segunda-feira, 6 de março de 2017

ISTO È - Revista denuncía

HISTORIA  DENTRO  DA  HISTORIA


Vivemos um período conturbado na nossa historia politica. Todos os dias e em todas as horas, TV, Radio, Internet, celulares, denuncias, lava-jato mandando brasa, corrupção e vergonha para nós todos eleitores, que sempre estivemos afastados dos noticiários políticos. Nós votamos e infelizmente mal. 
Aí meus amigos estarão perguntando? e o que esse Blog tem com isso? não é especialmente dedicado ao aeromodelismo? esclareço:

Dia 22 de Fevereiro 2017, abro o noticiário no  computador e vejo uma denuncia na capa da Revista Isto È; Titulo: "LEVEI MALA DE DINHEIRO PARA LULA". Até ai nada de novidade,  mas no roda-pé - ainda ele. a testemunha: "FERNANDO BOTELHO, EMPREITEIRO MORTO NUM ACIDENTE AÉREO EM 2012, FOI ASSASSINADO"


Capa da Revista "ISTO È" - 22-2-2017

Em minha memoria, lembro que conheci o Fernando Arruda Botelho, diretor da empreiteira "Empresa Camargo Correa", quando praticava aeromodelismo na categoria de U-Control hoje VCC. no Ibirapuera. A ultima noticia a seu respeito, foi que sofreu um acidente aéreo no qual veio a falecer, Estava acompanhado de seu instrutor, fazendo acrobacias com seu avião. na fazenda da Empresa.

A HISTORIA

Certo dia, o amigo e afilhado, Celso De Santi, presidente do clube de aeromodelismo (AJA) em Jundiaí, me convidou para presenciar um evento: "SHOW de aeromodelismo" nas pistas do clube.
Lá fui eu e minha esposa Daisy num domingo de sol, belo local, boa pista, boa organização, muitos modelos, arquibancada com torcida, e o grande Vadico na locução, 
Observei que estava estacionado junto as pistas, um Demoiselle, tamanho e copia do original e  tinha chegado ao local com suas próprias forças. 
Perguntei ao Celso de quem era?  Era do Fernando Arruda Botelho. Disse que alem desse avião, ele possuía outros 4 iguais, esparramados pelo mundo afora. Todos com pilotos próprios. 
Fernando Arruda, estava no local, e  apesar de meus cabelos brancos, me reconheceu e veio ao meu encontro.
da esquerda para a direita: Januário Bruno (falecido) Fernando  Arruda Botelho e aqui o velhão 
Abraços,. lembranças etc... Surgiu um dialogo interessante:
F: Nutini, vc ainda tem contato com seus amigos da Aeronáutica?

N: Estou afastado da direção da ABA (atual CoBra) a alguns anos. Mas, continuo me correspondendo com os bons amigos que lá amealhei. E aí? em que posso ser útil?

F: Vc sabe que tenho este Demoiselle e outros 4 em outros locais. Quero fazer uma travessia aérea com ele pelo Canal da Mancha, da França até a Inglaterra num voo histórico. Bom para nós e para o Brasil. O Ermírio de Morais, já se propôs me seguir com sua lancha pelo canal para dar cobertura náutica. Tenho piloto e tudo o mais necessário.

N: Um belo e audacioso projeto. Gostei da ideia. Qual é o problema?

F: È com as autoridades francesas. Não consigo me  comunicar com elas e nem como proceder para obter vistos, transporte interno, combustível, logística, enfim toda uma burocracia que só se vence com conhecimento das pessoas ligadas ao governo.

N: Posso tentar falar  com os atuais militares conhecidos da aeronáutica, e volto a te informar.

