quinta-feira, 17 de outubro de 2013

INFELIZMENTE O PREVISTO ACONTECEU





UMA  BOA  NOTICIA  ENVIADA  POR  MARCOS MOLLO DA ARGENTINA


Mais um vez nosso estimado amigo Marcos Mollo, vence o Campeonato Argentino de 2013 - Peanuts. Parabéns pela vitória e o mais importante para nós brasileiros, provar ao Mundo com seu modelo escala, que Santos Dumont construiu em 1906 o primeiro mais pesado que o ar,  que decolou com seus próprios meios e sem ajuda de catapulta. Foram mais de 200 metros de puro voo.   Tivemos em 2006 a oportunidade de ver uma replica em tamanho original, voando na Esplanada dos Ministérios em Brasília no aniversário dos 100 anos desse primeiro voo.





Foto do modelo ganhador do Campeonato Argentino de 2013 - Peanuts - 14 BIS de Santos Dumont
                                                 Construído e voado por Marcos Mollo


VAMOS AS "MÁS"  NOTICIAS


Finalmente me ensinaram como anexar vídeos para o nosso blog. Assim sendo informamos que o tal do voo por sobre a cabeça da Chanceler alemã Ângela Merkel,  poderá ser avaliado do perigo que representam os DONERS.
O vídeo está nos dois  artigos que falamos  a respeito anteriormente.  Vale a pena conferir e refletir.  "O que podemos fazer?"

COMO PREVIMOS EM ARTIGO ANTERIOR SOBRE O MODELODROMO - VCC IBIRAPUERA


Recebemos uma mensagem do grande aeromodelista de VCC- e Corrida em Conjunto, Nelson Mary. Conhecido entre nós como um grande incentivador da pratica do esporte, sempre se interessou também pelo bom ambiente e organização do aeromodelismo. Anexo abaixo o teor total da mensagem.  Dentro de nossas  poucas  condições atuais entre autoridades,  faremos o possível para contatar o Snr. Secretário de  Esportes do Município e verificar o que realmente está  acontecendo. Se for pura rotina  troca de dirigentes, tudo bem. Se o Modelodromo estiver em risco, vamos nos unir ou rezar em conjunto.




Em resumo, este decreto, determina que o Modelodromo - SP, trocará sua administração, exonerando o atual administrador e ficando diretamente para a Prefeitura a incumbência de cuidar do local.  O que isto significa? Saberemos no transcorrer desses dias. Vamos aguardar.

Hoje dia 24/10 tentei falar com o Secretario de Esportes e fui informado que está viajando. A Secretária informou que já há um encarregado de administrar o Modelodromo. Ela provavelmente irá agendar com ele uma reunião nesta próxima sexta-feira dia 25 para esclarecer o assunto a fim de  que possamos dar uma satisfação aos modelistas que utilizam o local.


segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Helicópteros - Quadricópteros - Drones - Ângela Merklin

Gosto de ler semanalmente as noticias da boa revista "VEJA".
A edição do dia 4 de Setembro pp. chamou-me  a atenção em seu complemento  "Vejinha SP".  A capa  trazia - ESPIÕES VOADORES.
 Como normalmente ocorre, é um bom artigo, esclarecedor onde os não aficionados aeromodelistas puderam conhecer o que é um DRONE. Nós já mencionamos em um de nossos artigos, e o chamamos de  quadricóptero.
Até sugerimos na ocasião que a nova modalidade de aeromodelismo seria talvez a novidade mais promissora dentro as varias que conhecemos, pois reúne tudo o que um novado pode querer sem fazer muito esforço. É só voar!
Vamos lá: 1 - não da trabalho  para construir - em geral já vem construído. 2 - apesar de ser necessário saber pilotar um Radio Controle,   nada o impede que se inicie sozinho. Seguindo as instruções dos fabricantes é fácil o aprendizado. 3 - Voa em qualquer espaço por menores que sejam.
Em função de sua imediata aceitação, o volume de industrias que se interessaram em fabrica-los aumentou extraordinariamente em todo mundo.  Prato cheio para os "china" que entre nós os apelidamos como "shilim-shilim". 4 - o valor para a compra caiu vertiginosamente sendo que em alguns locais ( lojas de eletrônicos) estes são encontrados por pouco mais de R$300,00. Já vem com câmaras para filmagem. Custa menos que uma bola de futebol. Evidentemente que modelos mais sofisticados podem  chegar a valores altos,  mas valem a pena  por serem utilizados principalmente em publicidade.



