachorródromo", onde a vizinhança que é bem abonada, leva seus  dogs para brincar e etc...



foto recente de grupos alheios ao aeromodelismo, fazendo "churrascada". As pistas foram alugadas pela Prefeitura através da administração do local no "meio das pistas". 

A  DENUNCIA!!! 

MATÉRIA ESCRITA POR MODELISTA E ENVIADA PARA NOSSO CONHECIMENTO

"A Prefeitura aluga o modelodromo para eventos diversos; festas, feiras, e montam palcos e barracas na pista de aero. (veja foto acima,  enviada por outro aeromodelista)
Entram caminhões com material tão grande que batem nas árvores, foodtrucks, vans, e os modelistas não podem entrar com carro pois a Administração diz que não há espaço ou acesso que possibilite a entrada dos veículos...
Também cortaram nossa energia elétrica no tanque pois não estamos em dia com o pagamento da misteriosa "taxa" do suposto funcionário que corta grama e cuida do modelodromo...
Está cada dia pior,,,
Muito triste isso tudo!"

Durma-se com um barulho desse!

Enfim, o Modelodromo parece um belo deserto. Poucos praticam, e o público não o conhece.  Hoje um milhão de visitantes  semanalmente vai  ao Parque do  Ibirapuera e nunca a Prefeitura siquer fez um folheto-convite para esse público conhece-lo!

Imaginaram que boa publicidade seria para  o alcaide?

Haja incompetência .

Informamos ao Sr, Secretário de Esportes do Município sobre o assunto, na época, com farta documentação. Nada conseguimos.



CLUBE DE AEROMODELISMO DE SANTANA (CASA)

Uma pequena e boa praça de aeromodelismo de Voo-circular.
Há uma velha briga entre Prefeitura,  Estado e União.
Quem é o dono do local? 
Enquanto brigam, os que praticavam regularmente o espaço  (sempre muito bem cuidado,  com pista de asfalto. um belo lago,  com 130 árvores da Mata-Atlântica), não têm onde voar.
No local, aconteciam  as excelentes provas do "caixote".   Um sucesso com praticantes e público.
Mas um belo dia, as autoridades simplesmente disseram aos aficionados - "acabou" . Fecharam a praça. Fim de  papo;

Doei mais de 100 troféus de provas que ganhei  nacionais e internacionais e que  estão de posse no clube CASA (estão nas prateiras internas do clube)

Haja.

MODELOS PARA INTERIORES - INDOORS

Solicitamos um ESPAÇO  para a prática de modelos  indoors -  Utilizado pelos que praticavam a modalidade no Ginásio Ibirapuera, que é do Estado.  Após a ultima reforma, hoje se  presta para shows muito bem pagos. Lembramos que este tipo de aeromodelo pode ser praticado em uma quadra de vólei, por exemplo, uma vez por semana à noite.
Todos os bons clubes atuais têm estas quadras. inclusive a Prefeitura de SP - no antigo Clube Tiete. 
Esta é uma das melhores modalidades do aeromodelismo,  a que mais crescia por ser praticada em  local fechado, modelos simples com motor a bateria, radio-controlados ou não - sem barulho.
Fáceis de construir e muito econômicos. 
Não consegui falar a respeito com o Sr. Secretario até  esta data.
Quem sabe algum abençoado leitor se interesse em conseguir?  Nós não conseguimos

MUSEU DA AVIAÇÃO

Trazer o Museu da Aeronáutica para SP, fechado em São Carlos a algum tempo,  que possuía  centenas de aviões próprios ou cedidos por antigos proprietários.
Isto foi  prometido  pelo Prefeito,  atual Governador Doria.

Essa é uma grande briga. A cidade de São Paulo merece.

Vou terminar minha choradeira, que é o máximo que posso fazer. 

TODOS ESSES PROBLEMAS estavam estimados a serem abordados  com o Secretario de Esportes de SP- Sr. João Farias.




  Lembrança da reunião com o ex-Secretário de Esporte do Município de SP -Sr. João Farias

INCRÍVEL - DENÚNCIAS!

Em uma reunião com um grupo de representantes das cinco modalidades praticadas no Modelodromo, o assunto era justamente os problemas mencionados neste artigo.
Mas no decorrer das discussões, foram surgindo denúncias graves e confirmadas por todos os presentes:
O administrador do Modelodromo, funcionário da Prefeitura,  exigia para cada solicitação de uso do local,  o pagamento de uma taxa de R$8.000,00. Um verdadeiro absurdo.
Comentaram que já haviam visto em finais de semana, o uso das pistas de aeromodelismo com churrasco, comes e bebes e música em alto som. O local  era alugado por estranhos ao nosso esporte.