No dia seguinte, por telefone, entrei em contato com o Comandante do IV Comando Aéreo da Aeronáutica - SP, na época o Major Brig. Sócrates Monteiro. Em artigos anteriores nesse blog, já o mencionei como um grande amigo dos aeromodelistas e se me permitem, meu em particular. Chegou a Ministro da Aeronáutica no Governo  Collor.
Dias depois, recebi um comunicado do Maj. Brig. Sócrates, avisando que eu tinha um encontro marcado com o Sr. Consul da França em SP. ao qual estariam presentes também um representante do Fernando Arruda.
Dia e hora estabelecido, compareci e fomos recebidos pelo Sr. Consul. Educado, e simpático, quis saber qual eram o nossos problemas.
Antes de mais nada, preveniu que o ano fiscal estava em curso e não poderia atender mais qualquer solicitação que significasse despesa.

Expus o projeto da travessia do  Canal da Mancha com o Demoiselle a partir da França. Achou a ideia interessante,  se comprometeu a falar com o militar responsável da França (equivalente ao nosso ex-DAC), ao qual nós deveríamos preparar um documento elencando todas as nossas necessidades logísticas.  Ótimo começo.

Passado uma semana, liguei para o representante do Fernando, para saber se tinha enviado o documento, com um relatório de solicitações, e recebido alguma resposta. O representante que se intitulou como diretor da "Empresa Demoiselle Eventos Aeronáuticos", disse que havia recebido uma resposta negativa do Consul. Ele no elenco das solicitações, pediu um aporte financeiro (R$40.000,00) para o transporte interno do avião e  o combustível.
A unica coisa que o Consul pediu desde o inicio de nossa conversa, era que não poderia atender a qualquer solicitação de valor a titulo de promoção.
FIM  DA  CONVERSA.

Confesso que fiquei indignado com o representante do Fernando. Pela primeira vez em minha vida, agora como ex. dirigente do aeromodelismo, coloquei a credibilidade e o bom nome que conquistamos através dos eventos e parcerias principalmente com a Aeronáutica. Fizemos um papel no minimo inadequado, junto a uma autoridade internacional, pois o valor  pedido, elevado ou não, (vejam hoje os valores denunciados na Lava-Jato) sendo os protagonistas do evento, pessoas que presidiam Empresas enormes e conhecidas  pela situação financeira, que certamente se encarregariam em arcar com essas  despesas. Um investimento pequeno para tal promoção internacional. Nunca solicitar ao Sr. Consul!

Ficou uma lição: Para se conseguir boa reputação, honesta, junto a qualquer tipo de autoridade, quem estiver disposto a comandar uma entidade esportiva como por exemplo a nossa CoBra,  jamais poderá ultrapassar seus limites de poderes que o cargo lhe é confiado, principalmente se for para interesse particular, seja de que tipo for.

Lembrar: quando nos apresentamos para uma audiência com uma autoridade, ele nos olha e o primeiro filme que passa na  cabeça dessa autoridade é: quanto sera que esse sujeito ira pedir? 

Fiz ver meu desagrado na época do fato ocorrido ao Fernando Arruda. Trocamos algumas palavras mais fortes, até pesadas, via internet. Tenho até hoje  copia dessas mensagens.

Posteriormente ele me enviou um livro com a historia de sua vida na aviação, e de como construiu o Demoiselle. Junto veio um mimo, feito de metal, uma bonita miniatura do celebre avião de Santos Dumont. Guardo-a com carinho.
Sua morte prematura num acidente aéreo,  foi muito lamentada.

A Revista Isto É.  me fez relembrar o caso, e o tempo certamente contara toda a historia.
A denuncia de que foi um assassinato, é grave e me chocou, A imprensa livre está ai para investigar e  certamente as autoridades atentas aos fatos virão a publico para confirmar ou não.
A revista insinua em suas paginas internas, com farta reportagem sobre o acidente, e que houve queima de arquivo, talvez uma futura ilação premiada da Camargo Correa. (teoria da conspiração?)

Fernando pilotando seu Demoiselle. Viajaram juntos pelo mundo afora

 

Aos amigos leitores deste Blog, peço desculpas, por trazer um assunto relacionado com um aeromodelista, porém não diretamente com aeromodelos. 