Este é um atual DRONE com 8 motores, e câmaras instaladas 

Os aeromodelistas que praticam o helimodelismo, ou seja uma miniatura de helicóptero, fazem na pratica tudo o que um dos grandões normalmente fazem e muito mais. 
Acredito que engenheiros da aeronáutica ou mesmo aeromodelistas experientes, resolveram construir algo novo como um helicóptero que não necessitasse  da  hélice na vertical na traseira dos modelos. Essa hélice é que produz o efeito de anti-rotação ocasionada pelo movimento da hélice grande na horizontal da parte de cima   que todos conhecemos. Nos helicópteros foi resolvido o problema com a construção de duas hélices horizontais, mas o bicho ficou muito grande e custoso. É  utilizado pelas forças armadas, ou para transportes que necessitem carregar muito peso.
Um belo dia vi no Ibirapuera  meu amigo Marco Antônio Medeiros, muito competente, pilotando o que era uma novidade para mim. Um quadricóptero. Subia, descia, voava para esquerda ou direita com muita facilidade. Uma maquina esquisita,  RC,  com quatro motores elétricos horizontais,  movidos a bateria.
Em seguida vieram  com 6 motores e atualmente até com 8 como os da foto acima. Certamente já estão sendo construídos pela indústria aeronáutica em  tamanho grande,  lógico  com piloto dentro. No artigo da revista VEJA, são utilizados nas maneiras mais incríveis que se possam imaginar. Nas forças armadas para a luta nos ares, nas publicidades, reportagens, enfim são  vistos em toda parte. O  importante para o publico em geral é que saibam serem  pilotados por radio-controlistas. Ninguém morre em lutas aéreas ou ataques terrestres convencionais. Beleza.
São chamados de DRONE. O nome surgiu pelo ruído igual de uma abelha zangão, que os 8 motores produzem. Bom para afastar os inimigos, principalmente aves.
Drones - coisinha feia mas eficiente
                                               
Uma das milhares de utilidades. Um medico recebe um desfibrilador para atender um caso de enfarte em campo de golfe. Desceu de paraquedas. Bom piloto. Já vi publicidade com pizzas serem entregues na mão, roupas já lavadas por tinturaria,  policiais correndo atrás de criminosos orientados por eles, , etc... 

E aí vem a pergunta: porque escrever sobre um ZANGÃO num blog que deveria ser só sobre aeromodelismo? 
PERIGO: Não vamos nos deixar levar pelo pessimismo mas advirto, temos lutado durante todos estes anos, para que o aeromodelismo fosse reconhecido  como esporte. Sabemos que é esporte, hobby e ciência.  Prova existe por toda parte. Mas me preocupou no artigo mencionado,  ler sobre alguns acidentes que os mesmos tem ocasionado pelo seu mau uso. Na China, na Inglaterra, nos EUA, no Brasil,  alguns fatos foram fatais.
Relembro em passado recente quando o Radio Controle funcionava com frequência modulada (FM). Com aeromodelos voando com frequências iguais, voavam sem serem avisados, e haviam centenas delas, os acidentes ocorriam com regularidade.  A mídia sempre se interessou por acidentes diferentes e os nossos sempre foram  especiais. Principalmente com ferimentos. Na ocasião o  órgão da aeronáutica DAC emitiu resoluções disciplinando o uso em voos  de aeromodelos  RC.
Sem pretender ser didático, para os que não estão por dentro do nosso esporte, com a tecnologia avançando surgiu a frequência de 2,4g.  É uma frequência especial que o transmissor e o receptor colocado no modelo, estes escolhem entre centenas de frequências a que está sendo utilizada somente naquele modelo. Acabou o problema  de voar modelos com frequências iguais e acabaram-se as colisões e brigas em campo. Quanta lenha! Também foi muito utilizada para desculpar as barbeiragens de pilotagem. Certamente também  evitar  perder algum amigo de campo.
Quanto a preocupação com o PERIGO, chamo a atenção para os clubes e radio controlistas em geral para ficarem atentos com os novatos que eventualmente querem voar em pequenos locais de fácil acesso, ruas principalmente, sem pratica de RC e entusiasmados,  esquecem terem nas mãos um instrumento que pode ocasionar ferimentos graves em si próprio ou a incautos apreciadores dos voos bonitinhos, desconhecedores da arma que está bem próxima do alvo (sua cabeça).  Vi recentemente infelizmente, fotos de acidentes ocasionados pelas hélices,  com cortes profundos,  uma imagem feia de se ver.
No artigo da VEJA, DRONE constantemente é mencionado como um brinquedo de aeromodelista. Sinaliza  que  a atual ANAC o órgão governamental que regula toda atividade aeronáutica,   já  está providenciando normas para utilização dos DRONES e certamente sobrará dificuldades para os aeromodelistas.
Lutamos anos a fio para proteger nosso esporte-hobby de proibições absurdas que existiram entre outras  como proibir a importação de qualquer tipo de  aeromodelo e seus componentes, (atenção importadores) sob a alegação que não era esporte e sim um BRINQUEDO DE GENTE RICA. Juntos não podemos permitir perder essa guerra. Existe  Lei nos protegendo e afirmando que somos esporte, mas leis podem ser revogadas.  Como meus pais diziam: ATENTI.
Vamos ficar atentos, passem estas informações a seus colegas e atenção aos ZANGÕES. Eles são uma bela aquisição de novos aeromodelistas, temos o dever de orienta-los,  precisamos de novos adeptos,  mas não vamos nos deixar  confundir:  "alhos com bugalhos" como dizia o poeta.

Hoje dia 16/09/2013, recebo informação que a premier Ângela Merkel, da  Alemanha, discursava em praça publica para seu eleitorado, quando surgiu nos ares um Drone RC 4 motores, pousando praticamente aos seus pés. Correria com policiais para retirada imediata do objeto. Vi o vídeo. Saberemos em breve se haverá retaliações contra aeromodelistas ou fanáticos. Quem avisa amigo é... 


Um bom video é da chanceler Agela Merkel. Entrem no YouTube, e coloquem o titulo a procurar:
GERMAN CHANCELER ANGELA MERKEL AT CAMPAIGN EVENT

Apreciem o perigo que ela correu!
  

                                   

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

VOCAÇÃO

Estranho, no dia 7 deste mês de agosto publiquei no blog um artigo sobre vocação.