Que mais posso falar ? não é ABSURDO?


SUGESTÃO: 

CRITICAR ´É FÁCIL;  então vou dar um palpiteO IDEAL SERÁ, PARA QUE O PRÓXIMO  Secretário de Esportes do Município, faça uma intervenção  BRANCA no Modelodromo por 90 dias. Suspenda as atividades totais do local. Coloque provisoriamente um administrador de sua confiança, funcionário da Prefeitura, sem ser um dos membros de diretoria dos modelistas.  O elemento escolhido, junto com membros do jurídico da Prefeitura, percorram todas as dependências do Modelodromo, analisando o estado geral de utilização. Aprovando o uso, formular regras de funcionamento com direitos e obrigações para as cinco modalidades ( Por Lei ) que se utilizam da área. Já ha um muito bom regulamento na Prefeituras, criado pelo ex-Secretario de Esportes: Sen, JOSÉ SERRA, inclusive com eleições gerais para os presidentes dos clubes a cada ano . É só adaptar às atuais necessidades, Terminado o prazo de interdição, liberar para a prática do esporte  e que os reclamantes modelistas, cumpram o estabelecido ou o local será utilizado para um "parquinho de diversões" com roda gigante e tudo o mais. È só querer consertar o problema. O Sr. Secretário tem muitos outros e grande problemas para resolver, mas para nós. este é o mais importante. A cidade e nós agradecemos.


POLITICAGE,  não falei?.

Meus amigos: Cansei de  lutar,  acho que vou desistir.

Um fraterno abraço
Walter Nutini
tel. 2973-5731 - SP/SP
wnutini@globo.comhttps://www.blogger.com/blogger.g?blogID=1735728600351860740#editor/target=post;postID=330268076502474201;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=0;src=postname


sábado, 8 de setembro de 2018

CONVOCAÇÃO PARA UMA REUNIÃO

SECRETARIA  DE  ESPORTES  DO  MUNICÍPIO DE SP



Recebi um amável convite para participar de uma reunião  com o atual Secretário de Esportes do Município de  SP - Sr.  João Farias, com hora prevista e na Secretaria do titular. 
Fomos bem recebidos, a Daisy em minha companhia, e com o pronto oferecimento de um bom café.

               
     Foto oficial da ocasião

Nós havíamos sido apresentados ao Secretário  num jantar do Panathlon, clube de esportistas  do qual faço parte, onde o informaram que fui o criador do Modelodromo  - Centro de Modelismo do Ibirapuera - 
                      Na reunião,   e sem perda de tempo, o Secretário informou sobre o assunto que gostaria de tratar: "Centro de Modelismo do Ibirapuera". 
Como recém guindado à Secretaria, (a apenas 20 dias) gostaria de saber um  pouco da história  de como foi construído e a que se destinava. 
Sabemos por experiência de contatos com autoridades, que o tempo dessas reuniões são bem limitados (em geral 30 minutos). Assim sendo, procuramos falar o minimo possível,  e apresentamos o que já havíamos preparado:  uma serie de copias de documentos alusivos e alguns artigos que publicamos no Blog AeroNutini.
Por exemplo: Tivemos sempre o apoio irrestrito do Ministério da Aeronáutica (aeromodelismo), do Ministério da Marinha (nautimodelismo), considerando que as atividades seriam um incentivo para as vocações militares respectivas. 

Do projeto: até a construção; da inauguração pelo Pref. Brig. Faria Lima; da reinauguração com alambrado pelo Pref. Maluf e de autoridades da Aeronáutica e da Marinha.

Casos ocorridos divulgados pelos órgãos da imprensa, como invasão por moradores de rua, viciados, e por algumas vezes abandono da Prefeitura.  A reforma pelo ex-Secretario Walter Felldman. Denúncias de modelistas que se utilizam do Centro,  contra a administração do local e seu mau uso. 
(esses artigos estão publicados no Blog AeroNutini, podem ser visto em "postagens").