Até breve





terça-feira, 31 de janeiro de 2017

MUDANÇA DE ENDEREÇO


VISITA DO PRES. DA COBRA E O MARCELO DA "AEROMODELISMOEASSIM"

Dias atrás, recebi a gentil visita do Sr. Rogério, (Presidente da CoBra) que veio acompanhado do Marcelo, Editor da Revista on-line, "Aeromodelismoeassim".

Batemos um bom papo, e finalmente o Marcelo quis fazer uma pequena entrevista sobre curiosidades do antigo aeromodelismo. A minha memoria andou falhando em alguns nomes. Me desculpem.

Essa  revista é bem interessante e trata da construção de aeromodelos, traz noticiários de muitos clubes. Aconselho aos amigos que sempre acompanharam este nosso Blog, (alias meio esquecido por mim, por preguiça) e também porque já se pode  encontrar bons artigos sobre a matéria na internet, Vale a pena conhecer e acompanhar "aeromodelismoeassim",  ele é muito bom e ajuda bastante sobre o nosso hobby-esporte-ciência.

Ele convida a quem se interessar pela entrevista e também conhecer   seu "aeromodelismoeassim".

É só conseguir entrar no site mencionado abaixo:

Atenção: tem letras maiúsculas, minusculas,  números  e sinais. Como qualquer link complicado na Internet, um erro na digitação completa, o site não entra. Eu erro sempre.

https://youtu.be/CfvWrZ6SMc4



Um abraço a todos

Walter Nutini

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

novo endereço



NOVO ENDEREÇO:

Nos mudamos, e estamos sempre a disposição, e quando puderem nos visitem.

Rua Eudoro Lemos de Oliveira, 117 - ap. 182 - SP/SP
CEP 02022-030

Tel: 11-2973-5731
       11-99710-7102

Um abraço a todos
Walter e Daisy


domingo, 16 de outubro de 2016

MUDANÇA




MUDAREMOS

Informamos aos queridos amigos que acompanharam este blog que no próximo dia 19 de  Outubro de 2016, estaremos nos mudando para um novo endereço, ainda em Santana - SP, neste bairro onde nascemos, e numa cidade maluca mas maravilhosa.

Estamos sem dar noticias desde Fevereiro,  ainda  nos  restabelecendo de uma operação nos quadris. Cada visita aos médicos, a resposta é sempre a mesma - É DA IDADE SR. WALTER. Eu respondo: Não necessito ir ao medido para saber disso. Amante da aviação e do aeromodelismo, me sinto um pássaro  CONDOR, dói tudo !!!

Assim que tivermos em definitivo o novo endereço, passaremos aos companheiros. Certamente o
telefone não mudará.

Gostaríamos de continuar  sermos  bons amigos.

Um grande abraço a todos

Walter Nutini



segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

LUTO NA AVIAÇÃO BRASILEIRA

29 de janeiro de 2016

Noticia vinculada em toda imprensa falada e escrita

O Museu da Aviação - TAM em São Carlos encerra suas atividades



A notícia acima me aborrece profundamente, uma vez que eu apreciava demais  podermos  ter no Brasil um museu  da  Aviação  de  tal envergadura.

Sobre o assunto,  me permito contar alguns fatos e fazer alguns comentários.

Quando eu presidia a Associação Brasileira de Aeromodelismo (ABA), hoje COBRA, por coincidência encontrava-me frequentemente com o fundador do Museu - o comandante Rolim da TAM - na ante-sala do Diretor Geral do DAC, hoje ANAC, no Aeroporto Santos Dumont .  
Lá, sempre bem recebidos, tanto eu como Rolim procurávamos resolver os problemas que tínhamos com as entidades que representávamos .  
Numa dessas ocasiões ele  convidou-me para voltarmos a SP em seu avião. Rumo a Congonhas, conversa  vem, conversa vai ,  Rolim  falou sobre seu grande sonho em construir um museu de Aviação.                                   
Fiquei admirado com a percepção de quão forte era esse sonho, mas também tinha conhecimento de que são homens assim - com H  maiúsculo  -   e que sonham alto,  os que fazem as coisas acontecerem.