Achei que ficou interessante por se tratar da relação do aeromodelismo/aviação.   Ontem liguei esta "maquina maldita" (vulgo PC) para rever o blog e  verificar se não tinha cometido  barbeiragens no ultimo assunto que comento o mês de Agosto. Tudo parecia que corria bem mas com surpresa vi que o artigo anterior sobre "vocação"  SUMIU?  Entrei em pânico. Fui rever todos os artigos enviados ao blog. Também não encontrei o " Reconhecimento do aeromodelismo parte 1"?  como será que foram deletados?  Entender o que escrevo é complicado, como entender um artigo parte 2, sem saber a primeira parte?  Que loucura. Não adianta eu quebrar  pau com o computador, sei que no final saio perdendo.
Realmente sou um perna de pau nisso aqui. Procurei até debaixo da mesa e nada; o jeito é pedir licença a meus amigos, vou abrir novamente a tela e fazer tudo de novo.  Lerem duas vezes a mesma coisa parece praga. Se eventualmente alguém neste interim  conseguiu ver o artigo, vou  abusar e solicitar que me informem. Vai aí o velho jargão - "onde será  que errei? "  -  aproveito para  pedir que me ensinem a mexer  nessa "maldita e fantástica maquina que é o PC".

Um poucos de história

Para possivelmente tentar resolver o problema da perda dos artigos tenho que voltar aos idos em que comecei a atuar como presidente  da ABA. Haja paciência dos que tem que aturar tanto blablabá. 
Por volta do ano de 1974, recém eleito para a presidência da ABA atual CoBra fui convocado pelo DAC pelo então Diretor Geral, Ten. Brig. Deoclécio Lima de Siqueira, a participar num Seminário sobre atividades aerodesportivas, no aeroporto Santos Dumont sua sede. Na realidade o Seminário foi dividido  em duas partes:   No período da manhã compareci e fui  enviado para a  sala onde já sentados estavam   em uma mesa comprida com uma dúzia de  militares capitaneados pelo Diretor, bem de frente. Duas cadeiras no lado de cá,  para mim e para o saudoso Paulo Sampaio que me acompanhava.
Seriamos sabatinados?  O assunto:  "como pode o aeromodelismo ajudar  na carência da vocação de jovens para a aviação?  Um prato cheio para nós convenhamos. Esse seminário foi posteriormente publicado em um pequeno livro - editado pelo Ministério da Aeronáutica, que o guardo carinhosamente.


A primeira pergunta: "O senhor que representa o aeromodelismo pode nos informar porque não temos ouvido ou visto  falar sobre  o aeromodelismo?  O que esta ocorrendo?  Como podemos ajudar?"

Era tudo o que queria ouvir.  Passado o susto e nervosismos anteriores, pude com calma esclarecer todas as adversidades por que passamos  nesses anos de luta. "Se minha memoria permitir vou enumera-las":

1 - É voz corrente entre os que praticam o esporte, que por ser relacionado a Aviação, nunca militares da aeronáutica vieram nos  procurar e dar apoio? Complicado. Sempre ouço os aeromodelistas reclamando que nunca foram procurados por uma autoridade da aeronáutica para nos ajudar. Como as autoridades poderiam saber ou se interessar por nós? Faltou o meio de campo, como dizem os futebolistas.
Omissão dos esportistas ou das autoridades?  Não nos  interessa procurar culpados.
Em seguida fomos  informados  da razão daquela reunião.   Era um Seminário da Aviação Aerodesportiva,  para encontrar respostas a alguns problemas de VOCAÇÃO.
Soubemos que na convocação anual para o serviço militar obrigatório entre os jovens, das três armas, Aviação, Exercito e Marinha, a da Aviação são sempre as  que menos se apresentam espontaneamente..
A razão talvez seja o medo do avião onde os acidente são mais divulgados pela mídia.   Sabemos que vamos morrer algum dia mas não gostariam de ser por acidente aéreo? Como curiosidade mencionei oque todos estão cansados de saber,  que o avião é o segundo meio mais seguro   de transporte, só perde para o simples elevador.  Noticia boa não é noticia.  Salve a mídia.

Tínhamos  aproveitar essa janela que nos foi aberta para um dialogo altamente interessante.
Ao saber do porque da reunião, ou seja como revitalizar o aeromodelismo e por consequência  despertar a vocação entre os jovens.

Ai então fizemos uma serie de reinvindicações que foram anotadas por alguns dos assessores militares que estavam presentes.  Munido de revistas nacionais e estrangeiras, que levava  comigo, fui mencionando e comprovando o que ocorria em outros países. Tinha dentro do tempo disponível, solicitar as principais necessidades e logicamente tentando não deixar nada de fora sem pelo menos PEDIR.

2 - A entidade ABA, não tem sede por ser rotativa em função da eleição da presidência e o local de sua residência.  No momento utilizo meu escritório em SP, onde reúno meus diretores quando necessito, e vivemos de abnegados que colaboram como podem. Uma coisa é ser praticante outra é ter que ajudar seja em campo ou durante a semana e que um diretor possa para da de si o máximo. Reconheço,  temos ótimos diretores, mas é pedir demais.
O DAC não precisa nos ajudar a ter uma sede, mas seria extremamente útil, nos ceder um ajudante para serviços de secretaria, e há tantos bons elementos na reserva da aeronáutica, maquina de escrever, uma copiadora (na época não existiam xerox) para edição de boletins, e o mais difícil - conseguir material para a pratica principalmente os de Radio Controlado e motores, por não termos  fabricantes especializados no país.
Na pasta que trazia comigo, apresentei uma seria de solicitações, sempre achei que seria oportuno ter levado comigo caso fossem necessárias. E como foram. Deixei as anotações na mesa e continuaram a sabatina.  No período da tarde a reunião prosseguiu com a presença de outras autoridades aerodesportivas tais como: paraquedismo, voo a vela (volovelismo), medicina esportiva, e diretores de aeroclubes nacionais.