Falamos ainda da nova localização das figuras em bronze de Ayrton Senna, para dentro do Modelodromo - A nova praça ficou linda numa realização em tempo record do ex-Prefeito Dória; 

Lamentamos o fechamento da área do Clube Santana de Aeromodelismo, do qual fomos fundadores. Incrível que uma luta por lideranças no clube, a atual diretoria mandou destruir e encostar os destroços de um avião réplica em tamanho real do 14 Bis de Santos Dumont, que estava em final de construção. Um sonho talvez utópico  de que, quando pronto, servisse para crianças de escolas, as quais sentadas dentro do avião, assistissem filmes sobre a vida e obra do pai da Aviação. Os destroços foram recolhidos pelo construtor.

Contamos e mostramos fotos ao Secretário, de um grupo de aeromodelistas que praticavam aeromodelos com bateria, silenciosos e pequenos, dentro  do Ginásio do Ibirapuera e que perderam a licença para uso de uma noite por semana,  pois passou a ser utilizado somente para shows pagos. Sugerimos outro ginásio, como o do Clube Tiete, do qual a Prefeitura é também  proprietária, onde fica fácil a entrada com estacionamento para carregar os equipamentos. Aquela modalidade, fácil de praticar, é ideal para iniciantes.

Toda a documentação referente aos assuntos acima apresentados ficou de posse do Sr. Secretário, que comprometeu-se a lê-la,  a fim de tomar conhecimento  e talvez ir ao encontro de modo satisfatório ao  motivo da reunião.
Ficaram também sugestões para a  divulgação do Modelodromo como um belo local, na cidade de São Paulo, a ser conhecido. Apresentamos também, sugestões de regras emitidas pela Prefeitura para o bom uso do local.

Aos amigos modelistas que pacientemente acompanham o blog, (soubemos que ha mais de 20.000 visitas), agradeço. Se o Blog fosse de musica Funk ou Sertaneja, talvez passasse de milhões.
Infelizmente sou apenas um veterano ainda  aeromodelista que respeita e admira todas as modalidades do modelismo, não só do aeromodelismo. Sou velho,  sim (velho mesmo, acabo de completar 88 anos) e chato, mas sem pretensões,  querendo apenas ajudar nossos esportistas e hobbystas.

Um abraço 
Walter Nutini





domingo, 4 de fevereiro de 2018

luz vermelha para os aeromodelistas de SP

Resolvi a algum tempo escrever algo sobre aeromodelismo. Tenho o Blog Aero Nutini. talvez por ser um veterano, com mais de 80 anos,  construindo, participando de competições (mais de 200), dirigindo entidades,  enfim lutando pelo que sempre acreditei: dar ao aeromodelismo, o lugar que merece, como formador de vocações aeronáuticas, um hobby que é esporte e ciência. 

O ultimo artigo que escrevi foi, "VERGONHA". Fugi da fase alegre do nosso esporte, abusei da liberdade que o Blog me oferece, e falei de um problema que estava me aborrecendo. Acho que ultrapassei os limites do tolerável. Me desculpem, foi  um desabafo. 

Todo santo dia, leio e vejo na mídia  a denuncia sobre escândalos bilionários,  nomes antes que jamais  eu poderia imaginar serem protagonista de atos tão sem vergonha. CORRUPÇÃO por toda parte. Me lembra a celebre frase de Ruy Barbosa - " de tanto ver prosperar  os roubos e desmandos no governo,   chego a ter vergonha de ser HONESTO". Um belo desabafo. 

Recebi esta semana uma mensagem do amigo e escelente aeromodelista Marcio Silveira. Grande competidor na difícil modalidade velocidade  VCC (antigo U-control). Varias vezes Campeão. recordista, se não estou errado,  voando perto dos 300 quilômetros por hora. Para quem não conhece a modalidade, são 10 voltas do modelo, com a manete presa no punho e colocada num pilão no centro da pista.
Antes eu tinha perguntado a ele  como andavam as coisas no Modelodromo do Ibirapuera. A tempos que não via noticias a respeito.
Nesse Blog publiquei uma boa matéria sobre o Ibirapuera, feita em vídeo pelo ex-presidente do Clube Santana de Aeromodelismo, para a Cobra. Se quiserem conhecer todas as modalidades, é só procurar aqui neste Blog, em Postagem.

Volto a mensagem:

Com muita tristeza, Marcio me informa que o Modelodromo, está  bem cuidado pela Prefeitura.  O grande problema esta na Gestão do local. Não sabe quem da Prefeituras, empregou  um funcionário pago por ela (uma boa boquinha para faturar um emprego) , para em nome dos modelistas, que deveriam utilizar o local,  um chefão todo poderoso, com poderes de determinar para qual uso, e quem deveria ou não estar por ali.