O museu sonhado por Rolim foi construído na cidade de São Carlos – SP.

Mais de 20.000 metros quadrados de uma bela construção.
Mais de 90 aeronaves de todos os tipos e épocas.                                                        
Realizado com o esforço de muitos. Chegaram ofertas de doadores, aeronaves emprestadas para exibição e/ou compradas pela TAM.

O único “senão”, a meu ver, foi a localização do Museu.  São Carlos é uma bela cidade e o merece. sem dúvida.  Mas  não é um grande centro populacional, está distante da cidade de São Paulo  (230 quilômetros) e para se obter rendas e visitantes, é necessário contar com  grande  público.

Como exemplo cito meu caso:  não cheguei a conhecer o Museu.

Somente  o vi por fotos que me foram oferecidas. Não  dirijo  mais   automóvel (86 anos) e, embora sempre com disposição para ir a São Carlos, por várias vezes tentando sair em viagem com Fabio, meu filho também amante da Aviação,  a visita não aconteceu.
Não é desculpa de mau pagador. Simplesmente não fui conhecê-lo.

Na América Latina não se conhece um museu da aviação igual. 




    Lockeed  Constellation - aviões  imaculados -  apreciem a  construção do Museu



Voltando à estarrecedora notícia acima vinculada,  faço a pergunta:

PORQUE ?

Segundo o presidente atual do Museu o problema é verba.  Com gasto mensal estimado em  R$300.000,00,  diz ser impossível  continuar.

O ideal talvez fosse  transferir o Museu para uma cidade como São Paulo. Mas também não sabe como resolver o todo que adviria com essa decisão.

No último artigo que escrevi neste blog informei que a Prefeitura de SP estava pensando em transferir o Museu, se possível, para o complexo  Anhembi.                                                                          
Contudo, entre os vários pontos anotados pelo presidente do  Museu como difíceis para a mudança, há a dúvida sobre o Anhembi.  A área pertence  a ...  Prefeitura?  Estado ? ou é Federal,  como presa da revolução  de 1930?                                                       
E os custos reais que terá com as 90  aeronaves para desmontá-las e seu transporte? Onde conseguir patrocínio para tudo que é necessário?

Bem, quanto à propriedade do terreno  lembro que quando se resolveu construir um local para desfiles de Carnaval, foi erguido o Sambódromo. Lindo. E dentro da área de que falamos: o  ANHEMBI.                              
Nada tenho  contra o Carnaval, apenas  menciono o  Sambódromo como exemplo de como é possível se conseguir o uso da área.

E quanto ao patrocínio? Quem sabe “trabalhar” junto a empresas e porque não se falar numa  participação do povo como aconteceu, p. ex. nos projetos do “Criança Esperança” da Globo?

De fato é, sem dúvida, uma situação difícil. Mas acredito que um encontro de autoridades civis e militares com os aeronautas sonhadores seria um bom começo para se falar de um projeto tão ambicioso.                        
Como disse acima, acho que homens com “H” maiúsculo não são muitos, porém, tenho certeza que ainda podem ser encontrados por esse mundo afora.
Conheci alguns no passado que podem servir de exemplo e que valem  ser lembrados, como:

Prefeito Prestes Maia:  teve coragem de mudar o traçado do rio Tietê que transbordava constantemente isolando metade de São Paulo.                        
Construiu o Estádio do Pacaembu numa pirambeira danada que ninguém sabia como aproveitar.  Cortou a cidade com várias avenidas e alamedas. E... nunca  foi acusado de desvio de verbas, mudando o conceito de “ele rouba, mas faz.”

Prefeito Faria Lima:  com ele tive a oportunidade de debater, e muito, a possibilidade de se construir um local  para a prática do modelismo em São Paulo. E lá está ele - o Centro de Modelismo do Ibirapuera – funcionando até hoje.
Faria Lima era obstinado e sem papas na língua.  Abriu a bela  Av. 23 de Maio tomando uma decisão de construção que perdurava a quase meio século, tantos eram os problemas com as desapropriações das propriedades locais.                                             Sem medo,  iniciou as obras do Metrô de SP, um dos melhores do mundo, começando pela linha Zona Norte/Centro da cidade.