As perguntas foram as mais variadas e constam no tal livro. Levamos o dia inteiro.

Mencionei todo esse assunto num artigo que escrevi no nosso blog como "RECONHECIMENTO DO AEROMODELISMO COMO ESPORTE" - valeu rever.

Foi-nos oferecido um almoço com a presença de todos inclusive com as outras autoridades que se apresentaram para a seção das tarde.

Vale como curiosidade, no almoço sentado ao meu lado, estava o Diretor da Aviação Aerodesportiva Coronel Moassab, que me cochichava  não acreditar que o aeromodelismo fosse interessante como elemento útil na vocação para a aviação.
Pego de surpreso, tive uma ideia para responder ao amigo: "Vou pedir aos presentes a fim de  alegrar este almoço,  que por gentileza levantem a mão, todos os que em sua infância ou juventude tiveram contato com algum aeromodelo?  Incrível todos levantaram a mão! inclusive meu colega que questionou a dúvida.  Posteriormente confessou que lembrava de um modelo movido a motor a explosão (diesel) que o seu pai o havia presenteado quando criança. Lembrou-se das pancadas que levou da hélice  no dedo de tanto tentar fazer funcionar  o bichinho. Quem já teve um motor a Diesel  sabe . Como dói.  Eta  PROVA MAIS CONTUNDENTE. Ganhamos o 1º round.

No artigo perdido anteriormente sobre VOCAÇÂO, também respondi de como fui tão influenciado pelo aeromodelismo na aviação.
Prometi até então não tratar de assuntos meus por ser um blog para os aeromodelistas e não sobre minha pessoa pelo qual antecipadamente agradeço e peço  compreensão do porque escrevi a respeito. Apenas juntei mais uma prova.
No final do Seminário, o DAC apresentou um projeto que instituía a obrigatoriedade de todos os aeroclubes do Brasil,  ter local apropriado para a pratica do aeromodelismo, com sede e pistas de VCC,  e dentro do possível facilitar o RC. Voo livre nem se fala.
Decorridos alguns anos, verificamos que jamais foi possível aplicar o projeto, visto que nenhuma das partes, nem os aeroclubes nem os presidentes de clubes de aeromodelismo se interessaram. Porque?  Os aeromodelistas se obrigavam a seguir regras normais tais como ter os livros mínimos como uma micro empresa, estabelecer sala para uso das sedes, sua manutenção e obedecer regulamentos de voo de aeronaves com segurança. 
Por parte dos aeroclubes, a instalação de  pistas perturbariam o silencio  com o roncar dos pequenos motores principalmente nos fins de semana. e não tinham  como construir pistas e nem permitir a intromissão normal entre aviões pequenos (RC) e os grandões durante os voos.  Fim da novela.
Como encontrei   Minha VOCAÇÃO  PARA A AERONAUTICA 
Volto aos idos de 1937. Quando voltávamos das aulas dos chamados "Grupo Escolar" corríamos para casa a fim  de nos livrar das lições passadas pelos professores. Normalmente nos finais de dia íamos bater uma bola (as chamadas peladas) num terreno baldio no final da rua. Lembro que para fechar o terreno havia um pequeno morro por onde percorria o Trenzinho da Cantareira o famoso "Trem das Onze" que passava por Jaçanã.   A rua era típica de bairro simples, toda de terra e mal iluminada. Enquanto tinha luz tudo bem, mas tínhamos que voltar, sujos e esfolados por toda parte pelos tombos na terra. As mães ficavam com mais um trabalho, o de lavar nossa roupa. A noite após o jantar os vizinhos se encontravam  na frente de suas residências, sentados em cadeiras cativas (as suas) e comentavam as fofocas do dia.
Um belo dia apareceu uma caminhonete percorrendo essa rua com alto-falantes a todo volume a fim de anunciar que a noite viriam nos presentear com um cinema ao ar livre. Seria no nosso campinho. Não faço propaganda, mas informo que era uma missão de publicidade para os produtos da Bayer.
Muitos amigos jamais tinham ido ao um cinema. Uma correria, todos com seus acentos garantidos.
Foi instalado por cima da caminhonete um projetor de cine e uma grande tela foi fixada na frente do que era  o nosso gol. Quanta risada com os filmes do Gordo e o Magro. E tome publicidade entre nos intervalos.
Como dizia o mestre Vinício de Moraes, "De repente, não mais que de repente" surgiu do nada no céu lindo de final da tarde uma figura impressionante que parecia um comprido e enorme balão, deslizando suavemente. Ouvia-se musica, vozes, motores roncando  e muita iluminação. Soubemos posteriormente que chamava-se "Zepelim"  de passagem por São Paulo, vindo do Rio.  Seguia direto para Bueno Aires. Não havia em nossa cidade, local apropriado para aterrissar.  Imaginem que estávamos a pouca distancia do atual Campo de Marte. Uma visão inesquecível. Mas acho que nascia ali minha vocação.
Quanto ao aeromodelismo,   lá por 1944, visitava um primo  no bairro chic da zona norte, Santana. Pela janela onde morava no andar de cima de um sobrado (na época o mais alto da rua) vislumbrei um garoto soltando um aviãozinho. Voava graciosamente. Corri escada abaixo e fui ver o lindinho - todo azul. Soube que se chamava "Extraviador". Até hoje existe nas lojas. Foi uma paixão a primeira vista.  Dessa data em diante jamais parei de construir ou voar um aeromodelo.