Vamos ao relato: o local  foi permitido a estranhos, fazerem  festas com churrasco dentro das pistas.

A lanchonete que servia alimentos aos usuários, foi fechada.

O tanque para os nautimodelistas, ficou difícil o acesso pois quem possue modelos bem construídos e grandes.  O local para estacionar automóveis pelos usuários, ficou proibido. Tem que estacionar  nas ruas da proximidade e carregar todo o necessário, percorrendo distancias enormes.

O cachorrodromo dentro  local, esta sempre limpo e cuidado pelos que o utilizam. Parece tudo comandado pelo grande chefão.

Ao que nos relata o Marcio, o fechamento da área está próximo! Que pena!

Um absurdo, que o único Centro de  Modelismo das Américas, no local mais nobre da Cidade -Ibirapuera corra o risco de ser fechado por falta de uso 

UM POUCO DE HISTORIA DO LOCAL

Para quem não sabe, atendendo a um nosso pedido,  feito a muitos anos, o Prefeito na época Brig. Faria Lima,  aborrecido com comentários numa entrevista, que fiz junto ao "Jornal Folha de SP"  de que nenhuma autoridade nos atendia para solicitar um local adequado para a pratica do aeromodelismo!
Lembro sempre que o Ministério da Aeronáutica, reclamava da falta de vocação dos jovens que se apresentam para o serviço militar, preferindo outras armas. (medo de voar).
Sabem que o aeromodelismo é o caminho. Nos tornamos mais amigáveis.
Me pediu que eu apresentasse um projeto do  pretendido.
Em dia marcado com antecedência, munido de muitas revistas internacionais, aproveitei para pedir  ser feito, um Centro de Modelismo.
Só Aero, não chamaria a imprensa para se interessar na divulgação. Infelizmente a publicidade é tudo.
Por sorte o arquiteto encarregado pelo Prefeito  elaborar o projeto na Prefeitura. O amigo Dr. Mario Monteiro, não só criou o projeto como encontrou o local ideal: o belo Ibirapuera,  que era pretendido pelo Circulo Militar do Exercito,  na divisa da área,  para construir um residencial de uso dos militares.

Toda essa historia ja contei nesse Blog, é quem quiser mais detalhes procure em postagem.

EIS A QUESTÃO:  nossa bronca

O verdadeiro chefão do modelodromo é o Snr. Prefeito João Doria.
Uma semana após sua posse, tive a oportunidade em um jantar no clube a que pertenço, falar com o Secretario de  Esportes da Prefeitura. Indaguei se conhecia o Modelodromo? Para minha surpresa, ele e o Snr. Prefeito, la já  tinham estado. Acharam que o monumento de bronze em homenagem a Ayrton Senna, instalado nas proximidades, deveria estar em local mais nobre, escolhendo-o dentro o modelodromo. De imediato pediu para o paisagista Arq. Abudd, projetasse de imediato uma praça  com um belo pedestal.
Dito e feito, em 15 dias com imenso esforço, foi transladado para o novo local e tudo terminado com pompa e circunstancia. A afamilia do Ayrton, presente no ato, prestigiou  a nova  inauguração em festa fartamente publicado na imprensa.

O projeto  total do Modelodromo, foi imaginado para 5 (cinco) modalidades de modelismo.

Aeromodelismo com duas pistas
Nautimodelismo com um tanque de 20 metros,
Automodelismo  uma pista para  na época chamado de Autorama, oferecido pela Estrela,   tão grande que teve  se abrir um buraco na parede para entrar e ser montada,
Ferreomodelismo, os adoráveis trenzinhos e suas maquetes, com uma arquibancada interna de  cimento para o publico apreciar,  para também proteger la fora do  barulho oriundo dos aeromodelos, que certamente desgostariam os futuros moradores nos prédios que ali seriam construídos futuramente.
Plastimodelismo, uma sala reservada para a construção de modelos e  acervo da modalidade.
Uma lanchonete em baixo da arquibancada, e uma pequena residencia para o futuro zelador da área.

MUITO BEM

Toda essa luta  e agora querem me convencer que ninguém quer saber de modelismo? todo mundo sentado na frente da televisão e engordando? Vou pedir desculpas ao querido amigo José Luiz Affonso Editor da bela revista Hobby Sport, e extrair alguns trechos das boas reportagens para provar o contrario:

Vou enumerar só o publicado no ultimo numero da Revista.