Assim como ao Faria Lima, conheci outros militares da Aeronáutica com os quais tive a oportunidade de conviver e que também tomaram decisões difíceis.
De época mais recente, lembro-me do Ten. Brigadeiro  do  Ar,  Sócrates Monteiro, o qual já tive ocasião de mencionar em outro artigo deste blog, e do qual acompanhei a trajetória dentro da Aeronáutica até chegar a Ministro da Aeronáutica no Governo Collor.  
Sócrates Monteiro tratou do reconhecimento do aeromodelismo como esporte e defendeu o Centro de Modelismo junto à Prefeita Erundina que pretendia fechá-lo.       E, fez funcionar o projeto Sindacta  de Defesa Aérea em nosso país.

A lembrança de tantas obras realizadas  com  o  esforço conjunto de homens públicos, autoridades  e “sonhadores”  nos faz reforçar a ideia de que uma reunião de cabeças pensantes seria ótima no caso da reabertura do nosso Museu da Aviação.                       Basta ter os  homens com “H”,  brigadeiros com “B”,  governantes interessados em preservar a história da aviação brasileira.

Mas, abro revistas, assisto telejornais, ouço falar em “Lava-jatos” e “Zelotes” onde são denunciados políticos e empresários. Os valores desviados são Bilhões e não Milhões.

Penso: Quanto valeria o projeto total da mudança do Museu para SP? De que número estamos falando?

Se já estou profundamente aborrecido com a notícia  do encerramento do Museu, lembrando dessa situação escabrosa do nosso país faço uma força danada para não perder a compostura  e soltar  alguns palavrões.

Afinal, vocês que acompanham a leitura deste modesto blog não merecem o desrespeito.








quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

FELIZ ANO DE 2016


OBA! 2014 terminando, expectativa de Ano Novo feliz, confraternizações  familiares, amigos.

Minha esposa  chega e avisa que a campainha do apê não funciona. Bico, resolvo fácil agora já quase totalmente recuperado da cirurgia no quadril. 
Vou à loja vizinha, compro uma ding-dong nova. Escada, ferramentas etc.. e lá vou eu, pensando que bom é estar bem de cabeça e de ... corpo? 
Instalo a nova bichinha tocadora. Vamos provar:  nada. Subo e desço a escada umas dez vezes para saber onde errei. Após boa luta, encontro o cabo quebrado. Troco. Experimento e... tudo funcionando bem. Desço da escada pela última vez..
Dias depois, não consigo andar. Fui levado pela cara metade ao hospital, também nosso vizinho. Injeção, remédios, cadeira de rodas na volta ao lar.  Diagnostico: pinçamento  do maldito nervo ciático. Resultado, 30 dias de molho, E...  como  dói.
Meus filhos e uma bengala, herança de meu pai, me carregaram para as festas familiares.
Fim de 2014.   

Ainda de molho  por sorte recebi, como acontece mensalmente, a revista Hobby News.
Que bom! Distração garantida. 

Já fui editor de uma revista, a Sport Modelismo, e conheço os problemas que são enfrentados para se poder produzir, a cada mês, matéria sobre algo tão difícil como é o modelismo.,
Aproveito para aqui felicitar o querido amigo José Luiz Affonso por sua luta e competência com a Hobby News. Ele a edita, escreve bons artigos, fotografa, traz publicidade de boas lojas e importadoras especializadas.
Recomendo sua leitura. Ela fala do modelismo em geral: aero, auto, ferreo, nauti e plasti com boas reportagens e belas fotos sobre a atividade de clubes ou grupos de várias localidades, pode-se apreciar quanto o modelismo vem crescendo.

Esse último número que recebi  (a revista está cada vez melhor)  é uma beleza. Notei e lamento, apenas, a falta de notícias do nautimodelismo.