Tenho muitas paixões mas duas são relevantes dentro do tema: Aeromodelismo/Aviação e cinema. Dois bons filmes que justificam neste artigo são AMACORD e Cine Paradise, ambos italianos.
AMACORD - uma tradução meia boca: "Eu me recordo". Historias  num vilarejo beira mar no sul da Itália. Vida pacata e feliz. Uma das noites os moradores correm para barcos pequenos ou lanchas de pescadores e vão para alto mar. Ficam parados ao chegar num certo ponto e silenciam. Aí "De repente, não mais que de repente", surge dentro de um leve nevoeiro, um enorme transatlântico. Passa graciosamente bem perto dos barquinhos, todo iluminado e cheio de passageiros acenando, rindo e cantando para todos. Que encanto de cena,  tão singela e tão simples, uma noite sem fim, tão feliz para os encantados moradores.

CINE PARADISO - Numa aldeia da Toscana, a única diversão diferente era oferecida pelo pároco da Igreja. Todas as noites passam filmes as vezes até impróprios, improvisados numa sala com projetor bem antigo operado pela figura principal e seu genial amiguinho. Comovente e lembrando muito do cineminha no final da rua em que eu morava.
 ZEPELIM - Em seu retorno para os Estados Unidos, ao pousar mansamente numa torre especial, ocorreu um  incêndio e acaba com aquela figura imensa. Fim da era dos grandes dirigíveis.
Noticia publicada em todo mundo com filmes  que podem até hoje serem vistos. Para quem quiser ver  entrem no Google,  e só digitar DIRIGIVEIS.


O zepelim passando pelo Rio de Janeiro

                                           

 O desastre durante o pouso nos Estados Unidos






A Boeing e o da foto Walrlux, projetos futuristas e já em construção. Para mais de 1.000 passageiros
Dentro das probabilidades eu não os verei no céu, mas vocês certamente verão


Prometo que  no próximo artigo  vou deixar a nostalgia para trás.














 










terça-feira, 20 de agosto de 2013

 

 

ANIVERSARIO


Neste mês de Agosto, completamos um ano da existência de nosso Blog. Nasceu de uma ideia da minha neta Rafaella.  Achou que tínhamos algumas coisas interessantes a contar  aos aeromodelistas.

O  ano passou  rapidamente,  infelizmente tive que me submeter a uma cirurgia nos quadris que me deixou quase seis meses inoperante. Sorte dos amigos que nos distinguem com suas costumeiras leituras. Acredito ter coisas bem melhores para se ler.
Mesmo assim, temos acompanhado as estatísticas do Blogger e até esta data, 4.450 vezes a página foi visitada?   Deve ser gozação! não acredito.

É difícil saber se o que escrevo é de interesse dos aeromodelistas em especial ou  curiosidade de meus  amigos.
Agora fico na frente do computador olhando feito idiota sem saber como devo prosseguir?  Querer ensinar o "padre nosso para o vigário" seria lamentável,  talvez seja melhor  contar curiosidades ocorridas entre nossos malucos.

Seria tão bom receber opiniões de meus amigos!

Aproveitei a oportunidade para rever os artigos já publicados e achei por bem fazer uma revisão.
Que bom! quanta coisa errada e omissões. Tirei muita coisa boba e acrescentei novas inclusive com fotos.  Se tiverem curiosidade em saber,  peço que me perdoem pelos erros e dos muitos nomes esquecidos. Aqui fica o meu  agradecimento e  desculpas.

REVISÃO

Cometi  uma falha e injustiça quando falei sobre a Equipe Senta Pua.
Ela foi formada quando presidia a  ABA e  seu objetivo, fazer exibições de aeromodelismo nas aberturas dos campeonatos mais importantes. E foram muitas.
Anexo a foto abaixo que guardo com carinho especial onde esses  amigos  que se propuseram a treinar, participar com seus modelos, obedecer rigorosamente os horários estabelecidos, "nunca mais que 30 minutos".
Infelizmente alguns já não estão entre nós.
Imaginem que voavam VCC de todos os tipos, RC e Voo-livre! Em 30 minutos?
E porque as exibições?
Após analisar a frequência de espectadores com que são apreciadas as competições de aeromodelismo em geral,  não comparece muito publico. Convenhamos que é muito "chato" ficar um dia inteiro vendo os aviõezinhos roncando em seus ouvidos, sem saber o que esta acontecendo (regras)?  Para quem pratica é um prato cheio. Pergunte a sua querida meia-metade se ela o acompanha  ao campo por prazer ou vai só muito empurrada?
Quando há publico,  principalmente se  a imprensa se dispõe a noticiar o evento,  tudo vai bem mas pouco depois fica um grande vazio. O objetivo era segurar esse pessoal, fazendo uma demonstração explicada através de rádio,  com todas as modalidades que disputarão as provas. Nasceu assim a  "Senta Pua".
Bem treinados começavam com VCC acrobacia, Team Racing,  Velocidade as vezes próximo dos 200 quilometros p/ hora, RC escala, Voo-livre (quando tinha espaço) e para finalizar um Combate a 4!
Um show verdadeiro. Tudo ao mesmo tempo e dentro do horário previsto pelos organizadores.
Sabem qual era o cachê que recebiam? ZERO. Recebiam uniformes, combustível e só.