AEROMODELISMO

Campeonato Brasileiro de Aeromodelismo Escala:  Limeira: 52 inscritos, 135 voos - 4 modalidades- numa das mais difíceis e belas provas de voo e construção -

Campeonato Mundial de F3A -  2017
6 aeromodelistas brasileiros fizeram uma viajem de 29 horas dentro de um veiculo especial para acampar, conseguiram patrocínio, lutaram para estar presentes num evento internacional no sul da Argentina, representando o Brasil.

3º  FESPAER - PARÁ
La no longínquo norte do Brasil,  uma competição,  no belo campo do Clube de Modelismo do Pará, 300 mts. de pista, com a participação de vários clubes de cidades vizinhas. Muita emoção,  com muitos voos escala, inclusive a jato, brincadeiras como caça a raposa.

AERODESIGN - 2017 - 19 ANOS DE COMPETIÇÕES

NA MINHA MODESTÍSSIMA OPINIÃO: A  melhor prova de aeromodelismo no Brasil. "É uma competição de engenharia que utiliza o aeromodelismo como ferramenta para atingir seus fins "definição da prova feita pelo articulista". Números: participantes - 1.100 - 94 equipes, 75 Universidades inscritas de todo Brasil.  As melhores equipes alem de seus prêmios, recebem passagem com estadia, viajem para os EUA - Florida, representando o Brasil,
8 equipes já conquistaram o primeiro lugar em outros anos anteriores.

AUTOMODELISMO

Artigo:  Selecionando seu primeiro carro: como escolher sua primeiras obra prima, a miniatura de automóveis

Plastimodelismo:  Um bom artigo sobre a construção de um kit da Airfix do fantástico e temido avião alemão, BF - 190
Convenção  XXXI de plastimodelismo, matéria escrita pelo expert Guilherme Perdomo, imaginem só, dentro do hangar do Parque de Material da Aeronáutica em SP (Santana). Vamos aos números:   298 modelistas inscritos, 1.397 modelos expostos - é pouco?

Outro artigo: Participação  de modelistas brasileiros em encontro na cidade Moròn-Argentina

FERREOMODELISMO

Artigo: construindo uma estrada de Ferro, Império das Manobreiras
Um completa lição  sobre desvios de trilhos numa maquete. É uma loucura a precisão desses amados malucos.

ENFIM estamos falando de modelismo e não só aeromodelismo como fazem crer. São 5 modalidades de esporte.

CONCLUSÃO - QUEM É O CHEFÃO DO LOCAL?

O chefão do modelodromo  é o Snr. Prefeito de São Paulo,  João Doria , agora Bruno Covas.  Se ele ou alguém indicado por ele está fazendo um mau serviço, ou fazem parte do grupo dos CORRUPTOS que assolam nosso pais, desviando o uso das atividades do local, para o bem próprio.

DENUNCIEM, a culpa talvez não seja dele Doria, ou Covas, pois sabemos que ele não é burro,   é trabalhador,  e não tenha muito tempo para se dedicar a todos os problemas da cidade.

Cabe aos representantes das 5 modalidades que  utilizam do Modelodromo, moverem  montanhas e procurem marcar uma entrevista com o alcaide, mostrando o desmazelo na  Gestão do local.
Se for for difícil, subam o andar, falem com o Comandante do 4º Comando Aéreo, que sempre nos apoiou.
Lembrar TAMBÉM da família Senna. que é homenageado no local
.
SAIBAM que o Senador e ex Prefeito de SP,  José Serra, quando Prefeito, elaborou regras claras e muito bem definidas, para a utilização e GESTÃO do Centro de Modelismo. Reconhecemos na época que essas regras foramo as mais perfeitas para todas as modalidades.
Em seguida, Serra se candidatou para o Governo de SP, perdeu e tudo ficou no papel.
Tenho a minuta dessas Regras fundamentais e disponibilizo-as a alguém com disposição de lutar pelo bom uso do Modelodromo antes que após tanta luta (DOZE ANOS) para  conseguir ter um local único na Amarica Latina, para a prática das 5 modalidades e não só AEROMODELISMO COMO  QUEREM ENTENDER ALGUNS.

VAMOS A LUTA, antes que por displicência dos usuários ,  transformem o belo e importante local paras uso dos paulistanos, num futuro que parece próximo, um parquinho de diversões com Roda Gigante e tudo o mais. 

Walter Nutini