Anotei abaixo algumas reportagens e artigos nele publicados para que aqueles que ainda não conhecem a revista percebam o valor de seu conteúdo e sua importância no mundo do nosso hobby. Através dela toma-se conhecimento  de muitos clubes ou grupos de modelismo, em especial do aero, e a promoção de tantas provas, shows e demonstrações acontecendo por este nosso Brasil afora, como:


GASPAR, Florianópolis, Clube Asas do Vale: Encontro de Jatos e Helicópteros e, no final,                 churrasco e chopp

12  O'Clock High: evento realizado nos EUA para modelos Escala, disputado com a  presença de       vários brasileiros


                              

De Havilland D-2, um dos belos Giant voando  . Estou  construindo um desses, e espero que fique tão bom.  É o modelo que abre nosso Blog


Santa Barbara D'Oeste: 1º Encontro Escala Giant no  Clube CBM. Locução do grande Vadico.

São José dos Campos: 16º Competição SAE - Brasil. Em artigo anterior, falei a respeito. Beleza

Asas do Vale: 1º Encontro de Voo Circular - O resgate de uma arte
                         Reportagem do Sancler e  Michelle

 Jundiaí - SP. Encontro Naftalina: Um grupo de aeromodelistas se reuniu para uma confraternização, com  modelos antigos de R/C, VCC  ou Vôo Livre. Fui homenageado pelo grupo e não pude  comparecer (coisa feia). Edson de Blumenau, Joca de Jundiaí, Celso De Santi,  Castrucci, Conrado e Avalone de SP fizeram a festa. Espero que o encontro se repita  todos os anos,

Três Lagoas - MS: 6º Festival de modelos Escala, com reportagem de Douglas Borges

Clube Barbarense -MG: 2º Encontro de Planadores RC.

Pouso Alegre - MG: Sabadão Voador: Modelos RC Escala

6º Encontro de Ferreomodelismo em Baurú - uma reportagem de Luciano Marcassa

11º Encontro de Ferreomodelismo em Bebedouro  com exposição de maquetes

Santana  do Livramento - RS: 21º Festival AERLIV. Muita festa com modelos RC

Belo Horizonte - //MG: Prova de Planadores de Encosta, Bela reportagem de Sancler e Michelle

Alvares Machado - SP: 2º Encontro de Aero e Heli. com reportagem de Ronaldo Herrera


Alguns bons artigos que me chamaram a atenção:

DEPRON, O material mágico. Artigo escrito pelo José Luiz, bem esclarecedor.

DICAS E TRUQUES, interessante artigo sobre pequenas idéias e boas soluções.

BATERIAS LIFE: um lição técnica eletrônica sobre este novo produto cuja curiosidade já sai pelo nome: LIFE ( para ler como se escreve e não LAIFE). Vale a pena ler

TUCANO: comentário do Sancler sobre 1º Tucano Phoenix Model Turbo

HELIMODELISMO: Dúvidas sobre o Helimodelismo e sua técnica. Artigo do Braulio Lorenzo

ANSALDO: artigo do Mário Antônio Soldatelli.
Não perco seus artigos.Construo modelos a 70 anos e sempre aprendo alguma coisa  com ele. Escreve uma  página todos os meses com um modelo construído com pequenas sobras de mais variados materiais, como palitos de sorvete. Tem mais de 50 construídos com motor glow,  todos voando muito bem. Parabéns Soldatelli.

AUTOMODELISMO: uma prova chamada  DESTRUCTION DERBY. O nome já diz tudo -" vamos destruir tudo que estiver na frente". Os automodelos  custam pouco para esses aficionados?
   
                                  

                                           Já  pensaram como acaba a brincadeira?


NOVIDADES: a revista sempre recebe das lojas especializadas, as novidades recentemente chegadas ao Brasil.  Ficamos bem informados com esta página.