                                                                 Estes são os heróis.  


Um exemplo: no palanque armado em Boa Vista - Roraima, fizemos a demonstração da Senta Pua antes de iniciar as competições. Presentes, o Governador do Estado (camisa rosa) , Oficiais da Aeronáutica de outros países convidados, e o grande patrono do aeromodelismo brasileiro, Ten. Brig. Deoclécio Lima da Siqueira , então Diretor do DAC.




Também presente com grande entusiasmo ao Campeonato de Brasília, o então Ministro da Aeronáutica, Ten. Brig. Macedo, vibrou com as manobras dos "aloprados" na apresentação da Equipe. Encantado filmou tudo.



NA REVISÃO ACHEI POR BEM NOVAMENTE COLOCAR O DECRETO DO MINISTERIO DA EDUCAÇÃO EM 1987 - CONFIRMANDO O AEROMODELISMO COMO ESPORTE


NOTAS DO MÊS


Neste mês de Agosto tivemos uma das melhores competições de voo-livre -FAI MUNDIAL- na França-Moncontour. Para os que apreciam a modalidade e também para os que nunca viram uma dessas competições sugiro entrar no site da FAI =  www.fai.org/aeromodelling. Nossos irmãos argentinos tiraram o 1º lugar em Planadores Nordic A/2

É só ir clicando na foto e na legenda e terão todas as informações. A competição deste mês chama-se
Free Flight Model - FAI.

Explorando o site pode-se conhecer todas as competições oficializadas pela FAI, todos os tipos de aeromodelos  em Agosto.

Acredito que grande  maioria de aeromodelistas gostem de praticar o hobby como distração e  não se  interessam em competir. Respeito e admiro. Mas vale a pena  verificar quais os tipos de aeromodelismo que existem e são praticados no Mundo afora. Com competições regulares como tínhamos em passado recente nos sul-americanos, adquiríamos mais amigos, se aprimorava a técnica e o estudo do voo observando a evolução de cada nação na disputa.
Particularmente eu tive o orgulho e  a oportunidade de participar representando o Brasil em muitos desses campeonatos,   cinco mundiais.
A classificação nos resultados é o menos importante, mas vale assinalar que em termos de qualidade o nosso país já obteve um 4º e um 6º lugar entre 95 nações participantes, em VCC e Voo Livre.












quinta-feira, 18 de julho de 2013

Que Saudades - GINÁSIO DO IBIRAPUERA / SP

QUE  SAUDADES



                  Revendo "minhas imagens" antigas, encontrei esta bela foto de amigos no Ibirapuera.



Não é uma questão de saudosismo, mas senti quão importante foi o tempo de,  uma vez por semana encontrar vários tipos de modelos elétricos, RC ou livre,  de isopor ou construídos de kits ou com balsa a maneira antiga, escalas, helicópteros, quadricópteros, malucos etc... no Ginásio Ibirapuera.

Pratiquei o voo-livre em suas varias modalidades. Morando em SP, as áreas espaçosas livre de obstáculos não existem a não ser a mais de 200 kl, de  distancia. Impossível como prática constante. Incrível, que pena, só agora conclui que sou  idoso.

Bateu a saudade, palavra que só existe na língua portuguesa, mas  todos os povos a conhecem bem e  nos levam a sentir uma forte dor no coração, indescritível. Cada foto, cada dia especial, cada amigo, familiares e locais.

A foto acima é uma delas.

Um dia meu  amigo Januário Bruno me visitou e perguntou por que eu não praticava mais o aeromodelismo? Idade, falta de campos adequados, e grande parte de meus queridos companheiros já estão abitando o andar de cima. E foram muitos. Erkki, Naldoni, Serrano, Matão, Mônaco, Paulo Sampaio, Sr. Ueno, Morimoto, Cebola, Eolo, Oswaldo, Paulo Marques, André Gomide, João Mathias, Zé Careca,  Januário Bruno inclusive, enfim um mundo de nomes que a minha memória   está falhando. Me perdoem os não mencionados. 
Esta foi minha resposta a ele.

Nosso papo continuou: "Nutini, vou te levar para conhecer o pessoal do Ginásio do Ibirapuera, onde as noites de segundas-feiras (se não me esqueço), um pessoal pratica uma bela modalidade. Não requer muito espaço, coberto, bem iluminado,  protegido dos chamados chatos,  estacionamento com segurança, e no lado de fora tem sempre um encontro de motoqueiros, talvez uns 100 - uniformizados de preto,  bancas de alimentação, (lembro os belos sanduiches de pernil).    São os elétricos ou de voo -livre. O Clube Paulista de Aeromodelismo organiza, com bons dirigentes, Eduardo, Carlos, Cezar e outros esforçados, cobra um valor simbólico para cobrir as despesas pelo aluguel que o Estado exige. 

Assim conheci e pratiquei durante um bom período essa modalidade que parece ser uma grande incentivadora de novos aeromodelistas. Econômica, simples, limpa, onde voam iniciantes ou craques do RC e voo-livre indoor, uma bela e crescente família nova para mim.