COBRA : Muito oportuna a reportagem com perguntas aos dois candidatos que já se apresentaram para presidir a Confederação Brasileira de Aeromodelismo (Cobra) no próximo quadriênio.
Como tenho conhecimento, porém, de que outros dirigentes de clubes, como p ex. Celso De Santi e Rudse Carvalho, poderiam ser tb possíveis candidatos, seria ótimo se fôssem convidados a entrevistas. Quanto maior o número de candidatos, melhor a escolha.
Seja quem for, porém, o eleito, seria muito bom que pensasse num estatuto que facilitasse a filiação dos clubes e/ou de grupos de aeromodelistas brasileiros, prevendo até que mesmo um aeromodelista solitário, de uma pequena cidade, possa fazer parte do contexto geral da Confederação.
Que procurem soluções. A cabeça foi feita para pensar, concordam?

Mas, será que vai haver eleição em 2015?


PLASTIMODELISMO: Javelin Gloster - Todos os meses o Guilherme Perdomo de Castro com sua Margareth, um lutador pela sua modalidade, escreve sobre um modelo. Nesse número ele descreve o Javelin e, como de costume, conta toda a história do avião, suas lutas aéreas, e ensina com maestria a construir o kit. Uma lição de história da aviação que acompanho a cada edição da revista.

 Finalizo, sobre a  Hobby News, mais uma vez  parabenizando  seu editor.



CASA  - Aproveito esse ensejo, para contar que o Hernani, presidente do CASA, clube paulistano de aeromodelismo especializado em VCC, pretende. construir, com o amigo Guilherme Steger, uma réplica de avião comercial para ser colocada à frente da sede do clube. O modelo será uma fuselagem cortada ao meio,  com bancos e painel de pilotagem e seu instrumental.
A finalidade é convidar escolas para que estudantes tenham oportunidade de conhecer o avião por dentro e assistir filmes sobre Santos Dumont e o 14-Bis.
Excelente projeto! Espero que possam enfrentar os problemas que certamente encontrarão no caminho a percorrer para sua execução.



Um avião cortado ao meio



.
E, como falei acima sobre exposições e Plastimodelismo,  fui convidado pelo Navarro - e  compareci - à exposição realizada no hangar do Parque da Aeronáutica, em Santana/SP com modelos de plasti  de todos os tipos. Carros, antigos e atuais, aviões de todas versões e figuras impressionantes com montagens de cenários imaginados de guerras, heróis de tv e cinemas,  uma beleza de detalhes e criatividade. Tirei algumas fotos mas infelizmente sou um perna de pau e elas não são boas, Mas mesmo assim, abaixo estou anexando algumas, para dar uma pálida ideia do que foi aquela exposição, aliás, bem organizada pelo Perdomo.


 Olha o Batman lá em cima


                         






                                       
Além destas fotos tenho outras de aviões, automóveis, veículos militares, mas infelizmente este espaço é pequeno  para tanto. 


                                    

Grupo de oficiais  que trabalham no Parque da Aeronáutica,  local da feira de Plastimodelismo, homenageados por Perdomo.   Gentilmente fui também homenageado.





:       

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

VOLTO AO BLOG


Estamos em Agosto,  meio ano de 2015 já se passou.
Vamos às noticias que achei interessantes para se falar a respeito:


Em março tivemos as esperadas eleições para a nova diretoria da Cobra

Foi eleita a chapa de:
Rogerio Lorizola
Rua Maestro Henrique Marques, 158 - CEP 13484-326
LIMEIRA - SP 

Li, na Revista Hobby News, as  propostas  do Sr. Rogerio  para realizações na sua próxima gestão.
Ótima sua afirmação de que irá incrementar as competições em todos os níveis, inclusive os Campeonatos Nacionais e Internacionais como os Sul-Americanos. Desejo boa sorte e que cumpra seu mandato em paz entre os aeromodelistas (sempre haverá os que reclamam). 
Tenho alguma experiência no assunto e fico à disposição do novo dirigente para qualquer tipo de colaboração a respeito. 
Tenho estado com presidentes de clubes em eventos e parece haver uma preocupação geral: a informação de  como ficou a passagem  do patrimônio da Cobra?  haverá balancetes mensais? sempre dúvidas com o "tutú"$.