E o que aconteceu? O Governo reformou o Ginásio, ficou muito bonito, tão bonito que está alugado para eventos culturais de grande publico onde as rendas são enormes. Vôlei, basquete, tênis, cantores e orquestras de toda espécie. Bom para o publico paulistano, mas para esse ESPORTE  que necessita só uma noite por semana, nunca mais conseguiu uma vaga. E acabou a festa. Nunca mais nos encontramos. Tanta luta para reconhecer pelo CND  que o aeromodelismo é um ESPORTE ?  Melhor é praticar um daqueles ou só musica? O local é administrado pela Secretaria de Esportes do Estado de SP!

È o caminho para conquistar novos jovens adeptos fãs  do aeromodelismo. Injeção da vocação para a Aeronáutica. Os nobres Militares da aviação sabem disso.

Hoje a modalidade é praticada em locais abertos, sujeitos ao bom humor de São Pedro, misturados com os modelos a Glow ou gasolina, distantes e em locais dentro de clubes fechados ou terrenos baldios. Uma pena,  principalmente para os novatos.

COMO RESOLVER?

Trabalhar junto as autoridades de sua cidade, localizando ginásios cobertos poliesportivos, incitando-os a ceder graciosamente só por uma noite ou sábados 1/2 período.
Por ser uma grande maioria de pessoas que  dispõem de uma noite para cultuar seu hobby-esporte sem ter que brigar com namorada/o,  esposa ou  amante  (não do aeromodelismo).
Faltam dirigentes que queiram  mas não podem ou não tem tempo carregar esta bandeira. É trabalhoso e só recebe em troca broncas por eventuais erros que venham a  cometer.

É um desafio, mas se necessitarem  de meus palpites, fico a disposição.

Anexo algumas fotos  de alguns amigos que guardo  em "minhas imagens".





                     O excelente André Gomide, voo-livrista de primeira que nos deixou tão cedo





                               
Januário Bruno me levou para o Ginásio Ibirapuera e foi  tão prematuramente para  a companhia  dos  inesquecíveis.






                                    Paulo Solon Ribeiro em sua oficina  

terça-feira, 9 de julho de 2013

Valeu a pena ir a Vinhedo





 

VINHEDO





Neste ultimo sábado dia 6 estive em Vinhedo para participar do encontro 'WINGS OVER VINHEDO".

Lá fui eu e minha esposa Daisy para conhecer a cidade,  distante de SP-Capital  75 quilômetros
Via Anhanguera, sempre uma bela estrada e chegando no entroncamento seguimos por uma pequena rua  de terra  bem conservada, obedecendo sempre o mapa enviado gentilmente pelo clube local.

Na cabeça da gente fica sempre a dúvida de como será um clube de aeromodelismo enfiado num local de plantações de videiras! A cidade fica a direita da estrada, mas o Clube a esquerda. Dez minutos depois estávamos na entrada do "UVA" bem sinalizado sem perigo de erro. Só com a disposição de uma boa diretoria.

O Presidente do clube Mário Knoll, aeromodelista de longa data nos convidou  gentilmente para participar do evento. Nos conhecemos pessoalmente quando da realização do Campeonato Brasileiro de Aeromodelismo em Boa Vista-Roraima. Praticava na época o voo-circular-controlado U-Control,
modalidade Combate. Foi selecionado para participar do Campeonato pela meritocracia e era um dos bons  dessa fantástica  loucura que é o Combate.

Levei a pedido dele, meus dois modelos que construí a algum tempo, como saudosista sobre historia da aviação. Ambos equipados eletricamente, RC, com envergadura de um metro para caber no porta-malas de meu velho automóvel.  14 BIS e Demoiselle.  Eles demonstram a genialidade do Patrício Santos Dumont. Modelos para serem voados em local fechado por serem muito leves. Mesmo porque,  nunca consegui pilotar RC por  ser um tipo de pessoa que não reconhece esquerda e direita, pode?  Nem olhando para o relógio que sempre fica na esquerda.

O UVA é bem organizado, com boa pista asfaltada, infra estrutura completa com abrigo para modelos, banheiros, bancadas etc.. enfim parabéns ao pessoal de lá especialmente o Mário e sua família que nos acolheu com sua simpatia costumeira. Após  tantos anos  sem nos ver, tudo continua o mesmo, ou seja ele enorme na altura e eu baixinho mas gordo. Os cabelos? tudo virando branco neve.

O Evento foi bem organizado com o conhecido Vadico e seu equipamento informando os espectadores presentes a cada apresentação, barracas de lojas, alimentação e sanitários químicos a disposição.

Como sempre os aviões escala são uma beleza. Muitos se apresentaram e voaram bem com um dia de muito sol e  pouco vento. Quebras surgiram mas  poucas o que seria uma pena pelo trabalho que dá para construir esses bichinhos encantadores.
Chamou a atenção o especial Stuka (um campeão) construído divinamente com ricos detalhes. Muitos Tucanos que chegaram a voar em conjunto (4).

Se eu conseguir, por ser um tremendo  "perna de pau" em computador, vou tentar anexar algumas fotos para ter uma ideia do que foi a festividade.

Parabéns a todos e um grande abraço ao Mário. Dá para ver quem é  o gordo e o altinho?





                                       Vadico o mestre em locução aeromodelisticas



          A bela réplica do "Barão Vermelho" - O de camisa branca evidentemente não é  o Barão


                                      












quinta-feira, 27 de junho de 2013

Para quem gosta ou quer conhecer modelos RC - escala

 

 

ANIVERSARIO


Neste mês de Agosto, completamos um ano da existência de nosso Blog. Nasceu de uma ideia da minha neta Rafaella.  Achou que tínhamos algumas coisas interessantes a contar  aos aeromodelistas.