Críticas houveram a respeito da antiga presidência da Cobra, o que é normal, mas poucos foram os elogios. Gostaria então de registrar um elogio pelo trabalho que os ex-dirigentes da Confederação tiveram em resolver e que foi o problema de representação do aeromodelismo nacional junto à FAI - Federação Internacional de Aviação - que fica em Paris, França, e que sempre nos causou grandes transtornos, pois, quando foi fundada a ex-ABA a FAI  deu a outorga da representação  para o Aero Clube do Rio de Janeiro. Não é incrível?
Os ex-dirigentes da Confederação enviaram um representante para a sede da FAI. em Paris, França. Após apresentar muitos documentos necessários, convenceram-na a designar definitivamente que a COBRA seria a real representante do aeromodelismo no Brasil. Fim do problema.

Infelizmente  o sr. Neuly,  ex-presidente  da COBRA, faleceu no início deste ano. 
Aos que não tiveram a oportunidade de conhecê-lo, logo abaixo neste blog encontrarão,  sob o titulo de "Algo sobre a ABA atual Cobra"  (clicar no triângulo), um vídeo realizado pelo presidente do CASA, Sr. Hernani Ramos. Esse vídeo muito bonito e elucidativo sobre o aeromodelismo foi encomendado pelo Sr. Neuly. Vale a pena revê-lo.


CAMPEONATO  MUNDIAL  DE  PLANADORES  RC - CROÁCIA

Pedi ao amigo de longa data, Mario de Lucca, que por gentileza me enviasse um relato do que foi este campeonato, visto saber que o mesmo teria chefiado  a delegação brasileira ao evento. Dito e feito.
Aí vai a reportagem:

"Em primeiro lugar gostaria de agradecer o convite do  Sr. Walter Nutini para fazer um relato do Mundial de F3K 2015 - Croácia.
Bom tem gente que não gosta de falar do passado mas quando é com boas memórias não tem como não falar do grande apoio que o Sr. Nutini me deu no passado...eu ainda com meus l6 para l7 anos começando no planador RC ia ajudar nas competições de voo livre no banhado em S.J.dos Campos e posso dizer que aprendi muito com os grandes "professores" da época, Paulo Solon, André Gomide, Fabio Nutini, Celso de Santi e outros. Vale frisar que este aprendizado não foi somente em técnicas de voo e/ou construção mas principalmente sim como ser um aeromodelista !!!!
Portanto se chegamos hoje aonde chegamos é graças em grande parte ao senhor... muito obrigado Sr.Nutini !!!!  Com relação ao mundial de  planadores F3K realizado na Croácia  entre os dias 20 e 26 de Julho na cidade de Ludberg a 180Km de Zagbred,  podemos dizer que este foi uma das melhores participações do Brasil em Mundiais de planadores RC.
Há  l5 anos praticamente iniciei a categoria aqui no Brasil e com a ajuda do Norberto Cagnacci iniciamos o desenvolvimento e fabricação dos primeiros modelos, ainda poliedros, com 2 canais somente... eu parecia um louco lançando aqueles planadores no clube... todo mundo olhando meio torto... mas devagarinho e com muita luta consegui desenvolver a categoria aqui.
Hoje já chegamos ao ponto de ter pilotos patrocinados por fabricantes de rádios e de planadores...sabemos que isso não é fácil mas conseguimos pelo nosso trabalho e dedicação.
Voltando ao mundial, tivemos os 7 dias com condições boas para se voar, com muitas térmicas e pouco vento o  que fez a prova ser muitíssimo disputada, cada erro era muito difícil de ser recuperado, pois a maioria dos pilotos faziam as pontuações máximas nas rodadas. Mesmo assim começamos em 11º lugar e até as duas últimas rodadas, das 18 totais, estávamos em 3º lugar e por cerca de alguns segundos de voo caímos para o 4º lugar, veja as pontuações  abaixo:

Resultados - Até o 5º lugar


Paras continuar, clicar em "mais informações"