O  ano passou  rapidamente,  infelizmente tive que me submeter a uma cirurgia nos quadris que me deixou quase seis meses inoperante. Sorte dos amigos que nos distinguem com suas costumeiras leituras. Acredito ter coisas bem melhores para se ler.
Mesmo assim, temos acompanhado as estatísticas do Blogger e até esta data, 4.450 vezes a página foi visitada?   Deve ser gozação! não acredito.

É difícil saber se o que escrevo é de interesse dos aeromodelistas em especial ou  curiosidade de meus  amigos.
Agora fico na frente do computador olhando feito idiota sem saber como devo prosseguir?  Querer ensinar o "padre nosso para o vigário" seria lamentável,  talvez seja melhor  contar curiosidades ocorridas entre nossos malucos.

Seria tão bom receber opiniões de meus amigos!

Aproveitei a oportunidade para rever os artigos já publicados e achei por bem fazer uma revisão.
Que bom! quanta coisa errada e omissões. Tirei muita coisa boba e acrescentei novas inclusive com fotos.  Se tiverem curiosidade em saber,  peço que me perdoem pelos erros e dos muitos nomes esquecidos. Aqui fica o meu  agradecimento e  desculpas.

REVISÃO

Cometi  uma falha e injustiça quando falei sobre a Equipe Senta Pua.
Ela foi formada quando presidia a  ABA e  seu objetivo, fazer exibições de aeromodelismo nas aberturas dos campeonatos mais importantes. E foram muitas.
Anexo a foto abaixo que guardo com carinho especial onde esses  amigos  que se propuseram a treinar, participar com seus modelos, obedecer rigorosamente os horários estabelecidos, "nunca mais que 30 minutos".
Infelizmente alguns já não estão entre nós.
Imaginem que voavam VCC de todos os tipos, RC e Voo-livre! Em 30 minutos?
E porque as exibições?
Após analisar a frequência de espectadores com que são apreciadas as competições de aeromodelismo em geral,  não comparece muito publico. Convenhamos que é muito "chato" ficar um dia inteiro vendo os aviõezinhos roncando em seus ouvidos, sem saber o que esta acontecendo (regras)?  Para quem pratica é um prato cheio. Pergunte a sua querida meia-metade se ela o acompanha  ao campo por prazer ou vai só muito empurrada?
Quando há publico,  principalmente se  a imprensa se dispõe a noticiar o evento,  tudo vai bem mas pouco depois fica um grande vazio. O objetivo era segurar esse pessoal, fazendo uma demonstração explicada através de rádio,  com todas as modalidades que disputarão as provas. Nasceu assim a  "Senta Pua".
Bem treinados começavam com VCC acrobacia, Team Racing,  Velocidade as vezes próximo dos 200 quilometros p/ hora, RC escala, Voo-livre (quando tinha espaço) e para finalizar um Combate a 4!
Um show verdadeiro. Tudo ao mesmo tempo e dentro do horário previsto pelos organizadores.
Sabem qual era o cachê que recebiam? ZERO. Recebiam uniformes, combustível e só.

                                                                 Estes são os heróis.  


Um exemplo: no palanque armado em Boa Vista - Roraima, fizemos a demonstração da Senta Pua antes de iniciar as competições. Presentes, o Governador do Estado (camisa rosa) , Oficiais da Aeronáutica de outros países convidados, e o grande patrono do aeromodelismo brasileiro, Ten. Brig. Deoclécio Lima da Siqueira , então Diretor do DAC.




Também presente com grande entusiasmo ao Campeonato de Brasília, o então Ministro da Aeronáutica, Ten. Brig. Macedo, vibrou com as manobras dos "aloprados" na apresentação da Equipe. Encantado filmou tudo.



NA REVISÃO ACHEI POR BEM NOVAMENTE COLOCAR O DECRETO DO MINISTERIO DA EDUCAÇÃO EM 1987 - CONFIRMANDO O AEROMODELISMO COMO ESPORTE


NOTAS DO MÊS


Neste mês de Agosto tivemos uma das melhores competições de voo-livre -FAI MUNDIAL- na França-Moncontour. Para os que apreciam a modalidade e também para os que nunca viram uma dessas competições sugiro entrar no site da FAI =  www.fai.org/aeromodelling. Nossos irmãos argentinos tiraram o 1º lugar em Planadores Nordic A/2

É só ir clicando na foto e na legenda e terão todas as informações. A competição deste mês chama-se
Free Flight Model - FAI.

Explorando o site pode-se conhecer todas as competições oficializadas pela FAI, todos os tipos de aeromodelos  em Agosto.

Acredito que grande  maioria de aeromodelistas gostem de praticar o hobby como distração e  não se  interessam em competir. Respeito e admiro. Mas vale a pena  verificar quais os tipos de aeromodelismo que existem e são praticados no Mundo afora. Com competições regulares como tínhamos em passado recente nos sul-americanos, adquiríamos mais amigos, se aprimorava a técnica e o estudo do voo observando a evolução de cada nação na disputa.
Particularmente eu tive o orgulho e  a oportunidade de participar representando o Brasil em muitos desses campeonatos,   cinco mundiais.
A classificação nos resultados é o menos importante, mas vale assinalar que em termos de qualidade o nosso país já obteve um 4º e um 6º lugar entre 95 nações participantes, em VCC e Voo Livre.